Maracajaú: saiba qual a melhor maré para mergulho

4 minutos para ler

Para quem ama aventura e não perde a oportunidade de desbravar o desconhecido, o mergulho em Maracajaú, sem dúvidas, é uma das melhores opções. O que pouca gente sabe é que para o mergulho ser tranquilo, é necessário que seja escolhida uma maré boa.

Os passeios em Maracajaú, ocorrem conforme a tábua de maré, que é planejada pela Marinha do Brasil. A tabela mostra a altura do nível da água no dia, e o horário ideal para a realização do passeio.

O acesso a tábua de maré favorece sua programação caso prefira uma que beneficie as fotos, assim você se programa para ir na maré baixa. Em Maracajaú, as marés variam de -0.1 até 0.9, que vão desde 1,5 metros, até 3m de profundidade dependendo do dia.

melhor maré para mergulho
Faça o passeio na maré baixa, assim você terá ótimas fotografias.

Tábua de Maré

É medida conforme o movimento das águas, em relação ao solo, as mudanças ocorrem em cerca de 06h12 aproximadamente, contando quatro turnos em um dia. As alterações e oscilações dos horários podem ser consultadas no site da Marinha.

Maré morta

Uma informação importante e que influencia na profundidade é saber que a maré é determinada pelas fases da Lua. Durante a lua crescente ou minguante, ela é chamada de “morta”, porque nessa época as águas ficam na altura normal, sendo imprópria para o mergulho.

Entenda a maré

Quanto mais perto de 0.0, mais baixa ela é. A variação ocorre 4 vezes por dia, duas altas e duas baixas. A cada dia que se passa, as marés seja mínima ou máxima ocorrem 30 minutos ou 01h mais tarde.

melhor maré para mergulho
Conferindo a tábua de maré você pode escolher um dia que ela esteja mais alta, ou mais baixa dependendo do tipo de maré que você achar melhor.

Mergulho em Maracajaú

Os horários das saídas dos Catamarãs para os recifes de corais, em Maracajaú, podem ser acompanhadas no site da Parrachos . Portanto, o turista pode conferir os horários para planejar melhor o seu passeio.

melhor maré para mergulho
Organizar o passeio com antecedência e pesquisar os horários das saídas do Catamarã contribuirá para uma melhor experiência.

Por que fazer o mergulho em Maracajaú?

Maracajaú é uma vila de pescadores que fica localizada na Barra de Maxaranguape, a 60Km de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. A região possui uma rica vida marinha, famosa pela formação dos Parrachos, em que durante a maré baixa a região é perfeita para o mergulho. Além disso, existem 3 formas de fazer o mergulho que pode ser com snorkel, cilindro, ou Seabob. Confira aqui o conteúdo sobre o que é o Seabob!

Mergulho com segurança

Para fazer o passeio com segurança é necessário pesquisar sobre empresas que possuem credibilidade, e que se preocupem com o bem estar do cliente. Além disso, outro fator importante para fazer um passeio seguro é pesquisar se a empresa possui seguro de vida e se estar incluso no pacote.  Em outras palavras é necessário conhecer bem a empresa que realiza o passeio para se programar quanto a duração dele. Em Maracajaú, por exemplo o percurso do Catamarã é de 30 minutos permanecendo cerca de 01h30min nos Parrachos.

Gostou da matéria sobre a melhor maré para mergulho? Portanto confira agora mesmo o conteúdo com os melhores passeios para fazer em Maracajaú. Aproveite também para conferir 5 dicas importantes sobre como fazer um passeio de barco.


Por: Jhonatan Silva
Jornalista e Editor do Blog Parrachos Turismo
Especialista em uma boa gargalhada

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “Maracajaú: saiba qual a melhor maré para mergulho

Deixe um comentário