Melhores opções para viajar na quarentena: Veja quais são!

6 minutos para ler

O coronavírus se espalhou pelo mundo e afetou a rotina de milhões de pessoas. Entretanto, tomando os devidos cuidados é possível fazer um planejamento para viajar na pandemia e aproveitar bons momentos. Mas para curtir a viagem sem correr riscos, é necessário escolher bem qual será o destino. Mesmo que muitos lugares já estejam abertos, ter precaução é essencial.

Portanto, isso não significa que a vida voltou ao que era antes. Afinal, o vírus ainda está circulando por aí, e a escolha do destino de viagem é muito importante para viajar tranquilamente e não ter perigo de se contaminar. Assim, os cuidados com a saúde ainda são imprescindíveis.

Por isso, confira nossas dicas para você poder viajar durante a pandemia de forma segura!

Quais são as melhores opções para viajar na pandemia?

Assim como os cuidados que aprendemos a ter no dia a dia para nos proteger contra a infecção, essas precauções também precisam ser tomadas durante a viagem. Dessa forma, veja o que você deve considerar antes de escolher o seu destino e, assim, conseguir explorar um novo lugar e se divertir com segurança para você e sua família.

Lugares sem aglomerações

Evitar aglomerações e manter o distanciamento social são regras que continuam valendo na prevenção do coronavírus. Desse modo, opte por locais em que não haja muitas pessoas, respeitando a distância recomendada.

Portanto, lugares turísticos e muito badalados devem ser descartados, já que a procura continua alta mesmo durante a pandemia. Ainda assim, há milhares de opções interessantes e bem mais seguras.

Locais perto da cidade onde você mora

Se você tem receio de pegar avião, ir a locais próximos de onde você vive também é uma boa escolha! Assim você consegue se deslocar de carro ou ônibus, além de conhecer mais a região próxima. Em um momento delicado, deslocamentos muito longos não são tão indicados. Dessa maneira, pesquise por lugares interessantes e que fiquem perto da sua cidade.

Cidades pequenas com praias mais desertas

As pequenas cidades podem esconder grandes tesouros. Não são apenas as praias mais conhecidas e badaladas que têm paisagens de tirar o fôlego. Há muitos municípios menores que escondem belezas incríveis e, além disso, você e sua família ainda ficam seguros por serem locais mais vazios.

Destinos em meio à natureza

As cidades costumam contar com uma grande movimentação de pessoas. Dessa forma, a exposição é maior, pois há muitos lugares fechados e que aumentam os riscos. No entanto, ao escolher os destinos ecológicos, você foge de aglomerações e consegue encontrar lugares que não estejam lotados como os pontos turísticos urbanos.

Lugares em que os protocolos são respeitados

Com uma baixa no número de casos e a reabertura da economia, muita gente deixa de seguir todos os protocolos e as recomendações da OMS. Por isso, observe bem se os lugares ainda estão seguindo as normas, afinal, a saúde é o mais importante para você e para sua família.

Quais cuidados ter para viajar na quarentena?

Agora que você já escolheu um destino apropriado e sabe que terá mais segurança, não vale relaxar nas medidas de proteção. Mesmo que a viagem pareça segura, todos os cuidados devem ser tomados. Confira o que você não pode deixar de fazer na sua viagem.

Usar máscara sempre

Essa é a medida mais básica de proteção, já que a contaminação acontece por meio do ar. Por isso, mesmo que você esteja em um espaço sem outras pessoas, use sempre a sua máscara. Estudos já mostraram que o vírus sobrevive no ar de 40 min a 2h30. Por mais, que o local aparente ser seguro, uma pessoa infectada pode ter estado no mesmo lugar até 2h30 antes e você ainda correr o risco de ser contaminado(a).

Lavar as mãos e ter álcool em gel por perto

Essas também são medidas essenciais e que devem ser respeitadas. Diante disso, lave as mãos sempre que possível e tenha frascos com álcool em gel nos passeios. Assim, sempre que tocar em algo, passe o produto nas mãos e em outras partes do corpo que tenham entrado em contato com as superfícies.

Limpar as superfícies sempre que possível

O vírus pode sobreviver horas e até mesmo dias dependendo da superfície e dos materiais em que ele está. Essa é outra questão que vale muita atenção, pois não há garantias de que o local foi limpo adequadamente. É importante que você utilize seus próprios acessórios, como garrafas de água, máscara de mergulho e outros equipamentos. A prevenção é sempre a melhor alternativa.

Espirrar ou tossir em um lenço de papel

Além dos cuidados com a saúde da família, também é preciso pensar nas outras pessoas. Dessa maneira, tenha sempre lenços de papel por perto, caso precise tossir ou espirrar. Depois, descarte-o e limpe as mãos com álcool em gel.

Não tocar no rosto

Esse é um hábito muito comum que todos nós temos. Tocar no rosto, arrumar os cabelos e coçar os olhos precisam ser evitados. Isso porque, muitas vezes, tocamos em diversos objetos e lugares que podem estar contaminados.

E é por isso que a higienização constante das mãos também é tão importante. Para curtir ao máximo a sua estadia sem perigo de infecção, siga as regras e tenha sempre atenção ao que está fazendo.

Escolher rotas que incluam apenas um meio de transporte

Qualquer tipo de viagem que tenha um número elevado de pessoas não é recomendável nesse momento. Portanto, dê preferência a rotas em que só seja necessário utilizar um meio de transporte, como carro, ônibus ou voos diretos, sem escalas ou conexões.

Mesmo com as medidas de segurança tomadas pelas empresas de transportes, a exposição nesses locais ainda é mais alta, já que se trata de deslocamentos em veículos fechados. Assim, escolha a melhor opção para a sua viagem e tente não circular por muitos lugares.

Por mais que tudo pareça estar mais tranquilo para viajar na pandemia, saiba que os cuidados continuam sendo os mesmos. Fazendo isso, você consegue aproveitar sua viagem sem colocar a saúde em risco.

Gostou das dicas de viagem durante a pandemia? Compartilhe o post em suas redes sociais com seus contatos para que eles também tomem os devidos cuidados!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário