8 dicas para organizar uma viagem de férias após a quarentena

6 minutos para ler

A pandemia do Coronavírus fez com que o mundo passasse pelo período de quarentena para evitar a contaminação em massa. Isso fez com que muitos aventureiros adiassem o sonho de conhecer lugares novos e viver novas experiências, mas não é preciso abandonar os planos: é possível organizar uma futura viagem de férias.

Neste momento, o melhor a fazer é manter a calma, encontrar formas de relaxar em casa e focar em reorganizar suas viagens. Além disso, o tempo que você vai passar em isolamento pode ser uma grande oportunidade para aperfeiçoar seu roteiro de viagem. Na Internet, você encontra diversas informações para elaborar o seu itinerário da melhor forma possível.

Continue a leitura deste post e confira dicas para organizar uma viagem enquanto estamos passando pela fase de distanciamento social.

1. Planeje uma viagem mais econômica

Uma forma de economizar na sua viagem de férias é focar em destinos do próprio país. Lugares famosos como New York, Roma e Paris costumam ter preços mais elevados. No Brasil, temos lugares maravilhosos, com muitas praias e passeios ecológicos.

Para garantir que a viagem cumpra suas expectativas, é fundamental organizar tudo com antecedência. Assim, você consegue economizar nas passagens, na hospedagem e no transporte.

Quando mais longe da data de partida, maiores são as chances de conseguir bons preços. Essa atitude também garante que o turista poupe tempo e aproveite melhor o lugar escolhido.

Outro fator que afeta o valor final da sua jornada é a data definida. Optar por períodos de baixa temporada para reduzir as despesas é uma forma de economizar dinheiro e de aproveitar os pontos turísticos com muito mais tranquilidade e segurança.

2. Calcule o orçamento

Uma pessoa que decide que quer viajar já tem em mente que precisa organizar o orçamento. Veja como você pode economizar para pagar sua aventura sem passar vontade de comprar, vivenciar ou comer algo diferente. Com isso, fica mais fácil organizar melhor os destinos que cabem no seu bolso.

2. Veja vídeos, documentários e filmes com tema da viagem

Na correria do dia a dia, é comum as pessoas não terem muito tempo para assistir a todos os filmes, documentários e séries que gostariam. Aproveite a quarentena para organizar a rotina e incluir novas diversões. Aquele turista que ama visitar destinos diferentes, fotografar e praticar esportes radicais pode descobrir lugares que nem sabia que existiam no mapa!

Além disso, essa uma chance de ver vídeos no YouTube, por exemplo, que mostram mais detalhadamente cada destino de viagem. Isso ajuda o turista a se localizar melhor, conhecer cada espaço que ele não pode deixar de frequentar e planejar passeios ou visitas a regiões que estão de acordo com o seu perfil de viajante.

3. Readapte seu roteiro e os passeios

Planejar uma viagem de férias é tão agradável quanto a viagem em si. Tente não ficar ansioso ou nervoso durante o isolamento social. A ideia é que você organize adequadamente tudo o que quer fazer.

Você pode ir com calma e definir cada item a seguir para resolver em um dia da sua semana:

  • atrações que o local escolhido pode oferecer;
  • melhores dias para reajustar sua viagem;
  • valores de cada passeio;
  • transporte para conhecer os pontos turísticos;
  • situação climática da região.

Dessa forma, é possível se planejar com antecedência e ter menos chances de passar por dificuldades. Alguns problemas comuns quando isso não é feito são:

  • imprevistos desagradáveis;
  • cancelamentos e passeios de última hora;
  • falta de dinheiro para fazer o que planejou;
  • lugares fechados.

4. Leia sobre companhias aéreas e melhores rotas

Nessa pandemia, é muito importante buscar informações sobre o que está acontecendo no mundo e ao redor de você. Por esse motivo, acompanhe as notícias para saber quando será a reabertura dos transportes.

Muitas companhias aéreas e ônibus estão divulgando informações com o tempo, e isso pode ajudar qualquer turista em questões como:

  • encontrar as melhores rotas;
  • definir qual é o melhor dia para voltar a viajar;
  • descobrir aeroportos alternativos que ajudam a economizar;
  • entender a respeito das bagagens despachadas e de mão.

5. Informe-se sobre os documentos necessários para viajar

Cada destino do Brasil e do mundo requer documentos específicos para os turistas. Alguns são simples e exigem apenas o documento de identidade, mas outros demandam passaporte e até mesmo visto para entrar no país.

Atente-se a cada particularidade do local de destino escolhido para que seu passeio ocorra como o planejado.

6. Saiba quais serão os protocolos para a sua viagem de férias

A pandemia transformou a forma como o turismo é realizado. Algumas mudanças vão surgir, e os viajantes precisam ficar atentos. Viagens terão novos protocolos de higiene, segurança e menos contato entre as pessoas. Além disso, o Coronavírus diminuiu o número de voos em todo o mundo, então pesquise muito e leia tudo o que encontrar a respeito do lugar que você pretende passar suas férias.

7. Prefira destinos próximos à natureza, onde os passeios são a céu aberto

Evitar aglomerações é o que todos devem fazer neste momento. Após a quarentena, isso pode gerar algumas medidas de segurança aos viajantes. Evitar destinos que abrangem ambientes fechados e aglomerações é o melhor a ser feito.

A dica é optar por lugares que proporcionam passeios a céu aberto, como Maracajaú, localizada na região Nordeste do Brasil. Essa área tem muitas praias e passeios no fundo do mar. Um deles é o mergulho autônomo, em que os turistas podem admirar os corais e nadar com os peixes.

Fuja de espaços fechados e priorize os destinos que não são tão cheios. Uma ótima dica é escolher passeios que são feitos em pequenas turmas. Nesse momento, é fundamental evitar as grandes cidades e ter mais contato com a natureza.

8. Pesquise as melhores hospedagens

A hospedagem ideal depende apenas do próprio turista. Cada pessoa tem um perfil de viajante, bem como suas necessidades e seus gostos. Existem diferentes lugares em que o turista pode se hospedar, como hotéis, pousadas, albergues, hostels, apartamentos e outros. O mais importante é encontrar locais com uma boa infraestrutura, segurança, proximidade a comércios e restaurantes, além, é claro, dos preços.

Para organizar uma viagem de férias sem perrengues, é essencial que o viajante faça reservas com antecedência, já que a procura será cada vez maior depois do período de isolamento social.

Gostou das nossas dicas para organizar a sua viagem de férias depois da pandemia? Continue a leitura sobre o assunto e entenda o que é turismo ecológico e quais são suas características!

Posts relacionados