Confira 4 passeios para fazer no Rio Grande do Norte!

4 minutos para ler

Praias com águas cristalinas, mergulho em piscinas naturais formadas por recifes, falésias e dunas: muito além de Natal, existem diversas opções de passeios no Rio Grande do Norte!

O estado todo oferece aos viajantes paisagens de tirar o fôlego, além de riquezas naturais e culturais, áreas de proteção ambiental e atrações que agradam a qualquer turista, desde surfistas até quem gosta de mergulhar em águas mornas e tranquilas. Tudo isso acompanhado da boa gastronomia potiguar.

Quer conhecer alguns passeios incríveis no Rio Grande do Norte? Então, confira as nossas dicas!

Quais os melhores passeios no Rio Grande do Norte?

Apesar da fama de praias como a de Ponta Negra e do Morro do Careca, na capital potiguar, o estado do Rio Grande do Norte tem vários outros atrativos.

Claro que vale a pena conhecer Natal e alguns de seus principais pontos, como o Forte dos Reis Magos e o Parque das Dunas. No entanto, há muito mais a ser visto no estado. Acompanhe as nossas sugestões!

1. Dunas do Rosado

No extremo norte do estado, a 250 km de Natal, ficam as Dunas do Rosado, que fazem parte de uma área de proteção ambiental. As dunas, formadas por resíduos de falésias vizinhas, são enormes montanhas de areias coloridas, com 10 km² de extensão.

Apesar da tonalidade rosada da areia, dependendo da incidência de luz, as dunas adquirem aparência alaranjada ou mesmo avermelhada. Em função da paisagem deslumbrante, o local já foi cenário de algumas novelas, como “O Clone” e “Flor do Caribe”, além do filme “Maria, mãe do filho de Deus”.

Perto das dunas, Areia Branca e o vilarejo de Ponta do Mel são boas opções litorâneas.

2. Sítio Novo

Saindo da região da orla, em direção ao interior do estado, a cerca de 120 km de Natal, fica o Castelo Zé dos Montes.

Obra de José Antônio Barreto, o castelo, com contornos surrealistas, foi inspirado em uma visão que ele teria tido, ainda criança, de Nossa Senhora pedindo que fosse construída uma igreja. Hoje, o local está aberto para visitação apenas aos finais de semana.

3. Pipa

A 90 km ao sul de Natal fica a Praia de Pipa, no município de Tibau do Sul. Reduto de turistas alternativos na década de 1970, hoje a praia é frequentada principalmente por jovens baladeiros, que ocupam os bares da Rua dos Golfinhos.

A praia oferece uma paisagem incrível, com falésias, águas calmas e piscinas naturais, além de trechos onde a mata Atlântica está preservada.

4. Maracajaú

A 55 km ao norte de Natal, Maracajaú, que faz parte da Barra de Maxaranguape, é conhecida como o Caribe brasileiro. Além das lagoas, dunas e imensos coqueirais, o local é famoso pelos parrachos, que são recifes de corais, distantes cerca de 7 km da orla.

Na maré baixa, os recifes formam piscinas naturais, repletas de vida marinha. O local pode ser alcançado em um passeio de catamarã, que leva cerca de meia hora. A embarcação oferece aos turistas boa infraestrutura, com sanitários, bar e um deck para apreciar a paisagem.

Nos parrachos, o mergulho livre é a principal atração, além do mergulho autônomo com cilindro, para turistas mais experientes. Outra forma de curtir o local é o passeio de seabob, uma espécie de scooter subaquática, que pode ser utilizada inclusive por pessoas que não sabem nadar.

Como Maracajaú é uma área de proteção ambiental, o número de turistas diários é limitado. Por isso, vale a pena fazer as reservas com antecedência.

Como contratar os passeios?

A maior parte dos destinos indicados pode ser alcançada pelo turista, em seu próprio carro. Além disso, a rede hoteleira de Natal sempre oferece ou indica transfers para os principais pontos de interesse.

No caso de Maracajaú, um dos principais passeios no Rio Grande do Norte, as atrações podem ser contratadas diretamente com o Parrachos Praia Clube, um clube que oferece atrativos exclusivos, como o seabob (único no Brasil), além de toda a infraestrutura para mergulho na região dos corais.

Gostou das nossas dicas? Então, antes de fazer as malas, espalhe as nossas sugestões entre os seus contatos, compartilhando o texto em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados