facebook

Ponta Negra: O que você precisa saber sobre o principal cartão postal de Natal

3 minutos para ler

Sumário

Quem vai pra Natal, não pode deixar de ir pra Praia de Ponta Negra, o lugar é incrível, ainda mais pela beleza do tão falado Morro do Careca. Mas você conhece a história por trás do famoso cartão postal de Natal que é um cenário conhecido mundialmente?

A tão famosa duna localizada na Praia de Ponta Negra quando vista de longe lembra a cabeça de um homem careca, por isso é chamada de Morro do Careca, a duna possui 107 metros de altura, e é rodeada por uma vegetação, que inclusive ainda na década de 90 era um lugar que servia como skibunda para os potiguares e turistas que visitavam Natal.

Infelizmente, nos dias de hoje não é possível subir ou descer no morro, devido os fortes ventos a areia acaba se deteriorando e por questões ambientais e com o objetivo de manter a preservação do lugar, não é permitida subir nele. Além disso, o deslocamento da areia devido o sobe e desce estava comprometendo a integridade da duna.

A decisão da proibição da circulação de pessoas na duna foi implantada pela prefeitura de Natal, que interditou o acesso ao morro, fazendo assim com que ele seja apreciado somente a distância.

Segundo os próprios natalenses, em meados dos anos 90 era muito comum subir no morro para apreciar a beleza da praia com uma vista panorâmica, sendo ideal para apreciar o pôr do sol na capital potiguar.

Pelo fato dele está fechado a visitação, é possível apreciar as laterais do morro através de passeios de barco que são oferecidos por agências de turismo que vendem passeios na orla da praia, assim é possível rodear o morro e admirá-lo a distância.

Curiosidades

1. Muita gente não sabe, mas por trás do morro do Careca fica a Praia das Tartarugas. Lugar ideal para a prática do surfe, porém devido a pouca atividade turística não é tão visitada pelos natalenses, por ser uma área militar. O ambiente é tido mais como uma apreciação natural, sem o envolvimento direto do homem com a natureza.

2. O lugar é ideal para os praticantes de surf e Kitesurf, mas pra quem gosta de tranquilidade, também pode aproveitar um mar com caiaques ou pranchas de Stand Up.

Localização

Ponta Negra, fica localizada no bairro de mesmo nome, na Zona Sul de Natal, e possui uma estrutura adequada para receber turistas dos diversos lugares do Brasil e do Mundo. Na orla você encontra restaurantes, hotéis e pousadas luxuosas. Além de um fácil acesso as diversas regiões da cidade.

Para mais curiosidades sobre passeios no Rio Grande do Norte confira nosso artigo sobre as 5 melhores praias do RN para visitar.


Jhonatan Silva EditorPor: Jhonatan Silva
Jornalista e Editor do Blog Parrachos Turismo
Especialista em uma boa gargalhada

rn
Posts relacionados

12 thoughts on “Ponta Negra: O que você precisa saber sobre o principal cartão postal de Natal

  1. Olá estou mim programando p viajar p Ponta Negra no fim de Outubro gostaria de algumas opções de passeio p 4 adultos e uma criança de 9 anos ok

    1. Olá, Lusivan. Nós realizamos os passeios de Mergulho, em Maracajaú. Iremos entrar em contato para lhe enviar as informações sobre nosso passeio.

    1. Olá, Caroline! Ficamos contentes que gostou do nosso conteúdo sobre a história do Morro do Careca. Continue acompanhando nossas matérias sobre dicas dos melhores passeios pelo Nordeste.

Deixe um comentário