Passeio de catamarã: entenda o que é!

6 minutos para ler

Já pensou em fazer um passeio em alto-mar no Caribe brasileiro, entre recifes de coral e uma fauna incrível? Não precisa sonhar muito, pois esse tour é possível, graças à viagem de catamarã. Pensando nisso, este texto explica o que é essa embarcação e por que ela deve ser escolhida para a sua próxima visita ao litoral nordestino.

Além disso, o post mostra quais são os benefícios de viajar de catamarã, que oferece boa estrutura e conforto, dispensando aquela sensação de enjoo e presenteando os turistas com uma parada nas piscinas naturais. Por fim, você entende como planejar a sua próxima viagem para Maracajaú, um paraíso de águas cristalinas no Rio Grande do Norte.

viagem de catamarã
Antes de realizar a reserva é necessário pesquisar sobre empresas que forneçam passeios com segurança aos clientes.

Continue a leitura!

O que é esse tipo de embarcação?

Catamarã é uma espécie de embarcação, similar à jangada a vela, muito usada para passeios no litoral nordestino. O barco, que teria sido herdado da cultura oriental, especialmente, do Sri Lanka, é construído em dois cascos paralelos e independentes, ligados por uma estrutura transversal, que funciona, geralmente, a motor.

A origem do nome catamarã é curiosa. Os pesquisadores acreditam que vem do tâmil (língua falada no Sri Lanka), no qual kattu significa “ato de amarrar” e maram quer dizer “madeira”. Em tradução livre, a expressão designa a “madeira amarrada”.

O catamarã é muito associado ao turismo, uma vez que permite conforto e segurança aos viajantes em trajetos mais longos pelo mar aberto. É considerado um transporte mais rápido, em comparação a embarcações do tipo monocasco, como os pequenos barcos e canoas.

Quais são as principais vantagens do catamarã?

Você já sabe o que distingue o catamarã de outras embarcações de menor porte, mas por que viajar nesse meio de transporte pelo litoral nordestino? A opção é ideal porque oferece boa estrutura, estabilidade no deslocamento, conforto, espaço, rapidez na navegação, uma vista belíssima do mar e, claro, uma parada para conferir de perto as piscinas naturais.

Boa estrutura

O catamarã, diferentemente de barcos menores, tem uma boa estrutura, podendo transportar vários turistas em uma única viagem. A característica, associada a esse tipo de transporte, é um diferencial para quem deseja fazer passeios em grupo, o que torna a atração mais divertida e, possivelmente, mais barata.

Ao mesmo tempo, a estrutura da embarcação tem um charme próprio, sendo propícia para casais em lua de mel e viajantes solo.

Estabilidade

Estabilidade, sem dúvida, é um sinônimo para catamarã. Afinal, o transporte apresenta pouca trepidação, deixando para trás a sensação de mal-estar associada ao balanço das ondas.

Apesar de se movimentar rapidamente, por causa do sistema motorizado, o barco tem uma estrutura ancorada em dois cascos. É isso que impede a embarcação de tombar em meio ao mar.

Conforto

O item anterior nos traz a esse: o conforto é outro benefício que o catamarã proporciona aos turistas. Além da estabilidade, o transporte tem alta capacidade de manobra, o que reduz movimentos bruscos no mar aberto.

Dessa forma, a estrutura da embarcação é desenhada para que possa driblar as ondas com suavidade e precisão. Assim, amplia a capacidade de navegação e torna mais confortável o trajeto, principalmente, para os marinheiros de primeira viagem.

Espaço

Em comparação com barcos menores, a exemplo das canoas, o catamarã oferece um espaço amplo para os viajantes. As pessoas podem conversar, comer e realizar outras atividades sociais normalmente enquanto se deslocam até as piscinas naturais.

Deslocamento rápido da costa ao alto-mar

Canoas e jangadas, apesar de serem muito comuns no litoral brasileiro, são mais adequadas para a pesca. Quando o assunto é turismo marítimo, o ideal é contratar uma viagem rápida em catamarã.

O passeio apresenta motor e um baixo calado, isto é, tem uma altura de casco que permite o transporte desde regiões rasas, próximas à costa, até locais mais profundos no mar.

Parada nas piscinas naturais

Piscinas naturais são formações no meio natural, geralmente, localizadas em um ponto intermediário entre a orla e o alto-mar. São ideais para desfrutar da calmaria das ondas, mergulhar entre os peixes e contemplar os corais marinhos.

Nesse sentido, o catamarã é um dos melhores meios de transporte para se deslocar até elas. A embarcação faz a viagem desde a costa até essas formações naturais, realizando uma parada para que os turistas possam aproveitar o local paradisíaco com calma.

Vista linda

Por fim, mas não menos importante, o catamarã é uma delícia para quem curte apreciar a melhor vista do Caribe brasileiro, entre uma fauna exuberante e uma flora única. Com uma estrutura que permite se deslocar no mar e, ao mesmo tempo, contemplar o horizonte, essa é uma opção ideal para se aventurar no Nordeste. Isso tudo, sem perder o conforto e a segurança em um passeio oceânico.

Como funciona a viagem de catamarã em Maracajaú?

Localizada no estado do Rio Grande do Norte, Maracajaú é uma comunidade costeira com aproximadamente 2 mil habitantes. O destino paradisíaco, que fica a 50 quilômetros de Natal, é ideal para quem deseja aproveitar o sossego das férias em meio a praias deslumbrantes. Seu mar de água cristalina permite ver os peixes de perto em um mergulho seguro.

Para aproveitar as belezas naturais desse destino brasileiro, a dica é contratar uma empresa da região, como a Parrachos Turismo, que oferece passeios de catamarã e esporte aquático. A atração dá direito a mais de duas horas de navegação, incluindo permanência nos corais por 1h30. É preciso fazer o agendamento com antecedência, seguindo a tábua das marés.

Neste post, você descobriu o que é e como funciona a viagem de catamarã, um meio de transporte muito comum no Nordeste brasileiro, sendo recomendado aos turistas por oferecer conforto e segurança durante o deslocamento em alto-mar. Então, não pense duas vezes e programe-se para conhecer o nosso litoral a bordo dessa embarcação de cascos paralelos.

Quer ser o próximo a desfrutar as maravilhas do Rio Grande do Norte? Entre em contato conosco agora e veja como fazer um dos nossos passeios pelo litoral nordestino.

Posts relacionados