facebook

Não sabe para onde ir no ano novo? Conheça lugares bonitos do Nordeste

6 minutos para ler

Com tantos lugares bonitos de tirar o fôlego, pode ser difícil escolher o próximo destino da sua viagem neste ano. Mas não se preocupe: nós, da Parrachos, simplificamos essa decisão para você e trazemos, no post de hoje, várias alternativas de lugares bonitos para você conhecer ou revisitar, com ênfase no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Aproveite para conhecer o Mercado de Trabalho de Turismo e os cursos disponíveis em uma das melhores universidades da região.

Com paisagens de perder o fôlego e águas cristalinas, várias praias da região são consideradas o “Caribe Brasileiro”. Já sabemos que o Brasil tem um grande potencial turístico, dada a sua diversidade cultural e ambiental, mas há muitos lugares que podem ser mais conhecidos e explorados – e melhor ainda, de forma sustentável! Confira os destinos que sugerimos e não deixe de consultar nossas dicas de viagem aqui no blog. Vamos juntos?

  1. Parrachos de Maracajaú (RN): não podemos começar nossas dicas sem mencionar o local que nos batizou, não é mesmo? Os parrachos são os corais multicoloridos que tornam essa área ainda mais especial. Essa paisagem com piscinas naturais que se localiza em Maxaranguape faz parte da área de proteção ambiental dos recifes de corais. 

Considerada o Caribe do Rio Grande do Norte, possui águas cristalinas e uma grande biodiversidade marinha. Por essa razão, recomendamos passear para explorar as águas, conhecer as formações de corais e mergulhar com os peixes usando snorkel ou cilindro, chegando até a profundidade adequada em um catamarã.

  1. Farol do Cabo Branco (PB): um dos principais símbolos de João Pessoa, capital da Paraíba, permite avistar a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas.O mais interessante é que, devido a sua localização, o sol nasce primeiro ali do que em outras partes do continente.
  2. Praia do Amor (RN), na região da Praia da Pipa: situada próxima a Natal e também de João Pessoa, recebeu esse nome devido a um romance proibido entre indígenas de tribos diferentes. Lá, sugerimos visitar:
    1. a Pedra do Amor, onde é possível tomar banho de sol e também banhar-se em águas cristalinas; 
    2. a Prainha, onde as pessoas costumam descansar debaixo de guarda-sóis nos estabelecimentos comerciais; 
    3. a trilha que leva à Prainha, passando pela mata e entrando em contato com a natureza.
  3. Praia do Bessa (PB): conhecida por seus bares e restaurantes, suas águas tranquilas favorecem a prática de stand-up paddle, caiaque e mergulho. No local, atua uma instituição de proteção às tartarugas: a Associação Guajiru. 
  4. Praia da Pipa (RN): uma das mais famosas praias do Rio Grande do Norte, a região encanta com suas lindas praias, onde é possível andar de buggy, caiaque, fazer rally nas trilhas da Mata Atlântica, entre outras atividades de ecoturismo.
  5. Praias de Pitimbu (PB): Situadas a 60km de João Pessoa, oferece cenários praticamente intocados como piscinas naturais, estuários e falésias. São excelentes locais para visitar as barreiras de corais e avistar animais como os golfinhos e os peixes-bois através de passeios como os mergulhos de snorkel.  Dentre suas principais praias, incluímos:
    1. Praia do Acaú, ideal para relaxar tomando um banho de mar em suas águas transparentes, cercadas por coqueiros. Oferece o cenário ideal para práticas de esporte como windsurf e jet skis
    2. Praia Azul: possui uma grande faixa de areia fofa e seu mar é calmo e transparente. Recebe muitos turistas na alta temporada.
    3. Praia dos Mariscos: bastante tranquila, tendo apenas três quilômetros de extensão, é uma boa alternativa para quem busca o sossego nas férias, visto que é frequentada majoritariamente por moradores da região.
  1. Praia de Tambaú (PB): é onde fica o letreiro “Eu amo Jampa”, parada obrigatória para os turistas. Além de sua beleza natural, a região conta com feirinhas de artesanato, restaurantes e um calçadão. 
  2. Sâo Miguel do Gostoso (RN): conhecida pela prática de kitesurf, é bastante rústica, afinal, é uma vila de pescadores. Durante o Réveillon, aumenta a procura por essa área.
  3. Tambaba: sim, também há destinos para quem pratica o naturismo, isso é, a praia é um espaço nudista! Não se preocupe, ela pode ser visitada por qualquer turista, já que há uma faixa de areia que divide os adeptos da prática daqueles que preferem continuar vestidos. Um detalhe importante: na área naturista, não é permitido entrar com roupas, assim como homens desacompanhados e sem passaporte naturista são barrados.

Lugares bonitos para conhecer no Nordeste, mas fora do eixo Rio Grande do Norte – Paraíba: 

  • Fernando de Noronha (PE): este destino dos sonhos, famoso mundo afora, é realmente imperdível. Para chegar ao arquipélago, é necessário pegar um avião em Recife e, para entrar, é necessário um tipo de ‘visto de entrada’ para ajudar a preservar a biodiversidade local. É importante mencionar que, logicamente, tudo depende do objetivo e do seu estilo de viagem, mas esse destino costuma ser um pouco mais caro do que os demais desta lista, considerando toda a infraestrutura do local. 
  • Maragogi (AL): as cores de sua praia variam entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda e suas areias são extremamente claras.Seu cenário conta com coqueiros, peixes, corais e piscinas naturais, possibilitando a prática de esportes como snorkel, vela, windsurf e passeios de buggy.
  • Jericoacoara (CE): a aventura se inicia antes de chegar até a praia, já que um dos meios de transporte até lá é o pau de arara, isto é, um caminhão com várias cadeiras em sua carroceria. Lá, você encontrará diversos bares e restaurantes com música e paisagens exuberantes – em especial, as famosas dunas de Jeri, assim como a Pedra Furada, um de seus cartões postais.
  • Arraial d’Ajuda (BA): um distrito de Porto Seguro, é um vilarejo, mas sua noite é bastante animada, oferecendo opções para quem busca uma viagem tranquila, mas também quem quer se divertir na vida noturna. Suas ruas não são asfaltadas, então vá preparado!
  • Porto de Galinhas (PE): chegando a ser comparada com Punta Cana, dada sua infraestrutura para receber visitantes, esse destino conta com piscinas naturais, resorts completos e ótimas alternativas gastronômicas. A região acolhe famílias, casais e grupos de amigos, e o que não faltam são opções para passar o tempo.
  • Morro de São Paulo (BA): acessível apenas de barco, já que é uma ilha, oferece noites agitadas e dias deslumbrantes e definitivamente vale a visita. 

Ufa! Poderíamos passar horas listando os mais belos destinos que o Nordeste tem a oferecer, e mais tempo ainda incluindo o resto do Brasil. No entanto, te convidamos a se inscrever em nossa newsletter e visitar o nosso blog para encontrar mais conteúdos como este e decidir qual o melhor destino para você. Nos vemos lá!

rn
Posts relacionados

Deixe um comentário