facebook

Conheça os encantos das lagoas do litoral do Rio Grande do Norte

6 minutos para ler

Quando se ouve falar no Rio Grande do Norte, as pessoas logo pensam nas maravilhosas praias da região. Porém, há muitos outros atrativos que podem transformar uma viagem de férias em um espetáculo à parte. É o caso das lagoas do litoral do Rio Grande do Norte.

Essas lagoas possuem águas cristalinas, em que é possível ter experiências maravilhosas durante o fim de tarde e realizar diversas atividades esportivas, como: stand up paddle, flyboard, caiaque, quadriciclo, entre outros.

As lagoas são de água doce e possuem clima praiano. Elas são perfeitas para banhos e passeios fantásticos, atraindo turistas o ano todo em razão de suas belezas naturais. Mas você conhece as principais lagoas do litoral do Rio Grande do Norte? Ainda não? Confira as 7 principais!

Peracabu

Essa lagoa é uma das mais conhecidas na região e fica localizada em Maxaranguape. Ela é perfeita para quem deseja ter um dia bem agradável com pessoas queridas e também para os que amam praticar atividades físicas, além de esportes aquáticos como caiaque e stand up paddle.

É possível chegar ao local de buggy pela praia de Maracajaú ou de carro por uma estrada que liga Caraúbas e Maracajaú. Uma outra atividade muito comum nessa região é o passeio de quadriciclo. O turista passeia pelas dunas de Maracajaú, passa pela Praia de Caraúbas e toma um banho na lagoa Peracabu.

Pitangui

Lagoa de Pitangui é uma das lagoas mais frequentadas do estado do Rio Grande do Norte. Muitos visitantes escolhem o local como roteiro certo de férias, devido ao fato de o local ter muitos quiosques e bastante espaço para sentarem e ter um dia muito agradável.

Algo muito benéfico é que em qualquer época do ano, é possível aproveitar toda beleza do local. Lembrando que em baixa temporada o lugar fica mais reservado e tranquilo.

Vital

A lagoa do Vital se encontra em uma região surpreendente, rodeada de praias e dunas. Trata-se de um passeio perfeito para o turista que está procurando muita diversão e viver momentos incríveis. Para turistas que não abrem mão de um lugar mais tranquilo e com mais privacidade, a lagoa do Vital é uma ótima opção, pois normalmente não há muitas pessoas.

Essa lagoa fica localizada em Maxaranguape — cidade do litoral norte do Rio Grande do Norte bastante conhecida, por ter uma praia popular entre os turistas: Maracajaú. Por essa razão, a lagoa do Vital é uma das regiões mais visitadas do estado. Inclusive, quem for conhecê-la deve se informar sobre essa praia, os passeios e atividades disponíveis, a fim de aproveitar todos os recursos disponíveis na região.

Outra atração presente nas proximidades da região da Lagoa do Vital é a conhecida Árvore do Amor. Ela é uma bela e enorme árvore localizada na praia sendo um grande atrativo para muitos turistas, devido a lenda local em torno dela. Reza a lenda que ao se beijarem diante da árvore, os casais jamais irão se separar.

Carcará

Outra lagoa do litoral do Rio Grande do Norte com um cenário espetacular é a Lagoa do Carcará. Ela possui águas limpas e cristalinas e está localizada no município de Nísia Floresta e exige de seus visitantes um pouco de aventura, devido ao fato de ser um local de difícil acesso. Por essa razão, ela se torna ainda mais deslumbrante.

Ela fica bem próxima de Natal, há 40 quilômetros de distância. Lembrando que grande parte do percurso não é asfaltada e será necessário um veículo com tração nas rodas para que não fique atolado. Para turistas que gostam de fazer caminhadas a pé curtindo a paisagem, é uma ótima opção de passeio.

Em volta da lagoa há uma enorme faixa de água rasa com areais bem claras, possibilitando que os visitantes tomem banhos relaxantes e demorados. Além disso, há atrações como windsurf, para os que gostam de esportes com mais emoção. Inclusive, há também pedalinhos e caiaques à disposição para serem alugados no local.

Alcaçúz

A Lagoa de Alcaçuz é ideal para turistas que gostam de se aventurar em trilhas maravilhosas. São 19 quilômetros de trilhas que podem ser desbravados com muita tranquilidade, pois todo trajeto é sinalizado.

Todos os pontos da trilha são seguros, porém é essencial tomar cuidado para não ter nenhum problema no trajeto. Caso não tenha experiência com trilhas e mesmo assim queira fazer esse percurso, não terá tanta dificuldade. Ao concluir o trajeto, o visitante terá o privilégio de tomar um banho relaxante em águas límpidas e cristalinas.

Arituba

A Lagoa de Arituba fica a 35 quilômetros de Natal. Lá é possível encontrar diversas opções de passeios. Inclusive, devido ao fato de as suas águas serem muito calmas e rasas, ela é um local muito atraente para quem vai viajar com idosos ou criança pequena.

Mas há atrativos para crianças maiores e adultos também. Eles podem experimentar o aerobunda, que é uma atração muito conhecida no Nordeste. Lembrando que se você não tiver seu próprio veículo, é possível achar diversas vans que realizam o percurso. Você pode reservar um dia para desfrutar desse passeio e ter momentos de muita diversão.

Bonfim

A Lagoa do Bonfim é também conhecida como Sete Pontas e é uma das maiores do estado do Rio Grande do Norte. Em razão das chuvas, que caem nos meses de maio, junho e julho, seu volume de água chega a dobrar. Seu nível de água costuma acumular mais de 80 milhões de metros cúbicos de água, representando 2 vezes do nível de período de seca.

Isso faz com que a lagoa seja ainda mais favorável a prática de flyboard, stand up paddle, jet ski e caiaque. Tornando-a um local com muitos atrativos para turistas que gostam de aventura.

Você deve estar louco para conhecer essas maravilhas, não é mesmo? As lagoas do litoral do Rio Grande do Norte são realmente fantásticas e oferecem descanso e ao mesmo tempo muita diversão para seus visitantes. Então, elabore seu roteiro de viagem e inclua também as lagoas, além das praias e outros passeios disponíveis na região.

Curtiu as lagoas do litoral do Rio Grande do Norte? Então, aproveite e leia também “4 passeios em Natal que vão fazer você se apaixonar pela cidade” e descubra mais maravilhas dessa região do Brasil!

rn
Posts relacionados

Deixe um comentário