facebook

O que levar para praia? Roupas e acessórios para se manter protegido

8 minutos para ler

Viajar para a praia é uma delícia, não é verdade? Embora seja uma tarefa desagradável para muitas pessoas, a gente sempre sabe o essencial para montar a mala: roupa de praia, protetor solar e chinelo de dedo. Mas além desses itens fundamentais, há várias outras coisas que você pode levar consigo para aproveitar adequadamente as suas férias, cuidando da saúde e se protegendo do sol ao mesmo tempo em que se diverte.

Para que você não precise se preocupar se esqueceu algo importante, montamos esse pequeno guia para te ajudar a lembrar daquilo que você deve levar para a praia. O primeiro passo é considerar o tipo de destino, afinal, cada praia tem clima e atrações diferentes; e, é claro, quanto tempo você vai ficar lá, calculando de forma aproximada o tamanho da mala e o número de itens necessários para a temporada. Confira!

Por que é importante montar a mala e revisá-la?

Para além de evitar gastos desnecessários, comprando itens que você já possuía em casa mas simplesmente se esqueceu de levar, o oposto também pode acontecer, ou seja, colocar roupas e acessórios em excesso que não serão utilizados e gerarão um peso desnecessário, o que pode ser um problema se você vai viajar de avião.

Além disso, se você estiver viajando para um lugar afastado ou com poucas opções de comércio, pode ser que você precise de algum item e não o encontre. Por via das dúvidas e para garantir uma viagem mais tranquila, conferir tudo o que foi separado para a viagem é um passo bastante importante das suas férias.

Planeje as atividades que pretende fazer e considere se elas demandam itens específicos para a sua realização: se você vai praticar esportes aquáticos, não pode esquecer as roupas adequadas, como as peças de neoprene, óculos, máscaras, snorkel…

De acordo com a quantidade de dias que você passará no local, os roteiros planejados, os eventos em que comparecerá e também considerando cenários adversos – previsão do tempo errada, mala extraviada – você consegue montar a mala de forma mais prática e funcional. Nessas horas, uma listinha do que levar para a praia é sempre bem vinda, né?

O que não pode faltar em uma viagem para a praia?

Para simplificar, podemos subdividir o item ‘roupas’ em três categorias: roupas de banho, roupas para o dia a dia e calçados. Para facilitar sua vida, sugerimos que as roupas de banho sejam feitas de tecidos de rápida absorção e secagem, diminuindo, assim, o tempo de espera para poder utilizá-las novamente, além de reduzir o peso. 

Para aumentar a proteção, opte por maiôs, biquínis, sungas e calções que protejam a pele da radiação solar, afinal, a tecnologia de tecidos com FPS já está disponível há algum tempo. Não se esqueça da toalha de banho – mesmo se ficar em hotel, onde ela costuma ser disponibilizada, você pode precisar de mais de uma na praia ou na piscina. Toalhas de microfibra são relativamente fáceis de encontrar e secam rapidamente, então não deixe de considerá-las para montar sua mala.

Se você pretende sair da praia e passear, as saídas de banho são uma ótima alternativa para transformar o look sem necessariamente trocar de roupa. Já para outras situações, camisetas, regatas, bermudas, saias, vestidos e shorts serão seus maiores aliados, ainda mais se seus tecidos forem leves e frescos. O mesmo se aplica para quem pratica esportes, sejam eles terrestres ou aquáticos.

Para o rosto, não esqueça de levar boné, chapéu ou viseira, além dos óculos de sol. A cabeça e a face são as áreas que mais devem ser protegidas. Já nos pés, lembre dos chinelos e sandálias confortáveis, um par de tênis para uma possível caminhada ou trilha e pelo menos dois pares de meias. Se for o caso, acrescente calçados para eventos mais elegantes, como sapatos.

Finalmente, inclua em sua mala itens para dormir, como pijamas e camisolas, além das roupas íntimas. É importante, também, sempre carregar consigo um casaco e calças compridas, pois ninguém está livre de se deparar com chuvas, ventania ou tempo frio, além das noites serem normalmente mais frescas que os dias. 

E a necessaire?

Parece ser algo que apenas mulheres usariam ou pensariam em levar para a praia, não é mesmo? Mas itens de higiene fazem parte da mala de qualquer pessoa, e separar um espaço específico para eles pode te ajudar a lembrar com mais facilidade daquilo que você precisa levar. Apesar de serem mais fáceis de encontrar se esquecidos, pois normalmente há farmácias ou lojas de conveniência próximas ou dentro das hospedagens, é sempre melhor levá-los consigo, evitando transtornos.

Não esqueça de incluir escova e pasta de dentes, desodorante, barbeador, creme de cabelo, creme de barbear, fio dental, pente, perfume, repelente, e é claro, protetor solar e um hidratante pós sol, afinal, ninguém está livre de queimaduras solares, mesmo se protegendo. Não conte com a possibilidade do hotel ou hospedagem oferecer xampu, condicionador e sabonete: por via das dúvidas, leve os seus.

Medicamentos são itens fundamentais na viagem, afinal, nem sempre algum remédio é facilmente encontrado ou pode ser comprado sem receita no local. Para minimizar as chances de problemas, alguns remédios básicos que sempre quebram um galho são analgésicos, antialérgicos, anti térmicos, antigripais, remédios para enjoo e estômago, descongestionantes, medicamentos de uso contínuo e curativos.

Bolsa de praia, precisa? 

Mal não faz, não é mesmo? Além de facilitar o transporte dos seus itens entre um local e outro, ela os protege da areia, do sol e da água, além de proporcionar uma maior economia ao não necessitar comprar certos itens na beira da praia, como óculos, comidas e bebidas de vendedores ambulantes.

A bolsa de praia também carrega a toalha, a canga, as raquetes e a bolinha para o frescobol, o protetor solar a ser reaplicado, documentos, dinheiro e demais itens que são convenientes à beira do mar, como óculos e chapéus. Se quiser, você também pode levar livros, aparelhos para ouvir música, tablets e quem sabe uma revista de palavras cruzadas!

E durante a viagem? 

Dependendo do meio de transporte a ser utilizado, você pode levar alguns itens que tornem o trajeto mais confortável, como fones de ouvido, máscaras de tapar olhos, almofada para pescoço, notebook para trabalhar, fazer reservas ou assistir filmes, etc.

Dicas extras do que levar para a praia!

Como estamos sempre conectados, carregadores e adaptadores são essenciais para evitar transtornos e problemas de comunicação. Uma garrafinha de água é sempre bem-vinda, afinal, além de proteger sua pele de fora pra dentro com o protetor solar, você precisa se manter hidratado, principalmente no calor. 

Lanches são sempre úteis, afinal, a gente nunca sabe quando bate uma fominha – depois do mar ou da piscina, parece que ela surge com mais força! Barrinhas de cereal, sanduíches e frutas são boas opções, afinal, nem sempre os alimentos comercializados na beira da praia são produzidos de forma higiênica e ninguém quer arriscar uma intoxicação alimentar, certo? Para mantê-los na temperatura ideal, é importante contar com uma bolsa térmica ou cooler.

Se você for para uma praia próxima e não ficará em um espaço que ofereça infraestrutura, levar seu próprio guarda-sol e cadeiras de praia garantirá um maior conforto à beira do mar, embora ocupem bastante espaço no carro. Se for inviável, confira se há o serviço de aluguel desses itens.

Caso tenha filhos, certamente eles gostarão de se divertir com baldinhos e brinquedos laváveis. Além disso, boias são muito importantes para aumentar a segurança dos pequenos caso entrem no mar ou nas piscinas, fora que, se forem infláveis, geralmente ocupam pouco espaço. 

Para quem gosta de se maquiar, itens que combinem com o clima mais leve, como corretivo, blush e máscara de cílios, além de algum produto para remover a maquiagem, são indispensáveis. Da mesma forma, acessórios como brincos, pulseiras, colares, anéis e relógios podem ser levados já no próprio corpo, minimizando a chance de perdê-los dentro da mala ou da bolsa.

Não se esqueça de conferir a previsão do tempo: se você der o azar de pegar chuva na temporada de praia, esteja preparado com um guarda-chuva ou uma capa, principalmente se fizer a maioria dos trajetos a pé ou simplesmente não queira ficar dentro do quarto esperando a chuva passar. 

Ufa! A lista de itens de levar para a praia parece infinita, mas fizemos questão de incluir o máximo de dicas possível para você ter a melhor experiência na sua viagem ao litoral. Além das nossas dicas, que tal conferir os roteiros da Parrachos com destinos litorâneos? Temos certeza de que você vai amar nossas sugestões, então não deixe de entrar em contato!

rn
Posts relacionados

Deixe um comentário