facebook

Pensando em viajar para o Nordeste? Conheça as melhores praias da região

6 minutos para ler

Mesmo após o fim do período de isolamento social, as viagens internacionais não serão tão simples para os brasileiros. Afinal, até que a economia se recupere, o câmbio não será favorável. No entanto, isso não é motivo para adiar as férias, não é? Que tal viajar para o Nordeste e conhecer algumas praias paradisíacas e paisagens sensacionais?

O litoral da região Nordeste do Brasil têm características únicas: paisagens naturais incríveis, natureza exuberante, gastronomia típica saborosa e sol em praticamente todo o ano. Por isso, vale a pena incluir esse destino em sua próxima viagem.

Quer conhecer melhor algumas características dessa região? Então, acompanhe nossas dicas e comece, agora mesmo, a planejar o seu roteiro!

Por que viajar para o Nordeste?

O Nordeste é uma região única no Brasil — e no mundo! Além da cultura local, população acolhedora e culinária típica, a região concentra inúmeras belezas. Praias com águas mornas e cristalinas, coqueirais, falésias, dunas, rios e piscinas naturais formadas por corais multicoloridos e repletos de vida marinha garantem paisagens de tirar o fôlego.

Além disso, em praticamente qualquer época do ano, a região é favorável para esportes e atividades diversas ao ar livre, como mergulho, surfe (dependendo da praia e de suas ondas), passeios de buggy ou quadriciclo e até mesmo o seabob, uma scooter subaquática que, no Brasil, só está disponível nos parrachos de Maracajaú.

Algumas localidades da região são tão incríveis e paradisíacas que receberam o apelido de Caribe brasileiro — caso de Maracajaú, uma praia que fica no município de Maxaranguape, a 55 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e que integra uma reserva natural do estado, conhecida como Área de Proteção dos Recifes de Corais (também chamados de parrachos).

Aliás, não é só em Maracajaú que o turista tem a oportunidade de conhecer a exuberante natureza nordestina. Na Paraíba, por exemplo, a reserva ambiental do Abiaí também possibilita a mesma interação com a flora e a fauna aquática, com todas as belezas naturais locais.

Como encontrar destinos incríveis no Nordeste?

Não há dúvida de que a região oferece passeios e atividades para todos os públicos. De casais em lua de mel a grupos que preferem o turismo de aventura, o Nordeste brasileiro proporciona experiências incríveis e únicas.

Certamente, é interessante visitar as grandes cidades e os destinos mais badalados. Mas também vale a pena fugir um pouco do roteiro convencional e conhecer alguns locais que fogem ao lugar-comum, proporcionando aos turistas experiências diferenciadas, com maior interação com o ecossistema. Confira as nossas dicas!

Maracajaú

A praia de Maracajaú, no município de Maxaranguape (RN), é um dos destinos mais sensacionais do Nordeste brasileiro. Além de ser o ponto nacional (e de toda a América do Sul) mais próximo da África, a região concentra vários recifes de corais, conhecidos como parrachos, em piscinas naturais próximas da costa.

É possível chegar até o local (que é uma reserva natural) por meio de um passeio de catamarã, durante o qual os turistas conseguem visualizar toda a paisagem da costa, cercada de coqueiros, dunas e falésias.

Nos parrachos, tanto o mergulho livre quanto o com cilindro permitem que o visitante contemple vários cardumes, crustáceos, polvos, moreias e tartarugas, entre outros animais aquáticos. Toda a vida marinha se concentra nos corais multicoloridos, que encantam os turistas com suas tonalidades únicas.

Vale destacar que, por ser uma área de preservação ambiental, é importante reservar os passeios com antecedência, pois existe um limite diário de visitantes. Também há a necessidade de pagamento de uma taxa de controle ambiental, já inclusa nos passeios. Conheça no vídeo abaixo :

Reserva do Abiaí

No litoral da Paraíba, a 62 km da capital, João Pessoa, a reserva do Abiaí proporciona várias aventuras aos turistas. Nos passeios de catamarã é possível conhecer as belezas do litoral Sul do estado e, com sorte, até mesmo acariciar o peixe-boi, caso ele apareça no rio!

Além disso, os visitantes podem se deslumbrar com as piscinas naturais e com o ecossistema praticamente intocado. Na região, também é possível percorrer trilhas da Mata Atlântica, fazer passeios de caiaque ou aproveitar a infraestrutura local para relaxar em meio à natureza. Confira a seguir a Reserva do Abiaí:

Morro de São Paulo

Na região Sul da Bahia, no município de Cairu, o Morro de São Paulo é uma ilha que chama a atenção dos visitantes em função de suas praias paradisíacas. Somente acessível por barco, a região conta com quatro praias, ótimos restaurantes e infraestrutura, além de várias piscinas naturais.

Na ilha, carros não são permitidos — assim, os turistas precisam caminhar, usar bicicletas ou tratores para o deslocamento.

Canoa Quebrada

No município de Aracati, no Ceará, a praia de Canoa Quebrada tem uma paisagem incrível, com dunas, lagoas de águas mornas e falésias. Na região, passeios de buggy e voos de parapente garantem ângulos incríveis para fotos e maior interação dos turistas com a natureza.

A pouco mais de 80 km em direção a Fortaleza, a capital do estado, as praias dos municípios de Beberibe e Morro Branco também reservam paisagens únicas, com falésias formadas por areias coloridas, dunas e águas limpas e mornas.

Lençóis Maranhenses

Dunas de areias brancas, com lagoas de água doce escondidas em tons de verde e azul fazem dos Lençóis Maranhenses um verdadeiro cenário cinematográfico.

Para explorar a região, é preciso estar a bordo de barcos que percorrem os rios locais ou de jipes com motor potente para desbravar as subidas e descidas íngremes das trilhas. A melhor época para conhecer o local é entre julho e setembro, quando as lagoas ficam completamente cheias.

Como encontrar destinos de ecoturismo no Nordeste?

Nada melhor do que ter férias tranquilas em meio à natureza praticamente intocada, em lugares incríveis e explorados apenas por atividades de ecoturismo, não é? Em tais destinos, é possível ter maior contato com a natureza, interagir com a população local e o ecossistema, além de vivenciar experiências únicas!

Assim, quando estiver planejando viajar para o Nordeste, inclua em seu roteiro alguns desses destinos! Sua experiência será incrível e você vai descobrir que o Brasil, além de ter um grande potencial para o ecoturismo, reserva experiências únicas aos visitantes.

Quer receber em primeira mão outras dicas de viagem e ficar por dentro dos melhores destinos turísticos nacionais? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!

Posts relacionados

11 thoughts on “Pensando em viajar para o Nordeste? Conheça as melhores praias da região

Deixe um comentário