Turismo de aventura no Brasil: confira os principais destinos para realizá-lo

7 minutos para ler

O turismo de aventura no Brasil é um segmento que tem conquistado cada vez mais os viajantes, especialmente aqueles que procuram atividades recreativas emocionantes. Essas atividades variam muito de acordo com cada região e podem ser encontradas tanto em ambientes rurais quanto urbanos.

Como o território brasileiro é rico em belezas naturais, temos atividades turísticas para quem gosta de se aventurar na terra, no ar e na água. Em terra, é possível praticar a escalada e o montanhismo; no ar, o balonismo e o paraquedismo, enquanto as principais atividades aquáticas são o mergulho com snorkel e o kitesurf.

Quer incluir mais aventura em sua próxima viagem? Confira nossa seleção com os principais destinos de turismo de aventura que você encontra aqui no Brasil. Descubra também como escolher o seu próximo destino. Não perca!

Conheça os principais destinos de turismo de aventura no Brasil

Existe um turismo de aventura para cada viajante, seja para aqueles que gostam de experiências mais radicais, seja para quem não deixa de aliar diversão e conforto. Por isso, nossa seleção reúne atividades variadas que podem ser realizadas em todas as regiões do Brasil. Vamos conferir?

Chapada dos Veadeiros

A região está localizada a 250 km de Brasília e é um dos destinos favoritos dos viajantes que gostam de caminhar pela natureza. Existem diversas opções de trilhas para os fãs de trekking, dos iniciantes aos mais experientes.

A Chapada dos Veadeiros também oferece a espeleologia, uma atividade de aventura pouco conhecida. Nela, é possível visitar e conhecer um pouco mais as cavernas e grutas da região.

Floresta Amazônica

A região da Amazônia é perfeita para os amantes de natureza e de turismo de aventura. Existem dezenas de atrações pelas águas, pelo ar ou mesmo desbravando a floresta em passeios como o trekking. Além disso, há uma atividade especial que oferece um ponto de vista único da região: a escalada em árvore.

A atividade é oferecida em roteiros tanto em Manaus quanto em Presidente Figueiredo, a 127 km da capital amazonense. É possível escalar o Amapazeiro, o Angelim e a Samaúma, que têm mais de 35 metros de altura, e ver da copa das árvores típicas da região um pedaço da floresta.

Boituva

O Brasil tem um dos melhores pontos do mundo para os fãs do turismo de aventura aéreo e ele fica em Boituva, cidade paulista a 120 km da capital. As duas atividades mais realizadas por lá são o balonismo e o paraquedismo.

Os passeios de balão na cidade se iniciaram há mais de 30 anos e a aventura começa logo no início da manhã. É possível acompanhar todo o processo de preparação dos balões, desde o enchimento até a colocação do cesto que leva os viajantes.

Se você quiser uma opção mais radical, pode realizar um passeio de paraquedas. Mesmo que você nunca tenha praticado a atividade, é possível realizar um salto duplo, no qual você tem a companhia do instrutor. Depois da queda livre e abertura do paraquedas, você ainda pode contemplar a paisagem de Boituva vista de cima.

Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são uma das paisagens mais famosas do mundo e se você estiver por lá é possível não só apreciar a paisagem, como também se divertir fazendo um rafting no Rio Iguaçu.

Você desce bem perto das Cataratas em um bote inflável acompanhando as corredeiras da região. Nos trechos mais calmos do passeio, é possível até realizar um mergulho para contemplar a paisagem.

Reserva do Abiaí

A reserva conta com uma localização estratégica e está a apenas 62 km de João Pessoa e a 85 km de Recife, facilitando o acesso de turistas. Você encontra nesse destino do litoral sul da Paraíba um cenário cheio de belezas naturais, que podem ser admiradas tanto no passeio de catamarã pelo Rio Abiaí quanto em atividades de aventura.

Turismo de aventura no Brasil
O passeio de Catamarã tem duração de 2 horas, com uma parada para banho.

É possível, por exemplo, fazer um passeio nos Mamutes, como são carinhosamente chamados os caminhões que percorrem a trilha dos Tabajaras, uma região preservada da Mata Atlântica. Se você gosta de atividades de aventura aquáticas, a expedição de caiaque é uma excelente opção de passeio.

Parrachos de Maracajaú

Essa região do litoral do Rio Grande do Norte, a 60 km ao norte de Natal, é também conhecida como o “Caribe Brasileiro”, graças às águas cristalinas. As piscinas naturais e a rica vida marinha que você encontra por lá são únicas, por isso, essa é uma das viagens ideais para os fãs de turismo de aventuras aquáticas.

Além disso, o local é reconhecido como um dos 10 melhores destinos do Brasil para a prática de mergulho livre. Por isso, uma das atividades mais praticadas em Maracajaú é o mergulho livre com snorkel onde você pode admirar os famosos corais da região e mergulhar com os peixes. Se quiser ir ainda mais fundo, você pode realizar também um mergulho com cilindro.

Outra novidade que você só encontra em Parrachos é o Seabob, uma espécie de scooter aquática que permite que você se movimente na água sem se cansar. Pode ser utilizado tanto na superfície quanto nos mergulhos, mesmo por pessoas que não saibam nadar.

Para aqueles que também gostam de uma aventura sobre rodas, o passeio de quadriciclo pelas dunas de Maracajaú é uma aventura imperdível.

Saiba escolher o próximo destino de turismo de aventura no Brasil

Assim que você decidir o tipo de turismo de aventura que você pretende realizar em sua próxima viagem, é hora de considerar toda a infraestrutura necessária para desfrutar melhor dos passeios. Alguns passos são os mesmos de uma viagem para qualquer destino, mas outros são necessários considerando as atividades de aventura.

Recepção e condução dos viajantes

Opte sempre por uma empresa que já seja reconhecida no mercado pela oferta de experiências de turismo de aventura.

Alimentação

Muitas das atividades de aventura são realizadas na natureza. Certifique-se de que o local conta com uma infraestrutura que ofereça alimentação durante todo o dia de atividades.

Transporte

Verifique sempre a oferta de transportes para o local da atividade e informe-se previamente sobre a necessidade de reserva. Se você for de carro ao seu destino, é sempre bom procurar por empresas de turismo que disponibilizem estacionamentos.

Entretenimento e recreação

Turismo de aventura com a família também pode ser combinado com momentos de relaxamento. Nesse caso, o melhor é procurar um destino que ofereça uma estrutura com piscinas e parquinho, por exemplo.

Viu como o turismo de aventura no Brasil é cheio de alternativas para os viajantes que gostam de combinar natureza, lazer e adrenalina? Agora que você conhece os principais destinos para os aventureiros, escolha as suas atividades favoritas e prepare seu roteiro!

Gostou deste post? Então, não deixe de conferir outras dicas de viagem em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram esperando por você!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados