Sumário
Mergulho em águas transparentes e repletas de vida marinha, passeios em praias limpas e rodeadas de vegetação nativa, interação com as comunidades locais: essas são algumas das atividades que fazem parte do turismo ecológico, ou ecoturismo.
O conceito é que o turista possa conhecer de perto alguns lugares praticamente intocados pelo homem, nos quais as belezas naturais são preservadas. Muito além da diversão e da oportunidade de conhecer paisagens únicas, a prática também contribui para a maior conscientização ambiental.
Afinal, ao vivenciar a experiência, os visitantes passam a valorizar ainda mais a necessidade de preservação. Quer saber mais sobre ecoturismo e descobrir alguns lugares incríveis que colocam essa ideia em prática? Confira este post!
Entenda o que é turismo ecológico
Nas atividades ligadas ao turismo ecológico, os viajantes têm a oportunidade de visitar e interagir com o ecossistema e com as comunidades locais. Isso significa ver de perto as belezas naturais, mas também demanda muita responsabilidade, tanto do viajante quanto das empresas que atuam localmente, com atividades de lazer.
Diferentemente do turismo convencional, que degrada a natureza com a destruição da vegetação, construção de complexos hoteleiros e de lazer, o ecoturismo tem como filosofia a proteção e preservação dos recursos naturais e da cultura regional. Assim, quem opta por esse tipo de roteiro tem também algumas responsabilidades, como:
- não deixar nenhum resíduo durante sua visita, como copos ou embalagens plásticas, canudos, entre outros;
- valorizar a cultura local, comprando objetos produzidos por artesãos da região e experimentando a gastronomia regional;
- não levar “lembranças” como mudas de árvores ou outros elementos da natureza;
- contratar empresas sérias para a realização de passeios ou atividades ligadas ao turismo na região;
- respeitar as regras existentes nas áreas de proteção, como quantidade máxima de pessoas por dia e recolhimento de taxas ambientais.
Descubra onde praticar o ecoturismo
No Brasil, existem vários lugares incríveis onde o turismo ecológico é colocado em prática, permitindo passeios para os mais diversos perfis de turistas, desde famílias com crianças até pessoas interessadas em aventura e adrenalina.
Para quem gosta de atividades como mergulho e observação de animais marinhos, a região nordeste do Brasil oferece alguns cenários espetaculares para a prática. Um deles fica no Rio Grande do Norte, na praia de Maracajaú.
O lugar, que fica a 55 km da capital de Natal, no Rio Grande do Norte, é conhecido como o Caribe Brasileiro, em função das paisagens deslumbrantes, com imensos coqueirais à beira-mar e piscinas naturais, formadas por recifes de corais, ou parrachos.
Na maré baixa, é possível chegar até os parrachos, distantes 7 km da costa, a bordo de um catamarã. Nos recifes de corais, os mergulhadores podem contemplar a vida marinha, com diversos peixes, crustáceos e tartarugas.
Os parrachos de Maracajaú têm mais vida marinha que os corais de outras regiões e, no local, ainda são praticadas outras ações de responsabilidade ambiental, como mutirões para limpeza das praias e soltura de tartarugas.
Além disso, Maracajaú é o lugar ideal para a prática do mergulho livre que pode ser feito de snorkel, máscara top, cilindro e jetsub. Existem ainda opções de passeios terrestres e day use na região.
Como explicamos, nas atividades de turismo ecológico, é fundamental contratar empresas sérias e com responsabilidade ambiental. Observe os procedimentos, a filosofia e a estrutura do prestador de serviços, bem como sua experiência e comprometimento com a preservação local e a sustentabilidade.
Ficou interessado em conhecer uma dessas regiões? Então, entre em contato conosco e conheça nossos serviços e nossa proposta de ecoturismo!
11 thoughts on “Entenda o que é turismo ecológico e quais suas características”