facebook

Roteiro litoral norte potiguar: conheça Maracajaú, Genipabu e Gostoso!

5 minutos para ler

Sumário

Não é nenhuma novidade que o litoral do Rio Grande do Norte é riquíssimo em belezas naturais e, para quem vem visitar, pode ser difícil selecionar os principais destinos para visitar ao montar o roteiro litoral norte potiguar. Por isso, a equipe da Parrachos preparou esse post para você conhecer um pouco mais das praias de Maracajaú, Genipabu e São Miguel do Gostoso para, quem sabe, incluí-las na sua próxima viagem!

Genipabu

Localizada em Extremoz, a 25km da capital potiguar, é um local perfeito para realizar um passeio de buggy (com ou sem emoção?) que dura o dia todo, passando pelas dunas e pela praia que leva o mesmo nome. Também vale a pena conhecer as lagoas de Pitangui e Jacumã.

O Parque das Dunas de Genipabu conta com dunas móveis, já que o vento modifica os bancos de areia constantemente. Por isso, o cenário que você visitou em um ano pode ter sido alterado no ano seguinte. O local foi cenário de várias novelas, como Tieta (1989), O Clone (2003) e Flor do Caribe (2013).

Na mesma praia, você vai encontrar dromedários e talvez até se pergunte se está em um deserto. Em sua companhia, é possível realizar passeios, apoiando-se na lateral dos animais, que duram cerca de 15 minutos. Já na lagoa do Pitangui, que fica aos pés de uma duna e é cercada de quiosques e cadeiras de plástico, você encontrará caiaques e um ambiente perfeito para relaxar.

Por sua vez, ao chegar na lagoa do Jacumã, você encontrará o cenário ideal para embarcar em aventuras, como o esquibunda e o aerobunda. No primeiro, você desce a duna em uma prancha de madeira e termina o passeio deslizando pela água, enquanto no segundo você aproveita a vista “aérea” em um passeio de tirolesa, sem areia envolvida. Pronto para um pouquinho de adrenalina?

Maracajaú

Famoso Caribe brasileiro, conhecida por seus parrachos – conjuntos de recifes de corais (que agora contam com um museu!) que formam piscinas naturais a 7km da costa -, essa praia tem à sua disposição barcos, lanchas e catamarãs para realizar o principal passeio turístico da região, que é justamente a visita a essas piscinas.

Para isso, é preciso ficar atento ao nível das marés, pois só quando elas estão baixas é que é possível deslocar-se para as áreas onde os mergulhos, que podem ser feitos de snorkel, JetSub ou de forma livre, oferecem a possibilidade de visualizar cardumes de diversos peixinhos e uma grande biodiversidade marinha.

A profundidade média das piscinas naturais de Maracajaú é de 1,5m, por isso, se for acompanhado de crianças, é importante levar boias ou equipamentos para que elas possam mergulhar de forma segura, como os seabobs e os coletes salva-vida. No entanto, as piscinas naturais não são o único atributo dessa praia, que deve ser incluída no seu roteiro litoral norte potiguar: com dunas, coqueiros e uma extensa faixa de areia, não faltam opções para descansar na sombra e curtir a culinária local nos restaurantes à beira do mar.

Não podemos deixar de mencionar as praias próximas a essa pequena vila de pescadores, como Maxaranguape, que é a sede da Árvore do Amor – dois troncos que se entrelaçam e se tornam um belo local para fotos. Lá também fica o Cabo de São Roque, ponto extremo leste do Brasil, sendo a parte mais próxima do continente africano.

São Miguel do Gostoso

Emancipado no início dos anos 90 e batizado com este nome em 2000, esse cantinho viu o turismo crescer em seus últimos dez anos, principalmente devido ao aumento da prática de kitesurf e windsurf em suas praias. Esportistas do mundo inteiro vêm aproveitar os ventos deste destino de roteiro litoral norte potiguar, principalmente no segundo semestre do ano.

Apesar de não contar com tantas atrações ou infraestrutura, essa vila de pescadores oferece o local perfeito para relaxar, mas, se você procura agito, a Ponta do Santo Cristo é uma ótima opção. É a preferida de quem pratica kitesurf e windsurf, contando com uma faixa larga de areia e águas verdes e azuis com ondas moderadas.

À noite, é recomendado ficar pela Avenida dos Arrecifes, que conta com muitas opções de bares e restaurantes, além das hospedagens. Durante o Réveillon e o Carnaval, essa praia faz parte do roteiro litoral norte potiguar e é muito procurada por turistas, então evite se você não quiser encontrar movimento na região.

Não deixe de contemplar também o pôr-do-sol na praia de Tourinhos, com suas formações rochosas, e a praia de Galinhos, repleta de piscinas naturais. Aproveite para descansar, desacelerar e desfrutar da gastronomia local!

Conclusão

No post de hoje, destacamos as principais atrações que você não deve deixar de incluir no seu roteiro litoral norte potiguar, mas te convidamos a explorar também a bela cidade de Natal, com seus diversos passeios, praias e atrativos, além de conhecer o máximo possível do Rio Grande do Norte, que certamente vai te surpreender com suas belezas naturais e oportunidades para relaxar. Quer ajuda para escolher os próximos destinos do seu roteiro litoral norte potiguar? Entre em contato com a Parrachos!

Posts relacionados

Deixe um comentário