Confira 7 curiosidades da Paraíba que vão te fazer amar esse lugar

4 minutos para ler

Sabia que, nas Américas, o lugar onde o sol nasce primeiro é na Ponta do Seixas, na região metropolitana de João Pessoa? E que ali pertinho, no município de Conde, fica a única praia de naturismo do nordeste, onde acontece um campeonato anual de surfe? Essas são algumas curiosidades da Paraíba, um estado com beleza única e histórias incríveis!

Além disso, as praias do estado têm águas calmas e mornas, piscinas naturais cercadas de falésias e coqueiros, tudo compondo cenários cinematográficos. Não tem lugar melhor para dar um frexeiro, não é mesmo?

Se você não sabe o que isso quer dizer, continue a leitura de nosso post e descubra algumas gírias locais, hábitos e curiosidades da Paraíba!

Por que conhecer a Paraíba?

Boa temperatura o ano inteiro, belas praias, piscinas naturais nas quais é possível praticar o mergulho livre (aliás, para quem não entendeu o início do texto, dar um frexeiro, na gíria local, significa mergulhar), observar a vida marinha, estuários e até sítios arqueológicos: quem visita a Paraíba consegue conhecer tudo isso e desfrutar de uma viagem incrível.

A capital, João Pessoa, oferece boa infraestrutura, servindo de ponto de apoio para turistas que querem conhecer outras localidades, sem abrir mão de bons restaurantes, hotéis e agitação na orla urbana. Como o litoral paraibano tem cerca de 130 km, é possível conhecer todos os atrativos em passeios bate e volta.

Além disso, existem ilhas (como a de Areia Vermelha que, na verdade, é um banco de areia no mar, o qual só é acessado por barco) e parrachos (barreiras de corais), onde é possível mergulhar e avistar vários peixes, crustáceos e toda a beleza da vida marinha. Em Pitimbu, os visitantes podem até ver golfinhos e peixes-boi. 

Quais as 7 principais curiosidades da Paraíba?

Muito além de todas as belezas naturais citadas, a Paraíba tem características únicas que, por serem inéditas e diferenciadas, são verdadeiras curiosidades. Conheça 7 delas!

1. Segunda capital mais verde do mundo

Atrás apenas de Paris, a cidade de João Pessoa é considerada a segunda capital mais verde do globo, com mais de 7 km² de mata atlântica preservada e um índice de quase 55 árvores por habitante. Além disso, João Pessoa é repleta de acácias, o que lhe rendeu o apelido de “Cidade das Acácias”.

2. Maior festa de São João

A maior comemoração de São João (em junho, com duração de 30 dias) acontece na cidade de Campina Grande, distante 130 km da capital.

3. Ponto mais oriental das Américas

A Ponta do Seixas, em João Pessoa, é considerada o Extremo Oriental do continente. Isso explica por que o sol chega primeiro na Paraíba!

4. Pegadas de dinossauros

Sim, na Paraíba você também pode visitar um importante sítio paleontológico, com pegadas de mais de 80 espécies de dinossauros. Ele fica na cidade de Sousa, no sertão, a cerca de 430 km da capital.

5. Naturismo

Em Tambaba, os adeptos do naturismo podem ficar à vontade. No entanto, quem não quer tirar a roupa também pode conhecer o local, pois existe uma faixa de areia que delimita as duas áreas. Porém, a parte naturista oferece aos visitantes um visual mais bonito, com uma falésia que se destaca no cenário. 

6. Holiúde nordestina

A cidade de Cabaceiras (166 km de João Pessoa) ficou conhecida pelo filme “O Auto da Compadecida” e tem até um museu cinematográfico aberto aos visitantes. A placa indicando “Holiúde” nordestina é real. 

7. Dicionário local

Claro que o Brasil é um país de dimensões continentais e existem vários termos típicos de cada região. Mas na Paraíba isso acontece com uma grande frequência. Quer um exemplo? Depois de dar um frexeiro, que tal comer um sanduíche montado em um aguado (pão francês)? 

Não se avexe (apresse) e curta com calma todas as belezas da Paraíba! Lá, é difícil alguém ficar borocoxô (triste).

Quando visitar a Paraíba?

Depois de saber mais sobre as curiosidades da Paraíba, que tal programar logo a sua visita? O estado tem ótimo clima, com temperatura beirando os 30 ºC, mesmo no inverno. As chuvas tropicais são mais frequentes entre os meses de fevereiro e agosto, enquanto de setembro a dezembro o clima é seco. Ou seja, em qualquer data, sua visita será ótima!

Quer conhecer mais opções de passeio e atividades incríveis que só a Paraíba pode oferecer? Entre em contato conosco agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário