Conheça 5 dicas de planejamento financeiro para viajar

3 minutos para ler

Próximo a algumas das melhores praias do Nordeste, o Cabo de São Roque é um passeio imperdível para quem visita o Rio Grande do Norte. Seu orçamento tem impedido você de transformar seus sonhos de viagem como esse em realidade? Então é hora de construir um planejamento financeiro para viajar.

Com organização e um levantamento detalhado dos custos, é possível chegar ao destino e aproveitar todas as atrações e atividades disponíveis sem imprevistos e sem comprometer sua vida financeira.

Por isso, reunimos a seguir 5 dicas para ajudar você nos preparativos para suas próximas viagens. Não perca!

1. Comece a economizar mensalmente

Faça um levantamento de suas finanças, apontando todas as receitas, bem como gastos e despesas que podem ser reduzidos. Afinal, é com a organização da sua vida financeira que você vai começar a construir um fundo para viagem. Limitar o delivery apenas aos finais de semana ou diminuir as compras de roupas são exemplos de pequenos sacrifícios que rendem uma boa economia.

Se puder, crie uma conta especialmente para destinar as reservas para viagens. Inclusive, existem contas de bancos digitais com rendimentos mensais que podem ajudar a aumentar o orçamento final.

2. Entenda quais são os custos da viagem

Para organizar uma viagem, é preciso pesquisar bastante sobre o destino escolhido e descobrir quais serão os gastos durante todo o período viajando. Imagine que você tenha se interessado pelo Cabo de São Roque e quer conhecer o Caribe Brasileiro.

Além de incluir os gastos com transporte, hospedagem e alimentação, não deixe de acrescentar também as despesas com passeios e atividades que você deseja fazer para não ser pego de surpresa quando chegar ao destino.

3. Defina seu orçamento

Com o destino escolhido e a estimativa de custos definida, é hora de criar o seu orçamento para a viagem. Monte uma planilha ou use um aplicativo de planejamento financeiro para informar qual será o teto máximo de gastos em cada categoria. Você também pode aproveitar esse momento para fazer a reserva de passeios e hospedagem com antecedência.

Além disso, não se esqueça de incluir nesse orçamento outros gastos comuns em uma viagem, como compras de lembrancinhas, água e sorvetes, por exemplo.

4. Separe um dinheiro extra

O orçamento dá uma ideia do valor máximo dos gastos da viagem, mas imprevistos acontecem. Para evitar qualquer apuro, tente separar parte das economias para uma espécie de fundo de reserva.

Esse montante deve ser usado apenas em caso de emergência. Se você conseguir economizar, o valor reservado poderá ser o ponto de partida do planejamento financeiro para viajar novamente.

5. Cuidado com o impulso

Lembre-se da organização feita para garantir a diversão sem prejudicar o orçamento. Para evitar gastos fora do previsto, uma dica é levar parte dos recursos em dinheiro vivo. Assim, você consegue refletir melhor antes de fazer alguma despesa impulsiva.

Além disso, procure usar o cartão de crédito. É melhor optar pelo pagamento no cartão devido as precauções quanto ao manuseamento de moedas devido a pandemia atual.

É possível garantir viagens tranquilas sem comprometer o orçamento. Com essas dicas de planejamento financeiro para viajar, você vai conseguir visitar o Cabo de São Roque ou qualquer outro destino que desejar.

Curta nossa página do Facebook e confira mais dicas de destinos e planejamento para sua próxima viagem.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados