facebook

O que é snorkel e como praticar esse mergulho da melhor forma?

6 minutos para ler

Muitos turistas preferem certas regiões litorâneas para passar as férias ou curtir algum feriado prolongado do ano. Entre as atrações turísticas oferecidas, há a possibilidade de praticar certos esportes aquáticos. Em meio a tantas opções, surge uma dúvida: o que é snorkel?

A verdade é que existem mais modalidades esportivas praticadas na praia do que podemos imaginar. Este conteúdo mostra o que é essa atividade, onde praticar snorkel com segurança e que diferenças existem entre o aparelho com e sem válvula.

Confira, também, uma lista com os cuidados indispensáveis para aproveitar ao máximo a experiência aquática, além das vantagens do serviço e como escolher uma empresa de mergulho confiável. Boa leitura!

O que é snorkel e como funciona essa atividade?

Snorkeling é o termo designado para descrever uma prática esportiva de mergulho livre, em que o praticante pode ficar submerso nas águas do mar e respirar com a ajuda do snorkel — um tubo que é acoplado à máscara de mergulho e colocado na boca do mergulhador.

Alguns também usam nadadeiras como um dos equipamentos necessários durante essa ocasião.

Onde praticar snorkel de forma segura?

Como é uma prática que busca proporcionar relaxamento e contemplação em meio aos cardumes coloridos e recifes espalhados em determinada região, o snorkel é recomendado em localidades que dispõem de águas tranquilas e rasas — normalmente quando se formam as piscinas naturais.

Ao fazer seu planejamento financeiro, leve em consideração, também, o período do ano ideal para fazer o snorkeling. Lembre-se que as piscinas naturais são formadas durante a maré baixa e, a depender do lugar escolhido, você precisa da ajuda de um profissional da área.

Merguho Livre 3
Maracajaú é o destino perfeito para o mergulho, que pode ser com snorkel, cilindro ou com o seabob.

Quais são as diferenças entre snorkel com e sem válvula?

Antes de responder à questão, é importante entender que o aluguel do aparelho com sistema de drenagem da água costuma ser um pouco mais caro quando comparado ao snorkel sem válvula (dry snorkel).

O motivo é que a válvula cumpre funções importantes no aparelho, apesar de não haver uma mudança visual grande entre um snorkel com e outro sem esse dispositivo.

Na verdade, o sistema de drenagem serve para eliminar resíduos de líquido no interior da peça, facilitando a expulsão da água. Para quem pratica o mergulho livre, o uso do snorkel com válvula costuma ser uma opção mais recomendada pelos mergulhadores profissionais, já que deixa a prática mais segura e confortável.

Que cuidados tomar ao praticar o snorkel?

É verdade que praticar snorkel é uma ótima opção para apreciar as belezas naturais e aprender a fazer mergulho livre. Para não sofrer com imprevistos embaixo d’água, o mergulhador de primeira viagem deve se atentar a alguns cuidados. Listamos os principais deles a seguir!

Controle das técnicas

Para praticar snorkel, é preciso compreender as técnicas — motivo pelo qual não se deve realizar a atividade sem conhecimento e, muito menos, mergulhar sozinho. Além disso, o mergulhador deve entrar no mar apenas se o tempo estiver bom, observando quais serão os possíveis pontos de entrada e saída do mar.

Manutenção dos itens

Antes de praticar o snorkeling, a pessoa deve se atentar a alguns cuidados, como limpar e verificar a funcionalidade dos utensílios. A dica é enxaguar as peças, deixando-as secar em local fresco. Com relação aos snorkels com válvulas, é preciso observar se há areia e sujeira no objeto, garantindo que a vedação do aparelho não seja prejudicada.

Uso de nadadeiras

Existem vários benefícios de mergulhar usando as nadadeiras, como garantir uma posição alinhada, melhorar a resistência cardiovascular e otimizar o consumo de oxigênio. Além disso, o objeto, quando regulado ao tamanho do corpo do mergulhador, evita cãibras musculares — um mal-estar que dificulta os movimentos embaixo d’água.

Descanso

O momento de descanso é crucial para a pessoa tomar fôlego e se preparar para o próximo mergulho. O ideal é se apoiar em estações específicas ou contar com objetos de flutuação, como os coletes.

Encostar-se em corais ou ambientes frágeis no mar pode colocar tanto a vida do mergulhador em risco quanto danificar a fauna e a flora marinhas.

Quais são as vantagens e as desvantagens desse tipo de mergulho?

Até agora você entendeu um pouco mais sobre o que é snorkel e notou que essa prática é muito atrativa. Entre tantas vantagens, podemos destacar o custo-benefício, a tranquilidade em meio à vida marinha e o fato de poder trabalhar a sua respiração.

Uma das poucas desvantagens presentes nesse tipo de mergulho são as ondulações do mar. Caso esteja em um lugar que tenha águas muito rasas, sua experiência de imersão pode não ser tão completa, mas vale a pena praticar e viver esse momento.

Como escolher uma empresa de mergulho confiável?

Depois de saber o que é snorkel e comprovar a experiência que ele oferece ao seu momento de lazer, chegou a hora de decidir qual é o melhor local para realizar essa experiência. Alguns podem até ter os equipamentos essenciais, mas há lugares onde é possível aproveitar os outros atrativos oferecidos.

Em Maracajaú — um dos destinos do Rio Grande do Norte recomendados aos praticantes dessa modalidade —, existe o Parrachos Praia Clube, que disponibiliza a “Máscara Top”.

Esse é um equipamento elaborado no intuito de proporcionar, ao mergulhador, uma respiração realizada tanto pelo nariz quanto pela boca. Isso significa que o equipamento é ideal para quem apresenta dificuldades de respiração embaixo d’água.

No litoral sul da Paraíba, outro destino muito procurado pelos amantes da prática de mergulho livre é Pitimbu, na Região Metropolitana de João Pessoa. No local, o Parrachos Turismo oferece passeios de catamarã às piscinas naturais, promovendo o turismo de aventura com o devido compromisso ecológico.

Além disso, o Parrachos Turismo proporciona mergulhos com cilindro e seabob, além do kitesurf. É interessante ver a questão da segurança e a vivência dos profissionais que prestam esses serviços, afinal, a intenção é fazer com que suas férias sejam inesquecíveis — seja no litoral do Rio Grande do Norte, seja na região litorânea da Paraíba.

Durante a leitura deste artigo, você aprendeu o que é snorkel e quais são os principais cuidados que se deve ter ao praticá-lo. A experiência é muito benéfica para o momento de lazer no Nordeste, desde que seja realizada com uma empresa especializada.

O turista não deve pensar duas vezes em investir nesse passeio, que apresentará todo um novo mundo submarino durante as férias tropicais.

Quer praticar snorkel com segurança no Caribe Brasileiro? Então, entre em contato com o Parrachos Turismo, empresa que oferece esse e outros serviços no litoral nordestino!

Posts relacionados