facebook

5 melhores praias da Paraíba que você precisa conhecer!

4 minutos para ler

Sumário

Águas com temperatura agradável, mar calmo, coqueiros, falésias e piscinas naturais: é possível encontrar tudo isso ao longo dos cerca de 130 km de extensão do litoral paraibano, em cenários repletos de belezas naturais. Apesar de tudo isso, o estado não é um destino frequente de turistas, e as melhores praias da Paraíba costumam ser bastante tranquilas. 

A capital do estado, João Pessoa, é mais movimentada, e a orla é agitada. Mesmo assim, é um ótimo cartão de visitas para os turistas. As melhores paisagens, no entanto, ficam em áreas mais afastadas do centro ou em municípios vizinhos. 

Quer descobrir as belezas do litoral paraibano? Confira nosso roteiro com as melhores praias do estado!

1. Pitimbu

Sem dúvida, a cidade é um dos melhores destinos do estado. Piscinas naturais, falésias com cerca de 70 tonalidades diferentes, estuários (locais onde o rio encontra o mar) e praias isoladas compõem o cenário, que ainda é praticamente intocado.

Distante cerca de 50 km ao norte de João Pessoa, Pitimbu também atrai turistas que visitam o estado vizinho, Pernambuco (a partir de Recife, são 100 km de viagem até o município). 

Na região, é possível fazer passeios de catamarã, mergulho com snorkel e visitas a um dos quatro estuários locais. Um dos mais incríveis é o do Rio Abiaí.

2. Areia Vermelha

Essa praia, na verdade, é uma ilha, que fica entre João Pessoa e Cabedelo. Dela, é possível observar todo o litoral da capital paraibana. Para visitá-la, no entanto, é preciso que a maré esteja baixa.

Dependendo da embarcação (catamarã, jet ski ou lancha), o percurso leva entre 15 e 30 minutos, partindo das praias do Poço ou da Camboinha.

3. Coqueirinho

Com falésias avermelhadas, coqueiros e muita vegetação nativa, a praia de águas tranquilas convida os visitantes a aproveitarem o dia em um cenário paradisíaco. Na maré baixa, é possível caminhar até a praia vizinha, Tabatinga, e desfrutar da paisagem do percurso. Ambas ficam no município de Conde, cerca de 25 km ao sul de João Pessoa. 

4. Tabatinga

Com pouca infraestrutura, a praia, que faz parte de uma área de preservação ambiental, tem, em um canto, o encontro das águas do rio Bocatu com o mar, e no outro, falésias coloridas. De areia fina e águas um pouco mais agitadas, especialmente para quem viaja com crianças, o mar requer cautela — embora a paisagem justifique a visita.

5. Tambaba

Famosa pela prática do naturismo, a praia pode, na verdade, ser visitada por qualquer turista. Isso acontece porque a faixa de areia é dividida entre os adeptos à prática e quem prefere aproveitar o espaço com trajes de banho. O espaço destinado aos visitantes sem roupa, no entanto, tem o cenário mais bonito, com uma imponente falésia. 

Quem pretende visitar a praia precisa ter atenção: na área naturista, não é permitido entrar com roupas, e a entrada de homens desacompanhados, sem passaporte naturista, é proibida.

Águas mornas, cenários de tirar o fôlego, boa gastronomia e locais ainda tranquilos, com poucos turistas: isso descreve todo o litoral da região, que como todo o Nordeste brasileiro, costuma ter boas temperaturas em qualquer época do ano. 

Como as distâncias são curtas, as melhores praias da Paraíba podem ser conhecidas em passeios de um dia, o que permite que os visitantes aproveitem também toda a infraestrutura urbana de João Pessoa. 

Antes da visita, prepare-se: para guardar na memória os locais paradisíacos e cada detalhe da região, tire muitas fotos! Confira as nossas dicas para conseguir as melhores imagens de sua viagem!

Posts relacionados

Um comentário em “5 melhores praias da Paraíba que você precisa conhecer!

Deixe um comentário