facebook

Confira as melhores praias do nordeste para a família e como se planejar

8 minutos para ler

Escolhemos um assunto difícil para o post de hoje, hein? Não é novidade que o Nordeste brasileiro é rico em praias paradisíacas e destinos turísticos para explorar, desde lugares mais reservados até roteiros mais festeiros. Se você está pensando em visitar as melhores praias do nordeste para a família, esse post é perfeito para você. Confira!

#01. Alagoas

Barra Grande

Parecendo uma piscina, as águas dessa praia formam poucas ondas, tornando-se um lugar ideal para quem quer relaxar. Barra Grande é repleta de bancos de areia e piscinas naturais, além de coqueiros que se estendem por uma longa faixa de areia e que se torna cenário de um pôr-do-sol incrível.

Maragogi

É onde se encontram as Galés, famosas piscinas naturais com águas azuis morninhas e tranquilas, além das areias claras e macias com muitos coqueiros para aproveitar a sombra. Provavelmente a praia mais famosa de Maceió, costuma receber turistas o ano inteiro, sendo uma das melhores praias do nordeste para a família, cujas crianças ficam fascinadas com a vista dos peixinhos nas piscinas naturais – passeio que deve ser reservado com antecedência e sempre na maré baixa.

Pajuçara

Essa praia de águas cristalinas convida os turistas a praticarem esportes aquáticos como jet ski e caiaque. Lá, são encontradas piscinas naturais, areias macias, coqueirais e muito forró com artistas locais.

Ponta Verde

Possui águas coloridas que oscilam entre o verde e o azul, onde é possível praticar windsurf e mergulho. Essa praia também oferece piscinas naturais de onde podem ser observadas diversas espécies marinhas durante a maré baixa.

Praia de São Bento

Com águas cristalinas e agradáveis, essa praia é famosa pelos mergulhos na Croa de São Bento, onde há uma vasta formação de corais.

Praia do Francês

Uma das praias mais famosas de Maceió, é uma ótima opção para diferentes gostos: enquanto um lado do mar é mais agitado, atraindo surfistas, o outro lado possui águas tranquilas, onde é possível mergulhar e relaxar com as crianças.

#02. Bahia

Arraial D’Ajuda

Com uma ótima infraestrutura, tendo acesso facilitado a Porto Seguro e Trancoso, é uma boa sugestão para quem quer curtir a praia de dia, aproveitar os barzinhos à noite e também conhecer outras regiões próximas, como a Praia do Espelho, uma excelente alternativa para levar as crianças, com pousadas charmosas e águas tranquilas.

Caraíva

Livre de carros e com ruas de areia fina, essa praia é a escolha perfeita para quem gosta de um clima rústico, cuja população é simples e acolhedora. As praias são praticamente desertas e as crianças vão adorar o rio de água doce que vai de encontro ao mar, onde também se encontram piscinas naturais.

Itacaré

Apesar de ter um mar mais agitado, seu visual é surpreendente, principalmente nas piscinas naturais em meio aos corais e em sua vegetação bem preservada. Nessa região, composta por treze praias, também se encontram cachoeiras para quem quer se divertir em águas doces, além de trilhas para os mais aventureiros. No fim da tarde, rolam rodas de capoeira, slackline e outras atividades good vibes.

Praia do Forte

União de uma vila de pescadores com a cidade, essa praia também oferece piscinas naturais, assim como coqueiros, além de um centro com clima rústico. Nas praias aos arredores, é possível passear de buggy, além de conhecer o Projeto Tamar, que protege as tartarugas da região. Dependendo da época do ano, dá para ver o nascimento delas na praia, cujas ondas são tranquilas e de temperatura agradável, tornando a Praia do Forte uma das melhores praias do nordeste para a família. Fascinante para crianças e adultos!

#03. Ceará

Fortaleza

Parque ecológico, parque aquático, praias paradisíacas, centrinho equipado… A capital do Ceará é repleta de opções, sendo, também, uma das melhores praias no nordeste para a família.

Jericoacoara

Apesar de manter seu lado rústico, permanecendo sem asfalto ou iluminação pública, o fato de contar com um aeroporto facilita – e muito! – o acesso a essa bela praia, com águas tranquilas e areias fofas que cativam as crianças. Entre dunas, oceano, lagoas e mangues, Jericoacoara tem diversos restaurantes, pousadas, festas e lojas de artesanato.

#04. Maranhão

Lençóis Maranhenses

As lagoas de águas doces entre as dunas são um cenário de tirar o fôlego, sendo um dos mais belos e diferentes destino turísticos do nordeste. Com lagoas paradisíacas, passeio em meio às dunas e um pôr-do-sol emocionante, essa relíquia brasileira já foi cenário de muitos filmes, inclusive o dos Vingadores.

#05. Paraíba

João Pessoa

Combinando o agito de uma cidade grande com a tranquilidade de uma vida à beira-mar, sua extensa orla repleta de coqueiros oferece piscinas naturais, passeios culturais e um belo pôr-do-sol.

#06. Pernambuco

Fernando de Noronha

Um dos lugares mais lindos do Brasil e, tranquilamente, do mundo, é um investimento quando se trata de viagem, mas que certamente vale a pena. No entanto, é importante lembrar que, para entrar na ilha, são cobradas duas taxas: a de Preservação Ambiental, cobrada por dia passado na ilha, e as taxas de entrada dos Parques Nacionais.

Nessa ilha, você pode fazer passeios de barco para conhecer a região, mergulhar nas águas cristalinas para se aproximar da vida marinha ou passar os dias em praias desertas, observando as formações rochosas e a natureza bem preservada. Apesar de ser uma opção que pesa mais no bolso, Fernando de Noronha é, com certeza, uma das melhores praias do nordeste para a família.

Porto de Galinhas

Próximo a Recife, esse destino proporciona águas claras, esverdeadas, tranquilas e piscinas naturais ricas em espécies marinhas, onde é recomendado fazer snorkel para observar os peixes ou passear de jangada para aproveitar a vista. Isso sem mencionar as alternativas gastronômicas da região, onde você certamente encontrará um local para se divertir e comer bem, e as extensas faixas de areia do litoral, onde as crianças podem brincar e aproveitar a praia ao máximo.

#07. Rio Grande do Norte

Genipabu

Uma opção calma e acessível, Genipabu tem como um de seus principais atrativos seus oásis e as dunas onde é possível praticar o famoso skibunda, deslizando em uma prancha de madeira e terminando o trajeto em uma lagoa. Diversão garantida para crianças e adultos!

Praia da Pipa

Com um visual rico em falésias, essa praia é uma ótima opção para ver peixes e golfinhos, que podem frequentemente ser vistos nadando pela baía. Considerada uma das melhores praias do brasil, agrada todos os públicos, tanto os que estão em busca de badalação quanto os que querem curtir a tranquilidade à beira-mar. O centro da pequena cidade conta com vários restaurantes, pousadas e hotéis. Na mesma região, é recomendado conhecer a Praia do Madeiro e a Praia do Amor, passeando de buggy, jardineira ou barco.

São Miguel do Gostoso

Vilarejo de pescadores que recentemente se tornou um dos destinos mais badalados do Rio Grande do Norte quando se fala em Réveillon, São Miguel do Gostoso oferece grande tranquilidade durante o resto do ano: ruas sem asfaltamento, praias isoladas, vento constante, passeios de buggy e piscinas naturais. Assim, é um local incrível para praticar kitesurf e windsurf, além de ser próximo o suficiente de outras praias belas como Perobas e Maracajaú.

#08. Sergipe

Aracaju

Com ares de cidade do interior, essa capital é uma ótima escolha para quem quer frequentar praias que parecem infinitas, cercadas também por rios, mangues e lagos. Seu Centro Histórico oferece mercados públicos repletos de produtos e artesanatos, museus e ampla gastronomia, sendo, assim, parte da seleção de melhores praias do nordeste para a família, já que oferece opções para todos os gostos e idades.

Conclusão

Independente do estado que você escolher visitar, pode ter certeza de que irá encontrar várias das melhores praias do nordeste para a família. Nossa dica é pensar com carinho nas atividades que cada um gostaria de fazer, considerar o orçamento disponível e explorar o máximo possível do litoral nordestino, aproveitando tudo o que ele tem a oferecer.

Não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog, que certamente vão te ajudar a montar seu roteiro de viagem, aproveitar o final de semana em viagens curtas e a não esquecer de nada quando for arrumar a sua mala. Seja qual for a etapa, objetivo ou destino da sua viagem, conte com o suporte da Parrachos!

Posts relacionados

Deixe um comentário