Barra de Maxaranguape: saiba mais sobre esse destino!

7 minutos para ler

Está pensando em conhecer as praias do Nordeste? Barra de Maxaranguape é, definitivamente, um lugar que você deveria incluir no seu roteiro! A região está situada em um pequeno município entre o litoral e a faixa do rio Maxaranguape, no Estado do Rio Grande do Norte, a cerca de 60 quilômetros de Natal.

Ali, as águas vindas do rio se encontram com o mar. A região é bem tranquila e guarda um ar rústico, típico de cidades do interior. O local é perfeito para quem quer passar férias inesquecíveis e com muita diversão.

Que tal incluir esse destino no seu roteiro de viagens? Quer conhecer mais sobre esse lugar? Neste post, você vai saber tudo sobre Barra de Maxaranguape. Acompanhe a leitura!

Conhecendo Barra de Maxaranguape

A região ainda não é muito conhecida pelos turistas. A cidade é pequena, com aproximadamente 131 km², e conta com cerca de 12 mil habitantes. A maioria dos moradores vive da pesca, do turismo e do artesanato.

As praias da região são incríveis, formando paisagens exuberantes. O local é ideal para quem está em busca de tranquilidade, mas faz questão de ter momentos de lazer e diversão.

Talvez a maior característica da região e que atrai mais turistas é o fato de que a praia apresenta uma ampla formação de recifes na sua parte sul. Isso garante o banho em toda a sua extensão.

Também é possível observar uma extensa formação de recifes, que ficam a cerca de 4 quilômetros do litoral, e passear de barco até as piscinas naturais quando a maré está baixa. Mas antes disso, é importante consultar a tábua das marés e conferir essa possibilidade.

Atrações de Barra de Maxaranguape

Apesar de ser um local tranquilo, Maxaranguape guarda atrações imperdíveis. Conheça alguns exemplos das grandiosidades da região.

Árvore do Amor

A árvore do amor é, sem dúvidas, uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam Maxaranguape. Ali, duas copas de árvores da espécie gameleira se fundiram e, agora, crescem juntas, como se estivessem se abraçando.

A árvore fica localizada nas areias da praia de Maxaranguape. Muitos casais vão até lá para fazer juras de amor e renovar a união, deixando fitinhas coloridas que simbolizam o sentimento eterno. Pessoas solteiras também procuram a árvore para pedir um parceiro.

Além disso, a região é famosa por abranger o Cabo de São Roque, considerado como o ponto da América do Sul que fica localizado mais próximo da costa da África.

barra de maxaranguape
Os casais que visitam a árvore fazem juras de amor e deixam fitinhas que simbolizam um sentimento eterno.

Esportes

Além de contemplar toda a beleza, os turistas que buscam diversão também encontram boas opções de lazer. A região oferece a prática de esportes, como kitesurf, mergulho, cavalgadas, sandboard, turismo ecológico e mergulhos.

Além disso, os buggys são considerados como o meio de transporte ideal para quem deseja se locomover entre as praias, uma vez que a presença das dunas de areia dificulta a passagem de outros veículos.

Praias de Maxaranguape

Está em busca de praias belíssimas e ainda preservadas? Conheça as praias de Maxaranguape e faça o seu planejamento de roteiro.

Praia Maxaranguape

A praia fica a 49 quilômetros de Natal e é considerada como uma das mais bonitas do Estado. Além do visual litorâneo, com belas águas calmas, cristalinas e de cor verde esmeralda, a região também inclui rios, lagoa, coqueiros e dunas, formando uma paisagem encantadora.

Praia Caraúbas

A praia de Caraúbas fica próxima à Barra de Maxaranguape, a 57 quilômetros da capital. O local se assemelha a uma típica vila de pescadores, com um ar rústico, simplista e a natureza ainda intocada em sua grande parte.

É o destino ideal para quem busca tranquilidade. A região oferece várias alternativas de lazer, como passeios de buggy pelas dunas, mergulho, trekking, pesca esportiva, vela e vôlei de praia.

A parte sul conta com muitos coqueiros e grandes falésias, que oferecem uma vista panorâmica belíssima do litoral. O visitante ainda pode tomar banho nas águas das piscinas naturais que são formadas pelos corais durante a maré baixa.

Praia de Maracajaú

A praia conta com uma extensa faixa e coqueiros, lagoas e dunas. Além disso, ela é famosa por abrigar os famosos Parrachos, a cerca de 7 quilômetros da costa. É possível fazer mergulho e contemplar bem de perto os peixes e os corais, além de observar os restos de navios naufragados em decorrência dos arrecifes.

Aproveitando para conhecer Maracajaú

O distrito de Maracajaú fica a cerca de 60 quilômetros de Natal e pertence à cidade de Maxaranguape. A região é conhecida como o Caribe potiguar, em razão das águas cristalinas e com tonalidades azul-turquesa. As paisagens são deslumbrantes, com dunas de areia branquinha, lagoas de água doce e coqueiros à beira do mar.

Maracajaú está situado em uma área de proteção ambiental, portanto, o local é bem preservado e muito pontos ainda estão intocados. O turismo é controlado e, em época de alta temporada, o número de visitantes é limitado a 650 pessoas por dia.

A região oferece muitas atrações, como o mergulho com seabob, snorkel ou com tanque de oxigênio (mergulho de batismo), em que os turistas conseguem observar os corais (chamados de Parrachos), as plantas subaquáticas e as espécies submarinas, como cardumes de peixinhos coloridos.

barra de maxaranguape
Maracajaú é o único lugar do Brasil que realiza mergulho com o Seabob.

Além disso, é possível conhecer a região de buggy e quadriciclo ou fazer um passeio a cavalo. Os visitantes também podem praticar o sandboard nas dunas de Maracajaú. Basta utilizar uma prancha parecida com a de snowboard e descer por toda a montanha de areia.

Mergulho em Maracajaú

O mergulho com cilindro é um dos programas mais procurados pelos visitantes. É necessário pegar um catamarã por 30 minutos para acessar o local de mergulho, saindo da Praia de Maracajaú.

O turista tem acesso a um amplo banco de corais, onde ele pode mergulhar em águas cristalinas e bem calmas para ver as belezas marinhas. Os passeios costumam durar cerca de duas horas. Mas atenção, é necessário ir bem cedinho para pegar a maré baixa.

O mergulho de batismo é sempre feito com o auxílio do instrutor. O visitante tem acesso a todos os equipamentos de mergulho necessários, como colete, máscara facial, cilindro de oxigênio e nadadeiras.

Antes de cair na água, o turista passa por uma aula de instrução, em que vai aprender questões básicas, como utilizar o equipamento e a sinalização embaixo d’água. Além disso, para quem ainda não se sente seguro, é possível usar o snorkel e fazer apenas um mergulho recreativo simples, em que é possível observar a fauna e a flora subaquática. Os comerciantes locais alugam o equipamento.

Barra de Maxaranguape é o destino ideal para quem está em busca de tranquilidade e deseja repor as energias. Quer começar a planejar o seu roteiro de viagem? Você vai se surpreender com as belezas da região!

Para saber mais sobre os tesouros do Rio Grande do Norte, siga a página da Parrachos nas redes sociais e venha interagir com a gente! (Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn)

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário