facebook

Kitesurf: Confira o que você precisa saber!

5 minutos para ler

Sumário

O Kitesurf é um esporte aquático que, através de uma prancha e de um kite (pipa), se faz uso do vento para atravessar a água. O kite é praticado principalmente em lagos e no mar.

Pode ser praticado em águas tranquilas sem ondulação ou até se pode surfar ondas de todos os tamanhos com ele, desde que se tenha vento.

O praticante de kite ou kitesurfista, como também é conhecido, utiliza a pipa presa a cintura através de um equipamento chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha e comanda o kite com a barra de controle, com a qual pode escolher seu trajeto, se divertir em curtas ou longas distâncias e até realizar saltos incríveis.

O kitesurf foi criado em 1985 por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux, mas se popularizou em meados da década de 90. Este esporte relativamente recente cresce cada vez mais no Brasil e no mundo.

O nome vem da junção de duas palavras inglesas: kite, que significa pipa e surf, que quer dizer deslizar sobre a água.

Quais equipamentos são utilizados no Kitesurf?

1. Prancha – Varia conforme o estilo do atleta. Podendo ser direcionais ou bidirecionais.

2. Kite – o principal equipamento, é a pipa. É feito com o mesmo material do paraquedas, seu formato é de uma asa.

3. Barra e linhas – com a barra, o atleta controla a direção e a velocidade. Seu comprimento é de 90 cm e conta com sistema de segurança. As linhas medem de 12 a 24 metros. E ligam o kite ao surfista.

4. Trapézio – é o que conecta o esportista a pipa.

Onde praticar Kitesurf?

A praia de Maracajaú conta com uma das melhores condições naturais do mundo para prática de Kitesurf, tanto por conta das formações da praia, como também pela intensidade dos ventos.

A temporada se estende principalmente de julho a dezembro. Uma das maiores temporadas do Brasil. Mas durante quase todo ano é possível que se tenha um bom vento para um bom velejo.

O vento predominante Side On Shore (lateral maral), inclusive o mais procurado pelos velejadores, principalmente pelos iniciantes no esporte.

Além das excelentes condições do vento, contamos com um cenário deslumbrante, com águas rasas e tranquilas. Temos a extensão da costa que é interessante para os iniciantes praticar o treino. Tornando a prática do esporte mais segura.

Para os níveis mais avançados é possível se velejar até os famosos Parrachos de Maracajaú, como são conhecidas as formações de recifes de corais que ficam a 7km da costa e que possuem durante a maré baixa uma belíssima lâmina d’água de água cristalina.

Em 2017, Maracajaú foi cenário de uma das mais importantes competições do país. Recebeu a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf, aproximadamente 100 atletas de vários lugares do país, prestigiaram o evento. Inclusive o atual Tetra Campeão Mundial na modalidade freestyle, Carlos Mario, conhecido como “Bebê”.

Onde aprender Kitesurf?

Diante das excelentes condições locais, a Escola Parrachos Kite Clube teve a iniciativa de criar o curso para a prática de Kitesurf, oferecendo um serviço profissional e de qualidade para todos os amantes do esporte e da natureza para as pessoas de todos os cantos do mundo.

A Escola Parrachos Kite Clube funciona desde 2017, tem como sede o Restaurante Parrachos Praia Clube. E conta com equipamentos de qualidade, instrutores com nível internacional (IKO), e uma excelência na metodologia aplicada aos nossos alunos.

Seguimos os padrões de ensino IKO, assim o esporte pode ser praticado com maior nível de segurança. Confira no vídeo a seguir:

Quais são os Benefícios?

O kitesurf proporciona inúmeros benefícios aos praticantes, que contribuem tanto para o bem estar físico quanto mental. Por ser praticado em meio a natureza, ao ar livre, em um ambiente de sol e praia, esse esporte gera sensações únicas e proporciona experiências inesquecíveis.

Quem pode praticar o Kitesurf?

Por se tratar de um esporte seguro, pode ser praticado por vários perfis: adultos de todos os gêneros, crianças e idosos.

Como iniciar o Kitesurf?

A melhor maneira de aprender a modalidade é fazer um curso, no qual o instrutor credenciado faz a apresentação da modalidade, bem como todos os conceitos, inclusive os de segurança e equipamentos que envolvem o esporte.

Como toda modalidade esportiva, o tempo de aprendizado depende da aptidão e da dedicação de cada um, mas é possível que o aluno já consiga velejar em média após 8 horas de aula. Cada aula tem duração entre uma e duas horas.

Kitesurf: Confira o que você precisa saber!
O tempo de aprendizado depende da aptidão e da dedicação de cada um.

Sobre o Instrutor

Jordanio Bruno, conhecido como Danio, é natural de Maracajaú. Formado em Educação Fisíca, instrutor de Kitesurf com certificação internacional IKO e fluente em inglês.

Tem se dedicado a educar através do esporte. Leciona na escola pública, além de ser o idealizador de um projeto social de capoeira que funciona há 15 anos, atendendo crianças e jovens da comunidade.

No seu currículo também podemos acrescentar outras formações: curso de primeiros-socorros; alongamentos para kitesurfistas; qualidade de vida e saúde; nutrição aplicada a atividade física. Sempre dedicado a novas descobertas e aprendizados.

Danio se destaca pela sua didática diferenciada, pautada em um bom relacionamento com os alunos, habilidade de comunicação, proatividade e presteza.

Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente no número: (84) 98188-2828.

Posts relacionados