facebook

Passeios na Paraíba: 10 pontos turísticos que você não pode perder!

6 minutos para ler

Na hora de planejar a próxima viagem, é importante escolher um lugar com muitos atrativos turísticos, tanto para apreciar a natureza quanto para entender mais sobre a cultura e a história da região. Por isso, não podem faltar na sua lista os passeios na Paraíba, um importante estado do Nordeste conhecido pela extensa linha costeira e pela influência colonial portuguesa na arquitetura das principais cidades.

Pensando nisso, este conteúdo mostra quais são os pontos turísticos indispensáveis da Paraíba, com opções que vão desde a Praia do Coqueirinho, no município do Conde, até o Centro Histórico de João Pessoa, passando pelo Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras, e pela cidade de Campina Grande, um polo comercial e cultural do Agreste do estado.

Embarque nessa aventura!

Por que conhecer a Paraíba?

A história da Paraíba se confunde com a do Brasil, e não seria à toa, uma vez que o estado ainda guarda muitos traços da colonização portuguesa, seja no Centro Histórico de João Pessoa, seja na arquitetura e nos costumes dos municípios do interior.

Por outro lado, o estado tem grandes centros urbanos para quem gosta de aproveitar a vida noturna, a exemplo de bares em João Pessoa e em Campina Grande. E, claro, é um espetáculo quando se fala em praias com areia batida e mar quentinho, com destaque para Pitimbu, um dos municípios com maior faixa litorânea do Nordeste.

Quais são os passeios na Paraíba que você deve conhecer?

Até aqui, você sabe por que vale conhecer a Paraíba. Mas a dúvida que fica é sobre os melhores passeios do estado, não é? Listamos os principais!

1. Centro Histórico de João Pessoa

João Pessoa é a principal porta de entrada para quem vai à Paraíba. Na capital, o passeio pelo Centro Histórico, localizado nos bairros do Centro, Róger, Tambiá, Jaguaribe e Varadouro, é indispensável para conhecer melhor a história da região, que preserva uma arquitetura com fortes traços do período colonial português. Não por menos, o local é considerado patrimônio histórico nacional desde 2007.

2. Farol do Cabo Branco

Seguindo o passeio pela capital paraibana, não deixe de conhecer o Farol do Cabo Branco, localizado em uma falésia na Praia de Cabo Branco, a 800 metros da Ponta do Seixas, considerada o ponto mais próximo entre o Brasil e a África. Prepare-se para fazer belas fotos nesse paraíso, de onde é possível avistar as águas claras do litoral da Paraíba.

3. Praia de Tambaú

Você quer aproveitar o dia ensolarado em João Pessoa para curtir uma faixa de areia branca e um mar de cor verde-azulado? Então, vá até a Praia de Tambaú, com 8 km de extensão, e aproveite para apreciar a fauna local, com diversas espécies de animais marinhos e terrestres.

4. Pôr do sol na Praia do Jacaré

O final do dia na Região Metropolitana de João Pessoa tem um ar encantador na Praia do Jacaré, que, na verdade, é formada pelo Rio Paraíba, que dá nome ao estado. Ao chegar a esse local espetacular, contemple o pôr do sol na orla ou faça um passeio de barco para observar ainda mais de perto o reflexo solar nas águas calmas do balneário.

5. Praia do Coqueirinho

Se você gosta de natureza e quer experimentar as belezas do litoral paraibano, a dica é conhecer a Praia do Coqueirinho, localizada no Conde, a 35 km de João Pessoa. O local, rodeado por coqueiros e banhado por águas cristalinas, é um dos destinos costeiros mais visitados do país.

6. Praia do Amor

O município do Conde também guarda um paraíso à parte conhecido como Praia do Amor, famosa por ter uma pedra furada, cujo formato é semelhante ao de um coração. Além disso, os moradores afirmam que casais que passam pela rocha vulcânica têm felicidade garantida. Experimente com o seu par!

7. Lajedo do Pai Mateus

Agora, é hora de pegar a BR-230 em direção a Cabaceiras, a cerca de 200 km de João Pessoa. Na cidade da região do Cariri paraibano está o Lajedo do Pai Mateus, uma elevação rochosa de aproximadamente 1,5 km², com mais de 100 pedras arredondadas. Uma dica é esperar o pôr do sol no parque e ver o céu estralado em meio à vegetação da caatinga, com uma fauna tipicamente nordestina.

8. Campina Grande

Aproveite o trajeto pela BR-230 para conhecer a Rainha da Borborema, como é conhecida Campina Grande, fundada em 1697 e, atualmente, considerada a segunda maior cidade da Paraíba. O Açude Velho, o Museu de Arte Popular da Paraíba e o Museu Histórico de Campina Grande, sem dúvidas, não podem faltar na sua checklist!

9. Praias em Pitimbu

A 70 km de João Pessoa, a pequena cidade de Pitimbu é um espetáculo para quem deseja curtir a natureza e relaxar longe do burburinho dos grandes centros urbanos. O motivo é o município ser cortado pelos rios da Rainha, Abiaí, Popocas, Goianos, Comissura, Graú, Mucatu e Maceió, que deságuam em um mar calmo e de águas transparentes. Vai perder?

10. Piscinas naturais em Pitimbu

Pitimbu também é conhecida por ter uma das maiores faixas litorâneas do Nordeste, com mais de 10 praias, ilhotas, barras e um farol, que conquistam qualquer viajante apaixonado por beleza natural. Além disso, a cidade pesqueira é famosa pelas belas piscinas naturais, de onde é possível observar a fauna e a flora marinha com o máximo cuidado para preservar o meio ambiente.

Para ter a melhor experiência na região, a dica é contar com a Parrachos Pitimbu, que oferece turismo ecológico nas praias e nos recifes de corais próximos à cidade. Com guias capacitados, a empresa conta com diversos serviços, desde mergulho livre até passeio de catamarã no mar translúcido que banha esse município paraibano.

Neste conteúdo, você descobriu quais são os imperdíveis passeios na Paraíba, um dos mais deslumbrantes estados do Nordeste. Mas para aproveitar o melhor da natureza e da cultura dessa região, a dica é contar com uma empresa especializa em turismo consciente, oferecendo visitas, mergulhos e viagens de catamarã em meio às piscinas naturais da costa paraibana.

Não perca mais tempo e comece a planejar a sua próxima viagem. Entre em contato com a Parrachos Pitimbu e encontre um passeio que é a sua cara!

Posts relacionados

Deixe um comentário