facebook

10 passeios gratuitos para você aproveitar em João Pessoa

7 minutos para ler

Sumário

Que atire a primeira pedra quem não aprecia aquilo que é de graça. Dizem que as melhores coisas da vida são gratuitas, e o post de hoje vai te mostrar que várias delas estão em João Pessoa, onde listamos 10 passeios gratuitos para você fazer sozinho ou acompanhado.

Você sabia que, em 2017, João Pessoa foi nomeada pela ONU como uma “cidade criativa” na categoria artesanato e arte popular? E aí, pronto para explorar essa linda cidade, gastar pouco e aproveitar muito? Confira as sugestões de passeios gratuitos que o time da Parrachos preparou!

1. Conheça as praias próximas

Não é novidade que João Pessoa é um dos melhores destinos para quem ama sol, mar e natureza. Com dezenas de opções de passeios gratuitos e cidades para curtir à beira do mar, selecionamos algumas das mais conhecidas e nas cercanias da capital:

Praia do Bessa

Chamada também de Caribessa, por lembrar muito o litoral do Caribe, é uma praia mais residencial. É, também, um dos pontos de partida para se chegar de catamarã até o Picãozinho, com suas famosas piscinas naturais, águas cristalinas e cardumes de peixinhos.

Praia de Cabo Branco

Mais tranquila, com bastante espaço e pouco movimento, oferece boas opções de hoteis, restaurantes, quiosques e o famoso calçadão, com muitos quiosques vendendo água de coco.

Praia da Ponta do Seixas

Outro lugar famoso pelas piscinas naturais, essa atração não faz parte dos passeios gratuitos, mas certamente vale a pena para aproveitar as águas cristalinas e mergulhar, conhecendo de perto a vida marinha. É importante lembrar que esse passeio só acontece em períodos de maré baixa.

Praia de Tambaú

Uma das mais famosas, Tambaú tem águas claras, calmas e uma larga faixa de areia. Conta com uma feirinha de artesanato e bastante movimento na parte da noite, com várias opções de restaurante e comércio, em especial na Praça Santo Antônio e no Complexo Alimentar Varandas do Tambaú.

2. Explore o Centro Histórico

Com várias programações gratuitas e ocupações culturais permanentes, vários pontos da região foram revitalizados, como a Casa da Pólvora, o Hotel Globo, a Praça Rio Branco, o Parque da Lagoa, etc. Dentre as principais atrações, podemos mencionar o Pôr do Sol no Hotel Globo, que ocorre todas as sextas-feiras, e o Sabadinho Bom, no dia seguinte.

Esses eventos contam com apresentações artísticas e musicais, e sua programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura.

3. Visite o Mercado de Artesanato Paraibano

Dica clássica quando falamos de passeios gratuitos, o mercado local reúne muitas opções de artesanato da região, onde você poderá garantir as lembrancinhas fundamentais da viagem. Lá você também vai encontrar comidas típicas e apresentações de Maracatu aos finais de semana. Com mais de 120 lojas, o mercado funciona todos os dias das 9h às 19h, indo até às 18h no domingo, oferecendo opções de souvenirs, roupas de praia, bolsas, bijuterias, castanhas, licores, rapaduras, cocadas e muito mais.

4. Aproveite para conhecer diversas igrejas

Vale a pena visitar as igrejas históricas, sendo boa parte delas construções do século XVI, a maioria delas oferece estilos arquitetônicos diferenciados e são parte fundamental da história paraibana. Alguns exemplos são a Basílica de Nossa Senhora das Neves, homenageando a padroeira da cidade; o Centro Cultural São Francisco, que recebe concertos e exposições, abrigando um museu de artes sacras, sendo considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; a Igreja Nossa Senhora do Carmo e o Mosteiro de São Bento, construído em estilo barroco pelos monges beneditinos.

Nem todos esses locais são passeios gratuitos, mas seus valores são bem acessíveis.

5. Suba no Farol do Cabo Branco

Ponto favorito dos turistas que querem tirar ótimas fotos, esse farol está em cima de uma falésia, com vista para a Ponta do Seixas. É o ponto mais oriental do continente, sendo o mais próximo da África. Ali perto, também vale a pena visitar a Estação Cabo Branco, um centro cultural que envolve ciência, cultura e arte com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Esse prédio abriga exposições temporárias e fixas, além de projetos voltados para a astronomia.

6. Conheça o Espaço Cultural José Lins do Rego

Localizado no bairro de Tambauzinho, esse local oferece várias atividades, como visita ao planetário (única atração paga, com entradas abaixo de 5 reais), que funciona apenas aos finais de semana para o público em geral; exposições, com um acervo de quase 130 obras incluindo esculturas, gravuras, pinturas, fotografias e desenhos; e até mesmo uma gibiteca, considerada a segunda mais antiga do país, abrigando mais de 3 mil exemplares em vários idiomas além do português.

Não podemos deixar de mencionar o museu José Lins do Rego, que reúne mais de 5 mil volumes entre documentos, cartas e manuscritos do autor de obras renomadas como “Menino do Engenho”; e o Arquivo Histórico Waldemar Bispo Duarte, que conta até com cartas de Dom Pedro I.

7. Aprecie o Jardim Botânico Benjamin Maranhão

Sendo a maior reserva da Mata Atlântica no meio da área urbana, esse Refúgio da Vida Silvestre está localizado no bairro da Torre. O local oferece trilhas que duram aproximadamente uma hora e meia, desde que não tenha chovido no dia ou na véspera, e são realizadas às 9h e às 14h. A visitação pode ser feita de terça à sábado.

8. Visite a Usina Cultural Energisa

Oferecendo shows, feiras, saraus, exposições e peças de teatro, esse espaço conta com atrações para diversos públicos e algumas delas cobram entrada. Além disso, há um museu interativo onde os visitantes podem descobrir mais sobre a história da energia, interagindo com equipamentos, experimentos e jogos.

9. Divirta-se no Bica

Apelido carinhoso do Parque Zoobotânico Arruda Câmara devido à fonte de água potável, essa área abriga mais de 500 animais, como onças, elefantes, tamanduás, saguis e gaviões. Lá, no Lago das Cinco Fontes, é possível realizar piqueniques, além de curtir o dia em pedalinhos, triciclo e trenzinho para as crianças. As entradas custam menos de cinco reais e crianças e idosos são isentos.

10. Curta o Parque Sólon de Lucena

Perto do Centro Histórico, é um dos principais pontos turísticos e passeios gratuitos e oferece o espaço ideal para atividades como pedaladas, caminhadas, corridas, além de contar com pistas de skate, áreas para esportes radicais, paredes de escalada, belas palmeiras, monumentos, brinquedos e lanchonetes, além de um deck disponível para eventos.

Deu para perceber que João Pessoa oferece opções de passeios gratuitos para todos os gostos, não é mesmo? Não deixe de conferir outros conteúdos do blog que vão te ajudar a montar o roteiro ideal para as suas férias, como essas informações que você não pode deixar de saber antes de visitar a capital paraibana. E se precisar de ajuda para organizar a sua viagem, não deixe de entrar em contato com a equipe da Parrachos!

Posts relacionados

Deixe um comentário