Viagem em família: entenda como planejar!

7 minutos para ler

Sair da rotina, conhecer lugares diferentes, apresentar novas culturas e paisagens aos filhos e ter mais tempo de qualidade juntos: ao fazer uma viagem em família, tudo isso é possível! No entanto, sempre é importante planejar com cuidado o destino, os passeios, a hospedagem e outros detalhes, para que todos aproveitem as férias da melhor maneira.

Para conseguir organizar tudo, de forma que todos os familiares aproveitem a viagem e suas delícias, é essencial ter atenção a alguns detalhes. Entre eles, quantidade de pessoas, eventuais limitações (especialmente, no caso de férias com pessoas com mais idade ou dificuldades de locomoção) e programação que agrade os adultos e também as crianças.

Quer conferir algumas dicas para organizar uma viagem em família perfeita? Então, continue a leitura de nosso post!

O que considerar ao organizar uma viagem em família?

Um dos detalhes mais importantes é definir quais são as características de sua família. Quantas pessoas viajarão juntas, quais as idades e expectativas de cada um, entre outros pontos.

Se o grupo contar com crianças, é importante buscar destinos que ofereçam atividades interessantes e estimulantes para os pequenos, além de organizar os horários e demais detalhes para garantir o conforto de todos. Confira, a seguir, algumas dicas para uma viagem em família incrível!

Defina o destino

Mesmo após a flexibilização do isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, ainda existem barreiras à entrada de brasileiros em vários países. Por isso, e também para garantir a segurança de sua família, vale a pena investir em destinos nacionais.

O Brasil é um país enorme, com grande diversidade de atrações, para todos os gostos. Das cidades com ambientação europeia do Sul às praias paradisíacas do Norte e Nordeste, não faltam atrações interessantes para toda a família.

Na região Nordeste, vários atrativos chamam a atenção dos turistas: cidades históricas, praias cercadas de dunas e coqueirais, mergulhos nos corais e gastronomia típica. Além disso, o clima tende a ser mais agradável, em qualquer época do ano, favorecendo atividades ao ar livre, o que, sem dúvida, agrada as crianças e os adultos!

Planeje o orçamento

Para que a viagem não saia mais cara do que o previsto, vale a pena planejar tudo com antecedência. Das passagens aéreas aos passeios locais, tudo pode ser reservado antes, com preços melhores do que os negociados na hora.

No caso das passagens, depois de definir o destino, pesquise preços em sites de comparação de tarifas, como o Google Flights. Alguns, como o Skyscanner, permitem inclusive o cadastro de um alerta de preços, que avisa quando os valores estão mais atrativos.

Isso é especialmente interessante se a sua família tem flexibilidade de datas, podendo escolher períodos fora da alta temporada. O mesmo vale na hora da reserva de pacotes de hospedagem. Nesse caso, além de pesquisar preços na data pretendida da viagem, confira as avaliações de outros hóspedes, em sites como o TripAdvisor, e também nas redes sociais do empreendimento.

Com essas informações em mãos, é mais simples programar a viagem com o melhor custo-benefício. No entanto, quem viaja em família não pode esquecer de analisar alguns detalhes essenciais:

  • berço extra, caso necessário;
  • rampa ou quarto com acessibilidade, para quem viaja com pessoas idosas ou com locomoção reduzida;
  • quarto familiar, para pais com duas ou mais crianças;
  • serviços de alimentação ou diária all inclusive;
  • facilidades para quem tem filhos pequenos, como copa do bebê e trocador nos sanitários, entre outros;
  • atividades de entretenimento para todas as idades.

Pesquise as opções de lazer em seu destino

Depois de definir o destino da viagem, confira as opções de lazer disponíveis na região. Museus, praias, cidades histórias, passeio de barco, mergulho, entre outros, são atrativos interessantes para qualquer idade.

Da mesma forma que ao escolher a hospedagem, vale a pena conferir avaliações de outros visitantes sobre os serviços, horários, segurança, qualidade e atendimento. Além disso, lembre-se de que a viagem tem que ser interessante e atrativa para todos, inclusive para as crianças. Então, procure passeios que também interessem seus filhos.

Informe-se sobre os novos protocolos de segurança

Com a pandemia, novas regras surgiram no setor de turismo. Da necessidade de uso de máscara e cuidados de higienização em aeroportos, até o distanciamento em locais públicos, tudo mudou.

Assim, pesquise antes quais os protocolos adequados nos locais que for visitar. Sempre que possível, prefira atividades ao ar livre, que garantem maior segurança, sem deixar a diversão a desejar.

Que tal conhecer dois destinos incríveis no Nordeste?

Pensando em diversão para toda a família, em ambiente seguro e ao ar livre, os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba são destinos ideais. No Rio Grande do Norte, além de conhecer as belezas de Natal, a capital, e passear pela famosa orla de Ponta Negra, há alguns passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do roteiro:

  • passeio de buggy pelas dunas, que são enormes montanhas de areia colorida, formadas pela força dos ventos e proporcionam aos visitantes paisagens de tirar o fôlego;
  • mergulho nos parrachos de Maracajaú, piscinas naturais, formadas por corais multicoloridos, que reúnem um enorme ecossistema marinho (com peixes, crustáceos e até tartarugas). A região é conhecida como o Caribe brasileiro, pela beleza deslumbrante, temperatura e cor da água;
  • conhecer a praia de Pirangi do Norte, que é onde fica o maior cajueiro do mundo, com mais de 100 anos de idade e 8,5 mil metros quadrados.

Já na Paraíba, além de conhecer o centro histórico de João Pessoa, a visita às piscinas naturais e à Reserva do Abiaí não podem ficar de fora. Nos dois destinos, as famílias encontram atrativos para todas as idades, com segurança e conforto.

viagem em família
O Parrachos Reserva do Abiaí possui um ambiente perfeito para uma viagem em família.

Em Maracajaú, por exemplo, até quem não sabe nadar pode mergulhar nas piscinas naturais, com coletes de flutuação ou com o seabob. Trata-se de uma scooter subaquática (que pode ser usada a partir de dez anos de idade), que permite a interação com todo o ecossistema local.

A Reserva do Abiaí, por sua vez, oferece um dos melhores day use do Nordeste, com ambiente familiar, piscinas, boa gastronomia e paisagens incríveis. Além disso, é possível fazer passeios de catamarã pelo mar, conhecer trilhas ou navegar em um caiaque, pelo rio Abiaí.

Inclua esses dois destinos em sua próxima viagem em família! A experiência, sem dúvida, será inesquecível para todos — inclusive para as crianças, que poderão viver aventuras únicas e conhecer as belezas naturais brasileiras.

Gostou das dicas? Então, comece agora mesmo a planejar suas próximas férias! Continue em nossa página e descubra como organizar uma viagem após a quarentena!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário