Conheça 5 bebidas típicas do Nordeste!

3 minutos para ler

Quem não gosta de curtir uma boa viagem, não é mesmo? Afinal, independentemente do lugar de destino, quando é bem planejada, ela oferece para o viajante uma experiência bastante enriquecedora, pois permite conhecer lugares novos, culturas e hábitos diferentes. Além, é claro, de ser uma oportunidade única de experimentar comidas e bebidas típicas da região, ainda mais se for o Nordeste!

Toda essa vivência contribui para que você tenha uma mente mais aberta, uma vez que percebe que existem outros estilos de vida diferentes do seu. Além disso, o fato de conhecer coisas novas também aumenta a sua criatividade, ensina a valorizar o que realmente importa e a respeitar as diferenças.

Diante das inúmeras vantagens, fica claro que viajar é, sem dúvidas, um investimento que vale a pena ser feito. Sabendo disso, preparamos este artigo para apresentar 5 deliciosas bebidas típicas do Nordeste brasileiro que você precisa conhecer. Vamos lá?

1. Cajuína

Trata-se de uma bebida de cor alaranjada, feita a partir do suco de caju. Sua principal característica é o sabor marcante e adocicado que se assemelha ao licor da fruta. Além de ser bastante refrescante, é uma bebida rica em nutrientes interessantes para a saúde. Essa bebida é bastante famosa nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Sendo considerada patrimônio cultural de Teresina, a capital do PI.

2. Garapa

Conhecida em alguns lugares como caldo de cana, a Garapa é uma bebida que tem se tornado cada vez mais comum no território brasileiro. Isso porque é um suco rápido e fácil de ser preparado. No entanto, sua origem se deu na região do Nordeste.  

3. Aluá

Outra bebida típica do Nordeste é o Aluá. Comumente feito à base de milho ou casca de abacaxi, é fermentado com diversas variações, dependendo do estado em que é produzido. Sendo assim, você pode encontrar o Aluá feito de arroz ou com adição de iguarias, como cravo da índia e rapadura.

4. Guaraná Jesus

Com uma coloração rosa e sabor de tutti-frutti bastante adocicado, o Guaraná Jesus conquistou o coração dos nordestinos, principalmente, os maranhenses — estado onde a bebida foi criada. A popularidade do refrigerante foi tão grande que se tornou símbolo cultural do Maranhão. 

Feito a base de cravo e canela, o Guaraná Jesus foi criado em 1927, em um laboratório localizado na capital, São Luís, pelas mãos de Jesus Norberto Gomes. Mas devido ao enorme sucesso da bebida, a Coca-Cola comprou a marca alguns anos depois. 

5. Tiquira

Outra bebida típica do Maranhão, mas que se tornou popular nos demais estados do Nordeste, é a Tiquira, produzida a partir da destilação de mandioca e adição de folhas de tangerina — responsável por dar a cor azul, puxando para o roxo, à bebida. Rodeada por lendas indígenas, a Tiquira tem teor alcoólico que varia entre 36 a 54º GL.

Essas são as principais bebidas típicas do Nordeste que você precisa experimentar. Com base nessas informações, percebemos que cada estado ou região tem algo novo para apresentar para os seus visitantes. Por isso mesmo é tão prazeroso conhecer a fundo a cultura do local escolhido, para tornar essa vivência ainda mais enriquecedora. 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre a cultura do Nordeste? Aproveite e confira, agora, as danças típicas dessa região.

Posts relacionados

Deixe um comentário