Piscinas Naturais da Paraíba: conheça 5 destinos incríveis!

4 minutos para ler

Além das belíssimas praias, de águas mornas e tranquilas, o turista que visita o litoral paraibano pode conhecer os estuários (lugares onde o rio se encontra com o mar), passear entre falésias e coqueirais e conhecer a geografia ímpar da região. As piscinas naturais da Paraíba são um dos grandes atrativos locais.

Formadas por arrecifes de corais coloridos, as piscinas se transformam em refúgios de vários peixes e outras espécies, nas quais os visitantes podem mergulhar com snorkel e observar a vida marinha. O acesso é feito por meio de embarcações diversas, como catamarã e jet sky. Em todas elas, o cenário é de tirar o fôlego!

Conheça mais detalhes desses locais incríveis e não deixe de incluí-los em sua próxima viagem!

Entenda como se formam as piscinas naturais da Paraíba

Existem piscinas naturais em quase todo o litoral do estado e, normalmente, permanecem cobertas de água. Porém, quando a maré baixa um pouco, vários peixes, caranguejos e outros animais marinhos ficam na piscina, que geralmente se forma próxima à costa ou nas margens dos rios que deságuam no mar.

Quando a maré favorece, os visitantes podem mergulhar nas águas translúcidas e ver de perto todo o colorido da vida marinha. Peixes, crustáceos, plantas e corais oferecem uma experiência incrível aos turistas. No entanto, vale lembrar que a formação desses locais depende muito da maré, que nem sempre é constante. Assim, antes de reservar seu passeio, confira as condições do mar e do clima na região — em épocas de chuva ou em dias nublados, a transparência das águas é comprometida e interfere na experiência.

Conheça as principais piscinas naturais do estado

Embora sejam menos famosas em comparação às de Pernambuco ou de Alagoas, as piscinas naturais da Paraíba não ficam devendo nada em termos de beleza e preservação da natureza. Confira as melhores opções para garantir uma experiência única!

1. Pitimbu

No município de Pitimbu, distante cerca de 60 km da capital do estado, João Pessoa, os visitantes podem conhecer as piscinas naturais do Farol (1,5 km da costa) e da Branca do Curral (3 km). Elas podem ser acessadas de barco, catamarã, lancha ou mesmo de jet sky. 

Pitimbu é um local excelente para ver as barreiras de corais (parrachos) coloridas e avistar peixes diversos, inclusive o peixe-boi e golfinhos.

2. Areia Vermelha

A ilha de Areia Vermelha só pode ser alcançada por barco, em dias de maré baixa. A água cristalina e a paisagem permitem que o visitante aproveite as piscinas naturais e observe alguns exemplares da vida marinha local. Para chegar até lá, é possível contratar o passeio tanto da praia de Camboinhas quanto de um pequeno porto às margens do Paraíba, ambos na cidade de Cabedelo, vizinha de João Pessoa.

3. Picãozinho

As piscinas naturais de Picãozinho ficam na praia de Tambaú, a cerca de 1,5 km de distância da orla. No passeio, normalmente feito por catamarã e na maré baixa, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar nas piscinas naturais e observar os cardumes. 

4. Seixas

A praia do Seixas, que fica no ponto mais Oriental das Américas, também forma piscinas naturais a poucos quilômetros da orla. O local reúne as maiores formações de corais do litoral paraibano.

5. Bessa

Ao norte de João Pessoa, a praia do Bessa é conhecida pelos bares e restaurantes, além das águas tranquilas e quentes, propícias à prática de stand up paddle, caiaque e mergulho. A barreira de corais fica a cerca de 900 metros da praia e o local é carinhosamente apelidado de “Caribessa”, em alusão às belezas caribenhas.

Devido à diversidade marinha da praia do Bessa, a Associação Guajiru atua no local monitorando ninhos de tartarugas para proteger a espécie e preservar o meio ambiente. A ONG é responsável pelo projeto Tartarugas Urbanas, que está em vigor há 18 anos na tentativa de minimizar o impacto à vida marinha.

Inclua a Paraíba em seu próximo roteiro

O litoral brasileiro é um dos mais privilegiados do mundo, com formações naturais incríveis e lugares de beleza única. As piscinas naturais da Paraíba estão entre os cenários mais deslumbrantes do país e não podem ficar de fora de seus próximos planos de viagem!

Quer receber mais dicas para programar suas férias na Paraíba? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e descubra o melhor do litoral paraibano!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário