facebook

9 destinos imperdíveis que são considerados o Caribe Brasileiro

14 minutos para ler

Ainda não pensou em um destino para a sua próxima viagem? Se curte praia, paisagens de perder o fôlego e água azul turquesa, depois de ler sobre alguns destinos imperdíveis, você vai sair daqui totalmente decidido.

Selecionamos 5 praias no Brasil que lembram o Caribe, ou melhor, que podem ser facilmente chamadas de Caribe Brasileiro. Afinal de contas, qual a necessidade de ir tão longe se você pode curtir o paraíso em território nacional?

Mesmo com um litoral cinematográfico aqui no Brasil, as pessoas gostam de cobiçar as praias do Caribe. É realmente fácil se deixar hipnotizar pelo turquesa das águas de Cancun, Punta Cana, Aruba e Curaçao, por exemplo. Mas o que muitos brasileiros ainda não sabem é que não é preciso sair do país para contemplar e curtir todas essas maravilhas.

Pensando nisso, preparamos este texto com 5 praias brasileiras que podem ser excelentes destinos para quem quiser visitar cenários paradisíacos. Continue acompanhando os próximos tópicos para conhecê-las. Boa leitura!

Por que incentivar o turismo brasileiro

O Brasil é um país com um potencial turístico enorme graças à diversidade cultural e especialmente pelas belezas naturais do seu grande território. Contudo, esse potencial ainda não é bem explorado.

O turismo tem um alto potencial econômico, ambiental, cultural e social, itens que são elementos completamente ligados ao turismo, uma vez que estabelecem reciprocidade total entre os elementos.

O turismo é, sem dúvida alguma, um grande gerador de receita. Além disso, é cultural, uma vez que preserva a identidade do local, o que inclui os monumentos históricos.

Também é social, pois gera uma grande quantidade de postos de trabalho, tanto diretos quanto indiretos. E é ambiental, afinal, alia preservação e renda, e um bom exemplo disso é o ecoturismo, uma vez que ele só existe com a preservação do meio ambiente.

O turismo é capaz de organizar o espaço geográfico, pois oferece as condições que são necessárias para o andamento da atividade, como é o caso das infraestruturas — rodovias, hotéis, meios de comunicação e muito mais.

O Brasil é um país que ainda tem muito para ser desenvolvido, já que a indústria do turismo aqui pode ter uma rentabilidade maior que o setor rural e o industrial, além, é claro, de ser bem menos degradante.

Vantagens de viajar em território nacional

História e cultura

Fazer viagens em território nacional é sempre uma boa escolha para quem quer entender melhor suas raízes. A economia local, os edifícios e os monumentos contam uma história que com certeza vai muito além dos livros.

Aqui no Brasil, por exemplo, as diferentes culturas são um capítulo à parte. Cada lugar reserva um costume bem específico e diferente, até porque são muitas nações dentro de apenas um país. As influências africanas, indígenas, europeias, asiáticas e tantas outras estão presentes no dia a dia do brasileiro e trouxeram muita diversidade.

Economia

Com o dólar bem alto, é sempre um ótimo negócio viajar na moeda local. Usar o cartão de crédito não vai trazer nenhuma surpresa indesejada no fim do mês e, além disso, não é preciso fazer um seguro viagem, como é exigido nos países gringos.

Outra grande vantagem é que você pode usar seu telefone celular sem ter que pagar uma grande fortuna de roaming. Por fim, para aqueles que não querem gastar muito com passagem, há a opção de viajar de ônibus ou de carro, que são opções bem mais em conta.

E o melhor: na viagem de carro, você ainda pode fazer paradas ao longo do trajeto para conhecer outros lugares e muitas belezas.

Proximidade

A grande vantagem é que você não precisa percorrer inúmeros quilômetros para viajar, já que sempre haverá uma atração por perto para aproveitar. Assim, não é preciso reservar vários dias para a viagem.

Aquele feriado prolongado ou fim de semana ensolarado podem ser ótimos momentos para descobrir um novo lugar, na companhia daqueles que você ama. É só montar o roteiro e partir.

5 destinos que são considerados o Caribe Brasileiro

Agora chegou a parte mais aguardada. Vamos apresentar a você os 5 destinos que são considerados o Caribe Brasileiro. Confira!

1. Maracajaú, no Rio Grande do Norte

A 55 km da capital do Rio Grande do Norte, a famosa Natal, a Praia de Maracajaú é considerada o verdadeiro Caribe Brasileiro.

Não é para menos, afinal, uma imensa barreira de corais multicoloridos (conhecidos também como parrachos), que fica bem próxima à costa, acaba formando uma grande piscina natural, repleta de flora e fauna marinha, com águas límpidas e mornas, o que torna o lugar propício para mergulho.

O mergulho com cilindro ou o mergulho livre são os principais pontos de interesse do lugar, mas é claro que estão longe de serem os únicos atrativos de Maracajaú.

Além dos parrachos, você vai ter a oportunidade de encontrar lagoas, coqueirais e dunas à beira-mar, em um cenário que é de tirar o fôlego. A paisagem desse lugar é extremamente preservada, e existem diversas opções de passeio para contemplar as belezas naturais.

O seabob, por exemplo, é um tipo de scooter subaquática, que deixa o turista totalmente livre para conhecer todos os pontos da região sem ter que gastar muita energia para isso. Com o equipamento, você tem a oportunidade de conhecer toda a área em pouco tempo.

No local, existem muitas opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. Por ser uma área de preservação ambiental e uma vila de pescadores, as pousadas e os hotéis oferecem a oportunidade de integração com o ecossistema e a natureza local.

A Ponta dos Anéis é uma das principais pousadas na região, e fica localizada à beira-mar, com coqueiros imensos e uma vista muito privilegiada da praia de Maracajaú.

Esse famoso Caribe Brasileiro vai proporcionar uma experiência única para você e sua família ou seus amigos, com águas cristalinas e bem quentes, paisagens deslumbrantes, passeios no Rio Grande do Norte para todo tipo de perfil e uma gastronomia incomparável.

2. Pitimbu, na Paraíba

No litoral da Paraíba, o Parrachos Pitimbu fica a 60 km da capital, João Pessoa. É um local que proporciona diversas aventuras aos visitantes. Nos passeios de catamarã, por exemplo, você tem a oportunidade de conhecer as belezas do litoral sul da Paraíba.

Além disso, os turistas podem se encantar com o ecossistema praticamente intocado e as maravilhosas piscinas naturais, em águas mornas e cristalinas.

Dependendo da sorte você pode ainda ver os golfinhos, que vez ou outra aparecem na região. Além disso, em Pitimbu é possível fazer passeio com snorkel e até mais mesmo fazer fotos subaquáticas.

3. Fernando de Noronha, em Pernambuco

Para chegar ao arquipélago, é necessário pegar um avião a partir de Recife, estar com o roteiro financeiro da viagem muito bem planejado e ter uma espécie de visto de entrada. Vale destacar que esse documento tem o objetivo de ajudar a preservar o ambiente natural incomparável e deslumbrante de Fernando de Noronha.

Precisamos avisar que são praias extremamente lindas e que vai ser bastante difícil escolher a mais imperdível. Aproveite a vista, se sente na areia ou tome banho nas piscinas naturais.

Ir à Fernando de Noronha significa curtir e apreciar os mergulhos com uma fauna e uma vegetação marinha que não podem ser desperdiçadas. Use os balões de oxigênio e fique preparado para conhecer o verdadeiro paraíso.

A bela e incrível ilha é muito frequentada por pessoas famosas e diversos turistas do mundo todo. Por sua beleza única e exuberante, Noronha consegue encantar a todos que passam por lá e é considerada uma das praias do Caribe Brasileiro.

São muitos fatores a considerar e tudo vai depender bastante do estilo de viagem que você está buscando. Para fazer um bom planejamento antes de viajar, saiba que as chuvas acontecem de março a julho, e a estação da seca, de agosto a fevereiro. Os meses de verão são os mais badalados de Fernando de Noronha e, claro, os mais caros também.

4. Maragogi, em Alagoas

Essa praia fica na famosa Costa dos Corais, na cidade de Maragogi, bem no litoral norte de Alagoas, e é uma das melhores praias do nordeste. Recebeu o apelido de Caribe Brasileiro graças às águas com cores que vão entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda e à orla de areias extremamente claras. Uma visão imperdível e espetacular.

Maragogi, com um cenário que contém coqueiros maravilhosos em um município pequeno, conta com águas perfeitas para o mergulho, uma oportunidade e tanto para se encantar com os peixes e os corais em suas piscinas naturais. Ao visitá-la, você pode praticar esportes náuticos, como o snorkel, a vela e o windsurf ou fazer passeios de buggy, por exemplo.

5. Jericoacoara, no Ceará

Jeri é o local ao qual as pessoas vão e não querem mais sair. Aliás, só para chegar até a praia, a viagem já é cheia de aventuras. Afinal, um dos meios de transporte que você certamente vai pegar é o pau de arara, um tipo de caminhão com muitas cadeiras na carroceria.

Assim que chegar ao destino, você vai ter a oportunidade de conhecer uma cidade toda de areia, cheia de bares e restaurantes badalados, com muita música boa e muito azul por todo lado.

Jericoacoara fica na região norte do Ceará, e um destaque de sua grande beleza são suas famosas dunas. Vale destacar também que lá fica a incrível e famosa Pedra Furada, o cartão-postal de Jeri.

6. Arraial d’Ajuda, na Bahia

Arraial d’Ajuda é um pequeno vilarejo super aconchegante, sendo na verdade um dos distritos de Porto Seguro. Porém, Arraial é um pouco mais tranquilo do que Porto Seguro, mas mesmo assim a noite lá é bem animada. Diferentemente de Trancoso, em que tudo se concentra em um único lugar, Arraial apresenta muitas opções, como a Rua Broadway, a Rua Mucugê e o Largo da Ajuda.

Além de ser considerado um dos caribes brasileiros, é perfeito para quem ama sossego, mas que também ama a vida noturna. Arraial é para quem gosta de pé na areia, pois não são asfaltadas as suas ruas. Logo, use e abuse do chinelo e explore suas praias deslumbrantes e de águas cristalinas.

7. Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

Outro caribe brasileiro é Arraial do Cabo. Essa cidade do litoral do estado do Rio de Janeiro tem um mar cristalino, com tons de azul deslumbrantes. Com um clima um pouco chuvoso e quente durante grande parte do ano, Arraial do Cabo lembra a ilha caribenha. Suas areias muito branquinhas e suas águas cristalinas também fazem com que seja comparada ao Caribe.

Devido ao fato de suas águas serem extremamente claras, ela é bastante procurada por praticantes de mergulho. A única coisa que falta para ser ainda mais parecida com o Caribe são águas quentinhas, assim como no Mar das Caraíbas. Algumas de suas praias com águas mais cristalinas são a Praia Grande, Praia do Farol e Praia do Pontal.

8. Porto de Galinhas, em Pernambuco

Um dos destinos mais procurados no Nordeste brasileiro é Porto de Galinhas. Ela pode ser comparada a Punta Cana, no Caribe, por combinar de uma forma incrível infraestrutura para receber seus visitantes e também belezas naturais. É importante ressaltar que, além de piscinas naturais e de maravilhosas praias, ela apresenta resorts fantásticos e uma excelente gastronomia.

Porto de Galinhas recebe famílias, casais e grupos de amigos. Ou seja, pode agradar a todos os gostos. Os visitantes procuram esse destino por causa de suas águas claras para aproveitar o mergulho, snorkel e também nadar no meio de animais marinhos das mais diversas espécies. O fato é que suas piscinas naturais são perfeitas para mergulhos e banhos. Além disso, é possível passear de buggy por exuberantes paisagens.

9. Morro de São Paulo, na Bahia

Outro destino perfeito para quem curte águas cristalinas é Morro de São Paulo, que fica na Bahia. Esse lugar fantástico é isolado em uma ilha, sendo apenas acessível de barco. Ele é muito comparado ao Caribe, não somente pelas suas belezas naturais, mas também por suas noites agitadas na Segunda Praia.

Entretanto, devido ao fato de ser uma ilha mais isolada, onde não circulam veículos, dificilmente será possível que haja uma ilha parecida no Caribe. Suas praias são fantásticas, mas possuem nomes muito simples e fáceis de guardar: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia ou Quarta Praia. À medida que esse número aumenta, os visitantes podem se isolar mais e aproveitar todo sossego e paz que esse lugar oferece.

Como se programar para a viagem

Para organizar uma viagem de férias inesquecível e sem grandes imprevistos, planejamento não pode faltar. Com ele, você vai aproveitar mais, se livrar de possíveis aborrecimentos e gastar menos. Veja algumas dicas valiosas e comece a planejar sua próxima viagem para um dos caribes brasileiros!

Defina o destino

Antes de tudo, é preciso definir qual é o objetivo da sua viagem. Você quer curtir ou descansar? Vai com a família, a dois ou com os amigos? Esse é, sem dúvidas, o primeiro ponto a ser decidido no planejamento para poder escolher um destino que atenda a seus desejos e necessidades.

Programe-se financeiramente

Decidir viajar de um dia para o outro pode até ser interessante, mas não adianta aproveitar bem a viagem e depois voltar com o peso das dívidas. Por isso, procure se programar e guardar um valor para a viagem. Assim, quando chegar a época de viajar, você vai poder contar com essa poupança para conseguir descontos pagando à vista e negociar valores de pacotes.

Escolha o meio de transporte

De avião, de carro ou de ônibus? Bom, saiba que tudo vai depender do perfil, do destino e da quantidade de pessoas. O avião tem a vantagem de ser mais confortável e mais rápido e é a melhor opção para destinos distantes. Mas, dependendo do local, pode ser mais burocrático e caro, como no caso do limite de bagagem.

Para aqueles que escolheram destinos próximos e adoram aproveitar as paisagens ao longo da estrada, viajar de ônibus ou de carro é a melhor opção.

Defina o roteiro

Ao definir o destino, as pessoas que vão viajar com você e o transporte que será usado, já dá para planejar o roteiro. Para tanto, considere sempre a quantidade de dias disponíveis. Tenha em mente também o tempo gasto em estradas, aeroportos, traslados, rodoviárias e, é claro, suas horas de sono, afinal, o descanso é extremamente necessário para aproveitar a viagem.

Atenção às crianças

As pessoas que viajam com crianças precisam ter muita atenção ao programar a viagem. Desde o transporte que vai ser usado até o roteiro, é preciso considerar a possibilidade de levar os pequenos. Por exemplo, nas viagens de avião, os bebês de colo precisam de assento especial. De carro, é preciso ter a cadeirinha de acordo com a idade para evitar multas e acidentes.

Por tomar cuidados simples e seguir todas essas orientações de planejamento de acordo com o perfil de cada viajante, você e sua família ou seus amigos vão ter toda a tranquilidade para aproveitar a viagem.

Depois de conhecer esses destinos imperdíveis que são considerados o Caribe Brasileiro, o sonho de relaxar à beira-mar com a presença de águas límpidas e um horizonte azul esverdeado passa a ser possível sem precisar viajar para tão longe.

Cada um do seu jeitinho, esses destinos que selecionamos para você abrem um leque diversificado de opções para curtir com os amigos, a família, o amor ou as crianças. É a viagem dos seus sonhos no Caribe Brasileiro!

E então, o que achou do post? Gostou de conhecer esses destinos brasileiros imperdíveis e quer mostrá-los a seus amigos? Então, compartilhe este post em suas redes sociais!

rn
Posts relacionados