facebook

Turismo no RN: conheça a história do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

4 minutos para ler

Sumário

O Rio Grande do Norte é um estado conhecido, principalmente, pelas belezas naturais, já que oferece inúmeras opções para o visitante curtir a calmaria das águas e relaxar em meio às areias do Caribe Brasileiro. Mas a região tem muito mais a oferecer, a exemplo do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

Pensando nisso, este artigo explica o que é e como surgiu o Centro de Lançamento, situado na Região Metropolitana de Natal. Além disso, o material mostra como chegar até o espaço, de onde são feitas pesquisas aeronáuticas e o que o turista pode esperar da atração. Tem interesse nesse tema? Então, continue a leitura e descubra mais!

O que é e como surgiu o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno?

A Barreira do Inferno tem esse curioso nome devido aos pescadores do local, que observavam o reflexo do sol nas falésias representando as chamas do inferno. Mas a antiga vila ficaria famosa na década de 1960, quando foi criado o Centro de Lançamento, uma base da Força Aérea Brasileira para emissão de veículos espaciais e realização de pesquisas aeronáuticas.

Onde o Centro de Lançamento está localizado?

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno está situado na Rodovia RN 063 Km 11, na cidade de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. Para chegar até a atração desde a capital, é possível pegar um ônibus intermunicipal na praia de Ponta Negra ou no Centro. Outra opção é ir de táxi ou carro até a Rodovia RN 063 Km 11, em um percurso de cerca de 20 km.

Para visitar o Centro de Lançamento, o horário de funcionamento é das 9h às 16h30, diariamente, com visitas gratuitas acompanhadas por servidores militares e civis ao local. Não é necessário fazer agendamento para visitar o prédio, com exceção para grandes grupos, que demandam necessidade de palestras. Informações: (84) 3216-1455.

O que o turista pode encontrar no Centro de Lançamento?

Primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é um prato cheio para quem busca a história da aeronáutica brasileira. A instalação, que rendeu a Natal o renome de ser a capital espacial do Brasil, conta com grande acervo sobre as pesquisas que já foram feitas no local desde a Segunda Guerra Mundial.

Por outro lado, a faixa de areia próxima à base aérea está protegida do público e conta, hoje em dia, com a atuação do Projeto Tamar, uma possibilidade para o turista conhecer a preservação às tartarugas marinhas no nosso litoral.

Por que conhecer pontos turísticos que contam a história do RN?

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é uma importante atração turística na Região Metropolitana de Natal e conta um pouco da história do estado do Rio Grande do Norte. Por isso, não deixe de visitar esse e outros lugares representativos para a região, principalmente para conhecer melhor a cultura e a sociedade potiguar.

Neste post, você conheceu a história do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, um lugar cravado entre falésias de onde é possível ver o entardecer em Parnamirim, Rio Grande do Norte. Desde 1965, a atração funciona como base da Força Aérea Brasileira, na qual são realizadas pesquisas aeronáuticas. Além do potencial turístico, o Centro já lançou cerca de 3 mil veículos à atmosfera.

O texto foi interessante para você? Se sim, continue recebendo informação sobre as melhores atrações turísticas do Rio Grande do Norte. Assine agora, gratuitamente, a newsletter do blog e tenha acesso exclusivo a outros materiais!

rn
Posts relacionados

2 thoughts on “Turismo no RN: conheça a história do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Deixe um comentário