facebook

7 formas de aproveitar passeios no litoral de Natal de maneira especial

7 minutos para ler

Quem quer visitar Natal com certeza está em busca de sol, céu e praia. Na cidade, as praias urbanas são uma atração por si só, mas é nos afastando da capital e desbravando o litoral que podemos presenciar melhor as belezas e riquezas de nosso nordeste. 

Se você procura por sombra e água fresca ou aventura com muita adrenalina, os passeios no litoral de Natal serão perfeitos para as suas férias.

Se você ainda não sabe o que a costa do Rio Grande do Norte tem a oferecer, prepare seu protetor solar e acompanhe nossas dicas imperdíveis das melhores maneiras de aproveitar os passeios no litoral de Natal. 

A Natal, a cidade do sol 

Natal tem cerca de 300 dias de sol por ano, não é à toa que seu apelido é “cidade do sol”. E nesse clima tropical nada melhor que praia.

O chamado litoral de Natal estende-se, na verdade, para outros municípios, mas são classicamente divididos em praias do litoral sul e do litoral norte de acordo com sua posição em relação ao rio Potengi, que divide a capital potiguar. 

O litoral é formado por dezenas de praias, cada uma com suas características e atividades turísticas. Aqui iremos falar de 7 passeios no litoral que você precisa conhecer. 

  1. Dromedários e Buggy em Genipabu 

Iniciando pelo litoral norte, nossa primeira parada está a 30 km de Natal. A praia de Genipabu é um dos principais pontos turísticos do litoral por sua praia cercada por altas dunas. 

E nessa paisagem de tirar o fôlego os turistas podem ter duas experiências de passeios no litoral. A primeira é o passeio de dromedário. Da mesma família dos camelos, os dromedários são uma das principais atrações turísticas da praia. Você pode escolher entre apenas tirar foto com os animais ou pagar pelo passeio de cerca de 15 min pelas dunas. 

Já a próxima atividade é para quem gosta de desafios. O passeio de buggy pelas dunas e lagoas da região pode ser ainda mais eletrizante. Em todas as viagens o bugueiro irá fazer a famigerada pergunta “com emoção ou sem emoção?”, as manobras do buggy nas dunas  no passeio “com emoção” é um prato cheio para quem é viciado em adrenalina.

  1. Parrachos de Maracajaú 

Localizado a 63 km de Natal, a Praia de Maracajaú guarda um segredo em alto mar, seus parrachos. Os Parrachos são piscinas naturais formadas por recifes de corais, criando um local fantástico para relaxar e mergulhar.

Distante 7 km da costa, os Parrachos de Maracajaú são acessíveis por meio de lanchas ou catamarãs. Ao presenciar as  águas cristalinas e tranquilas dos parrachos você entenderá o porquê algumas pessoas o apelidaram de Caribe Brasileiro.

Os Parrachos de Maracajaú são mais profundos do que outras piscinas naturais, o que faz desse passeio não aconselhado para crianças pequenas. Por outro lado, sua profundidade permite o mergulho simples com snorkel ou autônomo, com cilindro de oxigênio, que deixará você maravilhado com  a diversidade de peixes e com a beleza dos corais.

Mas lembre-se, visitar os Parrachos de Maracajaú é preciso programação já que os parrachos são formados apenas durante a maré baixa. Então, consulte a tábua de maré com antecedência. 

  1.  Descanso e diversão na Lagoa de Jacumã 

Além das praias o litoral norte também possui algumas lagoas que não podem ser esquecidas na sua lista de passeios no litoral, um exemplo é a Lagoa de Jacumã. Próximo à praia de mesmo nome, a Lagoa de Jacumã oferece uma estrutura com barracas, quiosques e restaurante para quem prefere relaxar na beira da lagoa.

E para quem quer diversão, a Lagoa de Jacumã está em uma região de altas dunas, o que proporciona atividades únicas no Nordeste: o skibunda e o aerobunda. O skibunda consiste em descer uma duna íngreme em uma prancha de madeira até a lagoa, já o aerobunda é realizar a mesma descida em uma espécie de tirolesa. 

  1.  Esportes marítimos em São Miguel do Gostoso 

Mais distante da capital, cerca de 110 km, não deixe se enganar pelo cenário calmo e pacato de uma vila de pescadores. São Miguel do Gostoso. Nos últimos anos esta  praia vem recebendo muita atenção dos turistas, em principal, pelo seu réveillon exclusivíssimo com diversas celebridades.

Mas além de suas festas, São Miguel do Gostoso conta com praias tranquilas, encantadoras e, também, é um lar de aventura. Isso porque a praia é famosa pelos esportes náuticos como o kitesurfe e windsurfe. Para quem já pratica o esporte, ou quer experimentar pela primeira vez, a praia conta com escolas e instrutores profissionais. 

Para quem quer conhecer o máximo de locais em poucos dias, uma boa opção é realizar o trajeto a beira-mar com buggys e carros off road com um guia turístico. Esses passeios no litoral rendem belas paisagens, muita aventura, e paradas em rios, lagoas e praias ao longo do caminho.

  1. Golfinhos de Tabatinga

Iniciando os passeios no litoral sul, a Praia de Tabatinga, ou Barra de Tabatinga, é um espetáculo à parte. Distante 45 km da Capital, a Praia de Tabatinga é uma praia tranquila marcada pelas falésias.

Durante a maré baixa, os arrecifes formam piscinas naturais, fazendo desta praia uma ótima opção para um passeio em família. Bares e restaurantes à beira mar com típicos pratos potiguares como o camarão e caranguejo completam a experiência tropical. 

Mas a atração principal são os golfinhos. No Mirante dos Golfinhos é possível ver, além da bela vista panorâmica da praia, os golfinhos se divertindo no horizonte. E quando a maré está alta é possível observá-los mais perto da costa. Além dos golfinhos você também pode ver tartarugas-gigantes que também usam a praia como local de desova nos seus períodos de reprodução.

  1.  O dia e a noite em Pipa

A principal atração do litoral sul é com certeza é Pipa. Os 85 km de distância da capital irão passar voando. Pipa é formada por três praias principais que encantam por suas belezas naturais e estrutura para turistas.

Falésias com vistas impressionantes, mata nativa, restaurantes beira mar e até golfinhos que frequentemente surgem para nos agraciar, esse é com certeza um lugar que rende muitas fotos. 

Além da praia, Pipa também conta com uma vila charmosa cheia de lojas de todos os tipos. Mas é durante a noite que a vida em Pipa muda, a energia dos bares, restaurantes, bistrôs e festas aqui é diferente de qualquer lugar. Em pipa você irá encontrar diversão para todos os gostos, bolsos e sabores. 

  1.  Baía Formosa, o surfe e a Lagoa da Coca-Cola 

E nossa última dica de passeios no litoral é a famosa cidade de Ítalo Ferreira, a Praia de Baía Formosa justifica o título olímpico do surfista. A praia em mar aberto está a 100 km de Natal e é um vilarejo no meio de um paraíso tropical.

A beleza da praia é uma atração não apenas para os surfistas, e além das ondas, a Baía Formosa também está bem próxima da Lagoa da Coca-Cola. Também conhecida como Lagoa de Araraquara, a Lagoa da Coca-cola é chamada assim pela cor escura de suas águas devido a composição química da vegetação e solo da região, gerando uma coloração na mesma tonalidade do refrigerante.

Conclusão 

Conhecer as belezas da costa potiguar é uma experiência única. Como você pode ter visto em nossas dicas, a beleza, aventura e diversão é o que não falta nos passeios no litoral de Natal. 

Aqui trouxemos algumas das melhores formas de você apreciar o litoral de maneira especial, mas não ache que praias são a única coisa que o Rio Grande do Norte tem a oferecer, a gastronomia, as pessoas e o clima tropical irão deixar você apaixonado por este pedaço do Nordeste.

Então, prepare as malas, não esqueça do protetor solar e utilize nossas dicas e viva momentos incríveis em Natal.

rn
Posts relacionados

Deixe um comentário