facebook

Veja quais são as principais dunas do RN que você deve conhecer

4 minutos para ler

Sumário

Que tal conhecer as impressionantes dunas do Rio Grande do Norte em sua próxima viagem? Entre o mar e o sertão, as dunas são formadas por areia fina e pela ação dos ventos, resultando em morros e montanhas de diversas alturas e formatos, algumas vezes até com tonalidades diferentes.

No Rio Grande do Norte, o passeio de buggy pelas dunas é obrigatório, seja com ou sem emoção. Além de belas paisagens, criadas pela combinação das montanhas de areia com lagoas e vegetação na parte inferior, o trajeto garante adrenalina a cada descida!

Quer conferir quais são as principais dunas que não podem ficar de fora do seu roteiro? Então, continue a leitura deste post!

Como as dunas são formadas?

Embora a paisagem esteja sempre em constante mudança, a formação das dunas é lenta. Normalmente, essa paisagem surge em regiões com baixa pluviosidade, pela ação do vento, que leva os grãos finos de areia para outros locais. Por isso, as dunas são chamadas de eólicas.

Dependendo da força e da direção do vento, as dunas podem aumentar ou diminuir de tamanho, ou ainda ter seu formato alterado. Como a areia é levada de um lugar para outro e se mistura com falésias, as formações podem apresentar tons diferentes.

Na parte inferior das dunas, é comum a existência de lagoas de água doce e vegetação rasteira. Como elas funcionam como uma barreira natural ao avanço da água do mar, essas regiões acabam sendo preservadas e se transformam em cenários de incrível beleza.

Quais as principais dunas do Rio Grande do Norte?

O Rio Grande do Norte reúne diversas características que propiciam a formação das dunas, como o clima tropical, quente e com temperaturas constantes. Embora a costa leste do estado seja mais úmida, na costa norte o clima é semiárido, assim como no interior.

Confira as dunas que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Dunas do Rosado

As Dunas do Rosado ficam na cidade de Areia Branca, no extremo norte do estado, ocupando uma área de 10 km². A tonalidade rosada das areias vem da mistura do chão arenoso com os resíduos de falésias locais.

No entanto, dependendo do horário do dia, a incidência dos raios solares confere tons alaranjados, vermelhos ou amarelos às areias, criando paisagens de tirar o fôlego. Pela beleza cinematográfica do local, as Dunas do Rosado já serviram de cenário para produções artísticas, como o filme “Maria, mãe do filho de Deus” e a novela “Flor do Caribe”.

Genipabu

A apenas 25 km de distância de Natal, capital do Rio Grande do Norte, fica Genipabu, uma praia de areia branca emoldurada por altas dunas. O passeio de buggy no local inclui também as lagoas de Jacumã, Pitangui e Genipabu. Vale destacar que a entrada para o Parque das Dunas fica antes da praia. Nesse cenário, uma das atrações é o passeio de dromedário.

Dunas de Maracajaú

Em Maracajaú, além das piscinas naturais e do mergulho nos parrachos (recifes de corais), também vale a pena visitar o Parque das Dunas, uma área de 1.172 hectares, onde é possível fazer um passeio diferente, de quadriciclo, ou ainda praticar o sandboard, no Morro da Pracinha, a maior duna local.

Em meio ao sobe e desce das dunas, o turista poderá conhecer algumas lagoas de água doce e contemplar toda a beleza do local que é conhecido como o Caribe brasileiro.

Gostou de saber mais sobre as dunas do Rio Grande do Norte? Aproveite para programar a sua viagem e desfrutar de paisagens inesquecíveis!

Se quiser juntar as dunas com o paradisíaco cenário de Maracajaú, entre em contato conosco e programe o seu passeio!

rn
Posts relacionados

3 thoughts on “Veja quais são as principais dunas do RN que você deve conhecer

Deixe um comentário