Confira um guia com as melhores praias do Nordeste

13 minutos para ler

Não é uma tarefa muito fácil escolher entre as praias do Brasil. Essa missão se torna ainda mais complexa quando precisamos selecionar as melhores praias do Nordeste. São nove estados nessa região maravilhosa e acolhedora, e mais de 3 mil quilômetros de praias que têm tudo que o turista gosta: águas claras, areia branca e a melhor temperatura para aproveitar e curtir um banho de mar.

Prepare a sunga ou o biquíni e muito protetor solar, pois quando terminar a leitura deste texto, você vai estar com a passagem comprada para alguma das melhores praias do Nordeste!

Pensando em ajudar na sua escolha, preparamos um guia com as melhores praias dessa região para você conhecer e ter informações detalhadas do que vai encontrar quando chegar ao destino! Continue acompanhando e conheça cada uma delas!

Entenda a importância de pesquisar bastante antes de definir o passeio

O Nordeste tem muito a oferecer. Saiba que, a cada visita, você vai sair com o coração bastante aquecido por causa da incomparável hospitalidade do povo nordestino. Antes de decidir para qual lugar viajar, é importante pesquisar muito sobre as praias para que você possa escolher as mais bonitas e que tenham boa infraestrutura. Além disso, é sempre bom buscar empresas que possam oferecer todo o suporte necessário nesses passeios.

O segredo para que a sua viagem de férias seja um grande sucesso é ter um bom planejamento. Faça pesquisas sobre o lugar e não se esqueça de organizar o seu orçamento na hora de definir o seu próximo destino.

Vale pesquisar tudo, como valor das passagens aéreas (se for o caso), da hospedagem, das atrações turísticas, dos passeios no Rio Grande do Norte (se esse for o seu destino), da alimentação e dos gastos emergenciais.

Conheça as melhores praias do Nordeste

Veja, a seguir, quais são as melhores praias dessa região bem dotada de belezas naturais!

Maracajaú, Rio Grande do Norte

Maracajaú fica a 55 km ao norte de Natal e faz parte da Barra de Maxaranguape. É o verdadeiro Caribe brasileiro. Além dos imensos coqueirais, das dunas e das maravilhosas lagoas, o lugar é muito famoso pelos parrachos — recifes de corais que ficam distantes, aproximadamente 7 km da orla.

Durante a maré baixa, os recifes formam piscinas naturais cheias de vida marinha. Você pode ir até o local em um passeio de catamarã, por exemplo, levando cerca de 30 minutos para chegar. A embarcação oferece excelente infraestrutura, com bar, sanitários e deck para contemplar a paisagem.

O mergulho livre é a atração principal nos parrachos, além do mergulho autônomo com cilindro, que é indicado para pessoas com mais experiência. Outro modo de curtir o lugar é fazendo o passeio de seabob, um tipo de scooter subaquática, que pode ser usada por pessoas que não sabem nadar, por exemplo.

Melhores praias do Nordeste
No Brasil o Seabob é encontrado somente, em Maracajaú (RN).

Vale destacar que a quantidade de turistas por dia é limitada, uma vez que Maracajaú é uma área de proteção ambiental. O mais indicado, portanto, é que você faça as reservas com antecedência para esse turismo de aventura.

Após conhecer mais sobre esse lugar fantástico, certamente você já deve estar pensando em visitar esse destino na sua próxima viagem, não é verdade? Sem dúvidas, esse é um passeio imperdível, que vai proporcionar experiências únicas.

O local conta com diversas opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. Além disso, é importante mencionar que, por ser uma área de preservação ambiental e uma vila de pescadores, as pousadas e os hotéis oferecem a oportunidade de integração com o ecossistema local.

Praia de Pitimbu, Paraíba

A Paraíba é o estado que tem uma das menores faixas de areia do litoral do Brasil, e Pitimbu está situada na porção sul desse estado, sendo a nova aposta do turismo na região.

Com aproximadamente 19 mil habitantes, o pequeno município é dono de cenários praticamente intocados, que são formados por praias isoladas, estuários, piscinas naturais e um corredor repleto de falésias, com cerca de 70 tonalidades distintas.

Sinônimo de tranquilidade e de muito sossego em praticamente todos os meses do ano, essa cidade já era muito procurada pelos vizinhos de Pernambuco, saídos do Recife (a 100 km) e de Goiana (que fica bem perto, a 30 km).

A praia de Pitimbu é a mais urbanizada de toda a orla pitimbuense, estando no centro na cidade, por isso é a mais movimentada de todas. Em sua extensão há restaurantes, bares, clubes e pousadas.

Há ainda um local para eventos, onde são feitas as festividades de verão e “O Areião” (campeonatos intermunicipais e interestaduais e jogos de areia) todo início de ano. O rio tão conhecido por Maceió divide e corta a praia, dando início à Praia da Guarita.

Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara ou somente Jeri, como é conhecida popularmente, é um dos destinos que os turistas mais buscam no Ceará quando querem paisagens exuberantes e lindas praias. Jericoacoara fica localizada na região norte do estado, e um dos grandes destaques de sua beleza são suas dunas. Além disso, lá fica a famosa e incrível Pedra Furada, o grande cartão postal de Jericoacoara.

O local foi declarado área de proteção ambiental graças a essas belezas naturais e se tornou um Parque Nacional em 2002. É importante ressaltar que, em 1984, Jeri passou a fazer parte da lista das “10 mais” da revista americana Washington Post Magazine, sendo considerada a 4ª melhor praia da Terra. Isso mostra que os encantos dessa praia são reconhecidos até internacionalmente.

Praia do Espelho, Bahia

A Praia do Espelho está localizada em Porto Seguro, na Bahia, e é umas das mais lindas praias do Nordeste, especialmente por sua paisagem tão bela composta por águas azuis, limpas e tranquilas, pelos coqueiros, além da areia branca, repleta de falésias vermelhas e brancas.

O nome “Espelho” surgiu do reflexo produzido no momento em que as marés estão baixas. Assim, as falésias e o céu contrastam com as águas do mar, produzindo um cenário perfeito para fotos.

Para visitar a Praia do Espelho, o ideal é evitar os meses de chuva, entre março e maio. Neste incrível lugar, você pode ficar nas pousadas de estilo rústico ou optar pelas barracas que ficam espalhadas pela areia, podendo aproveitar os almofadões à beira-mar.

Baía do Sancho, Pernambuco

Nesta lista das melhores praias do Nordeste não poderia faltar a Baía do Sancho, afinal, ela já foi eleita 3 vezes como parte das 10 praias mais bonitas de todo o mundo.

É uma praia que tem a areia bem branca, com águas mornas e transparentes, vegetação deslumbrante ao redor e fauna marinha que impressiona a todos. É impossível não reconhecer a Baía do Sancho como, no mínimo, espetacular.

Você pode chegar até a praia por meio de escadaria e trilha, por terra e também pelo mar. Essa também é uma praia protegida, tendo seu ambiente selvagem e conservado, o que dá a ela um toque ainda mais especial.

Praia de Tambaba, Paraíba

A Praia de Tambaba fica na cidade de Conde, litoral sul da Paraíba. É o destino de pessoas mais audaciosas, uma vez que o local se destaca por ter uma área naturalista: de um lado, só ficam aqueles que estiverem dispostos a ficar sem roupa; de outro, em uma região menor, com piscinas naturais de águas verde-azuladas e muitas pedras, é proibido ficar nu. A Praia de Tambaba é uma das praias de nudismo mais famosas do Brasil.

Nessa parte do litoral paraibano você pode contemplar rochas e a mata nativa dentro e ao redor do mar: essa é exatamente a vista que você vai ter a partir do Castelo da Princesa. Sem contar que você pode aproveitar as piscinas naturais que ficam entre as pedras. Não deixe de fazer trilhas e de visitar praias como Arapuca e Marcelia.

Embora não possa tirar fotos, principalmente em regiões naturalistas, você vai ter a chance de aproveitar as muitas opções de restaurantes e de bares presentes ao redor de Tambaba, podendo contemplar uma vista paradisíaca.

Praia do Forte, Bahia

Localizada na pequena cidade de Mata de São João, em Salvador, Bahia, essa é uma das mais belas praias do Nordeste. É uma ótima escolha não só para os soteropolitanos, afinal, a praia fica praticamente no quintal de casa, mas também para os turistas de todo o país.

A praia conta com uma vista deslumbrante, na qual se destaca a paisagem extremamente verde dos diversos coqueiros presentes, dando o nome de Costa dos Coqueiros à região. Os moradores estão sempre tentando manter o jeitinho da praia, preservando as características com o passar dos anos.

Além de oferecer uma infraestrutura excelente com pousadas e resorts, há uma vila com diversas opções de restaurantes bastante indicados e lojas com muitas opções para fazer compras.

Ao longo dos 12 quilômetros de praia, você encontra ainda outras praias, além de muitas piscinas naturais. Você também pode curtir os recifes de corais que estão ali. Inclusive, pode agendar um passeio, passando pelos lugares mais belos.

Praia da Pipa, Rio Grande do Norte

Uma das praias mais famosas do Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa é simplesmente paradisíaca. Está localizada no litoral sul do estado, no município de Tibau do Sul. Há opções de hospedagem para todos os gostos nessa praia, indo desde hostels até os hotéis mais chiques. Vale lembrar que Pipa também tem outras belas praias, como a Praia do Amor, a Praia de Sibaúma e a Praia de Centro.

Tem de tudo um pouco nessa praia maravilhosa:

  • águas azuis e bem calmas em contraste com a areia clara;
  • reservas naturais de animais marinhos, como tartarugas e golfinhos;
  • uma gastronomia espetacular;
  • baladas e muitas festas;
  • piscinas naturais;
  • ótima infraestrutura de restaurantes e de hotéis;
  • excelente atendimento e muitas barracas;
  • passeios de barcos no rio (Barra do Cunhaú) ou no mar e muito mais.

Essa é uma das praias mais bonitas no Nordeste e o melhor: atende a todo tipo de turista.

Praia do Amor, Rio Grande do Norte

A Praia do Amor é uma das mais famosas praias de Pipa, tendo o formato da parte de cima de um coração. Para que você tenha essa incrível vista, só precisa subir no Chapadão, que é um mirante de onde você pode aproveitar todo o visual.

O Chapadão já é uma bela atração, afinal, é formado por uma grande falésia toda vermelha de frente para o mar, criando um ótimo palco para o amanhecer e para o entardecer, ficando a apenas 500 metros da Praia do Amor.

Essa é uma praia que tem uma infraestrutura excelente, com barracas e muita sombra, sendo um lugar perfeito para passar o dia.

Vale destacar que essa praia é o destino de surfe da Praia da Pipa, sobre a qual falamos anteriormente. É movimentada pelas pessoas mais jovens e, hoje em dia, é uma das mais badaladas, embora tenha sua natureza e belezas naturais bem preservadas.

A extensão da Praia do Amor é dividida com a Praia dos Afogados, tendo falésias para fazer caminhadas, vários restaurantes e pousadas, piscinas naturais bastante convidativas, além de práticas de esporte, como mergulho, surfe e kitesurf.

Maragogi, Alagoas

Essa é uma praia que está localizada na cidade de Maragogi, na famosa Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas. Maragogi é uma praia que recebeu o apelido de Caribe Brasileiro, que inclusive pegou muito bem graças à orla de areias bem claras e águas com cores que vão entre o verde-esmeralda e o azul-turquesa. Uma visão espetacular!

Essa praia, cenário com incríveis coqueiros em um município pequeno, tem excelentes águas para mergulhar e admirar os corais e os peixes em suas piscinas naturais, conhecidas pelos locais de galés.

Ao visitá-la, você pode fazer passeios de buggy ou ainda praticar esportes náuticos, como o windsurf, a vela e o snorkel (quando a maré estiver baixa). Você também vai ter a oportunidade de conhecer algumas praias vizinhas, como Porto das Pedras, Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Patacho.

Não deixe de degustar ótimos frutos do mar e peixes na região, além, é claro, de ir à casa da Tia Marlene e se deliciar com os maravilhosos sequilhos, os tão conhecidos “bolos de goma”.

Confira as melhores dicas para um passeio inesquecível

Agora que você já conhece as melhores praias do Nordeste, é fundamental saber como escolher o melhor roteiro. Veja alguns tópicos.

Defina o orçamento

Você precisa calcular a quantidade necessária de recursos para aproveitar suas férias com total tranquilidade. Defina um orçamento considerando a sua disponibilidade financeira e o tempo que pretende passar viajando. Inclua passagens, hospedagem, locomoção, passeios pagos, alimentação, imprevistos, compras etc.

Entenda sobre a quantidade de dias

É preciso fazer um roteiro de passeio para cada dia, pois isso vai ajudar na sua organização. Tenha a quantidade de atrações escolhidas como base e estipule quanto tempo mais ou menos leva para conhecer cada local. Vai ser necessário o dia inteiro ou algumas horas? Todas essas informações são essenciais no roteiro de viagem.

Escolha a melhor época

Tenha em mente que o clima tem influência gigantesca sobre a viagem. Saber com antecedência qual é a previsão do tempo no período que você escolher para ir à praia é imprescindível. A boa notícia é que a maior parte do Nordeste tem aproximadamente 300 dias de sol durante o ano, o sonho de todas as pessoas que querem curtir o mar.

Deixe espaços livres no roteiro

Não caia na armadilha de fazer o planejamento dos seus dias enchendo-os de compromissos. É necessário contar com possíveis mudanças de rota e imprevistos, especialmente quando há outros viajantes presentes no passeio.

Saiba que criar seu roteiro para garantir tranquilidade pode ser uma forma de se preparar e de ficar ainda mais entusiasmado para curtir a praia. Além dessas dicas, é fundamental se atentar à saúde, atualizar o seu cartão de vacinação e fazer um check-up médico antes de embarcar.

O Nordeste é uma região extremamente privilegiada com toda sua beleza natural. São extensas faixas de areia clara, águas cristalinas, arrecifes que formam piscinas naturais extremamente belas, vegetação verde e muito preservada, morros, falésias e, é claro, a possibilidade de fazer passeios inesquecíveis. Pesquise bastante para escolher as melhores praias do Nordeste que mais têm a ver com o seu perfil.

Gostou de conhecer detalhes importantes sobre as melhores praias do Nordeste? Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Assine a nossa newsletter para receber as novidades diretamente na sua caixa de emails!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados