Conheça 5 comidas típicas do Rio Grande do Norte e se delicie!

4 minutos para ler

A culinária é um dos pontos que mais chamam a atenção dos turistas na visita a novos destinos. Pensando nisso, o post a seguir explica quais são as comidas típicas do Rio Grande do Norte, estado nordestino que preserva tradições culinárias sem perder a ousadia na mistura de ingredientes.

Da Ginga com Tapioca até o Baião de Dois com Camarão, passando pelo tradicional Cuscuz, o Escondidinho de Carne Seca e a Caranguejada, você embarca em uma viagem gastronômica a partir dos insumos mais consumidos pelo povo potiguar. O que está esperando? Delicie-se com essas iguarias agora!

Quais são as principais influências da gastronomia do Rio Grande do Norte?

O Rio Grande do Norte é um prato cheio quando o assunto é gastronomia, pois concentra tradições europeias, africanas e indígenas. Um exemplo disso são comidas preparadas com ingredientes muito familiares aos portugueses, como o arroz e a batata-inglesa, mas que recebem um toque de leite de coco e azeite de dendê, provocando uma verdadeira harmonia na boca.

Por outro lado, a culinária potiguar é tão grande quanto o seu território geográfico, sendo muito mais fresca no litoral, com o uso de frutos do mar nas preparações, e mais consistente no interior, com carne de charque e aposta no feijão-de-corda, por exemplo.

Quais são os principais pratos típicos da região?

Até aqui, você descobriu um panorama das influências culinárias do Rio Grande do Norte. Mas, afinal, quais são os pratos típicos mais famosos por lá?

1. Ginga com Tapioca

A nossa lista não poderia começar de outra forma, uma vez que a Ginga com Tapioca é uma delícia potiguar. O nome curioso do prato se deve ao apelido do peixe manjuba, que, normalmente, mede de 10 a 15 centímetros.

Para completar essa mistura de tirar água da boca, o povo do Rio Grande do Norte mistura o pescado com a goma de mandioca, servindo para os turistas uma iguaria fresca e pouco calórica.

2. Cuscuz

O Cuscuz é um prato à base de farinha de polvilho, arroz ou mandioca, porém, no Nordeste e principalmente no Rio Grande do Norte, o prato é famoso pela cor amarelada do milho. Rico em valor nutritivo, o item pode ser combinado com diversos recheios, desde carne seca até salsicha, frango guisado (ensopado) e bode no molho.

3. Escondidinho de Carne Seca

Essa receita é ideal para quem quer sentir o sabor do Rio Grande do Norte. O Escondidinho de Carne Seca é uma mistura de purê de mandioca (também chamado de macaxeira na região) e carne maturada (a famosa charque). Uma vez montado com queijo ou requeijão em uma travessa, termina de gratinar no forno.

4. Caranguejada

O Rio Grande do Norte é conhecido nacional e internacionalmente pela pesca de frutos do mar. E não seria diferente com o caranguejo, crustáceo base para a Caranguejada. O prato, normalmente, é caldoso, podendo ter um visual bastante semelhante ao da peixada. Ao final, a iguaria é servida unicamente ou acompanhada por porções de arroz, pirão ou batata, por exemplo.

5. Baião de Dois de Camarão

O Baião de Dois é um prato muito conhecido no Nordeste, sendo preparado com feijão-de-corda seco ou verde, arroz branco e queijo coalho. No entanto, como tudo recebe um toque magnífico no Rio Grande do Norte, a receita passou a ser servida com camarão, tornando-se uma verdadeira obra-prima para os apaixonados por crustáceos.

comidas típicas do rio grande do norte
Pratos com Camarão são os preferidos dos potiguares.

O que mais encanta os turistas no Rio Grande do Norte?

Quem pensa que os atrativos do Rio Grande do Norte se resumem à gastronomia está muito equivocado. Além de ser um destino impressionante para quem curte experimentar a culinária local, o estado é conhecido pelas suas belezas naturais. Da praia de Pipa (Tibau do Sul) até a de Ponta Negra (Natal), passando pelo Parque das Dunas (também na capital), esse lugar tem tudo para levar as suas férias a outro nível.

Neste post, você descobriu quais são as principais comidas típicas do Rio Grande do Norte, lugar que preserva o encontro das cozinhas europeia, africana e indígena na sua gastronomia. Por isso, se você quer experimentar delícias como o Baião de Dois de Camarão ou a Caranguejada, planeje-se para conhecer as delícias desse estado nordestino.

O texto foi útil para você? Se sim, compartilhe este material com os seus amigos nas redes sociais e ajude a sua comunidade a descobrir as delícias gastronômicas do Rio Grande do Norte!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário