Saiba o que é mergulho livre, como e onde fazer!

6 minutos para ler

Pra quem curte uma aventura em alto mar, e não perde a oportunidade de desvendar o novo, o mergulho livre é uma excelente oportunidade para desbravar o oceano e ter contato direto com a natureza em seu estado intocável pelo homem. Uma sensação única e que vale super apena fazer.

O mergulho livre é uma modalidade que permite com que a pessoa conheça o fundo do mar de forma superficial, sem a utilização do cilindro, usando somente o ar contido nos pulmões, tendo como apoio uma máscara para mergulho, que pode snorkel ou máscara top.

Onde devo fazer o mergulho livre?

O nordeste brasileiro é o ponto ideal para a prática do mergulho livre. O estado do Rio Grande do Norte, em específico Maracajaú é o lugar perfeito para quem ama praticar esportes de aventura, e o mais conhecido da região é o mergulho livre.

Maracajaú é um vilarejo de pescadores, lugar de onde saem os Catamarãs para visita aos famosos recifes de corais, que em época de maré baixa é ideal para a prática do mergulho livre, que pode ser feito com snorkel, máscara top, ou seabob.

Os parrachos assim chamados pelos moradores locais ficam a 7Km da costa, sendo uma região rica em vida marinha, e fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) gerida pelo Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA).

A região é rica em biodiversidade, agrupando um conjunto gigantesco de diferentes espécies marinhas.

Com quem devo fazer o mergulho livre?

O Parrachos Praia Clube, empresa referência em turismo de aventura ecológico no Rio Grande do Norte e na Paraíba realiza os passeios de mergulho livre, aos Parrachos de Maracajaú. A empresa é famosa por fazer passeios que promovam a segurança dos seus clientes, com um atendimento excelente, segundo avaliações dos próprios clientes nas redes sociais da empresa e em perfis pessoais.

O passeio tem um total de 02 horas e 30 minutos de duração. O catamarã leva 30 minutos até chegar, nos recifes de corais. O mergulho tem um total de 01 hora e 30 minutos e o barco leva mais 30 minutos para retornar ao ponto de partida, na praia de Maracajaú.

Além disso, a empresa possui um praia clube, com piscinas adulto e infantil, bar molhado, lojinha e restaurante com certificado de excelência pelo Tripadvisor, como um dos 10% melhores do mundo, segundo avaliações dos clientes neste site da web.

O mergulho livre é seguro?

O mergulho livre quando realizado por empresas de alto padrão e que possuem todo um suporte para o cliente, que vão desde cuidados com a embarcação, esterilização dos produtos utilizados para o mergulho e o bom treinamento de seus profissionais, sem dúvidas o passeio acaba sendo seguro.

Um feliz exemplo sobre isso é a Parrachos Praia Clube, os equipamentos são totalmente esterilizados, e os mergulhadores são treinados e preparados para atender o público, promovendo assim, o bem-estar dos seus clientes. Confira abaixo o vídeo institucional sobre como é realizado a limpeza dos equipamentos:

Além disso, o mergulho livre é seguro, feito com o acompanhamento de um profissional que passa todas as instruções necessárias para a realização de um passeio seguro e com direito a seguro de vida.

Qual a melhor modalidade para o mergulho livre?

Mergulho com o Snorkel

Essa modalidade de esporte pode ser feito com o auxílio da máscara snorkel, já bastante conhecida pelos apaixonados por turismo de aventura. No mergulho com snorkel o turista tem que respirar pela boca, com o auxílio de uma espécie de cano. Confira agora mesmo nosso conteúdo sobre o que é o snorkel.

Máscara TOP

Outro tipo de máscara ideal para o mergulho é a TOP, que possui um sistema de válvulas que durante o mergulho livre, são acionadas e impedem com que a água entre na máscara. Permitindo assim com que o turista respire pelo nariz e pela boca. Além disso, a máscara top favorece a visibilidade, com ela você consegue ter uma campo visual mais amplo favorecendo mais ainda o mergulho livre e permitindo explorar melhor os recifes de corais.

Mergulho com Seabob

O mergulho livre também pode ser feito com o seabob, uma espécie de Je tski que permite uma melhor visitação a vida marinha. No Brasil, somente o Parrachos Praia Clube realiza o passeio com o seabob, fora do país você só encontra esse equipamento em outros países como Emirados Árabes, Estados Unidos, Espanha, dentre outros.

mergulho livre
O seabob é um passeio exclusivo do Parrachos Praia Clube.

Em Maracajaú o mergulho livre feito com o auxílio do seabob tem uma duração de 25 minutos. Nele você consegue flutuar por cima e por baixo da água, favorecendo a visibilidade e a melhor visitação a vida marinha.Conheça aqui nosso conteúdo sobre o Seabob.

Crianças podem fazer o mergulho livre?

Sim. Crianças a partir dos 2 anos de idade, podem fazer o mergulho livre, com snorkel ou máscara top, desde que acompanhadas pelos pais. Em Maracajaú, o passeio realizado pelo Parrachos Praia Clube oferece total segurança às crianças que pretendem fazer essa modalidade. O mergulho ocorre com orientação de mergulhadores profissionais e com grande experiência no mercado.

As crianças que se sentirem mais confiáveis e seguras podem fazer o mergulho com o acompanhamento do instrutor e o mergulho é apenas superficial. Para aquelas que não se sentirem seguras, o mergulho é feito com o acompanhamento dos pais e do instrutor para melhor segurança.

Agora que você já sabe o que é, como e onde fazer o mergulho livre, assine nossa Newsletter para receber mais conteúdos imperdíveis com as melhores dicas de passeios pelo Nordeste. Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos para que eles também saibam como fazer o mergulho livre.

Por: Jhonatan Silva
Jornalista e Editor do Blog Parrachos Turismo
Especialista em uma boa gargalhada

Posts relacionados

Deixe um comentário