facebook

Viagem de final de semana: 7 dicas de como aproveitar o descanso

7 minutos para ler

Viajar, seja qual for o destino ou a duração, é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos vivenciar. Nem sempre é possível planejar aquele um mês de férias em um destino paradisíaco, mas isso não deve deixar que esses momentos de escape da rotina, como uma viagem de final de semana, sejam menos especiais, afinal, são oportunidades de vivenciar outras situações e realidades. 

Mais do que explorar um novo local ou fazer algo diferente, as sensações dessa vivência nos dão fôlego para retomar as atividades diárias com um novo olhar, com um novo ânimo. Provar novos pratos, entrar em contato com informações surpreendentes, fazer um trajeto nunca antes visto – são várias pequenas coisas que podem trazer um impacto positivo nas nossas emoções e na nossa forma de ver e viver o mundo.

No post de hoje, te contaremos várias sugestões de viagem de final de semana, com dicas para que você possa curtir esses dias em sua própria companhia ou próximo de quem ama. Depois não deixe de nos contar se gostou desse conteúdo, combinado?

Como aproveitar melhor a sua viagem de final de semana?

  1. Faça algo diferente do que está acostumado. Por mais incrível que seja planejar um roteiro e organizar todos os passeios que você quer fazer, decidir algo em cima da hora e dar espaço para as coisas acontecerem no seu ritmo também é uma experiência extremamente interessante. 

Ao invés de montar um cronograma onde mal dá tempo de respirar, experimente pegar a estrada sem um rumo específico, caminhar pelas ruas ou campos sem um destino em mente, apenas vivenciando as sensações, apreciando a vista e aproveitando a companhia, seja a sua própria ou a de outras pessoas. Por outro lado, se você quer otimizar sua viagem de final de semana….

  1. Planeje-se com antecipação. Já que o tempo é mais apertado e você tem poucos dias para curtir, algum problema de planejamento pode estragar toda a sua viagem de final de semana – por exemplo, se você ficar sem gasolina no meio da estrada, todos os planos que você tinha para aquele dia podem ser afetados. Por isso, pesquise sobre o destino, explore as avaliações de turistas em sites e plataformas de viagem, verifique a previsão do tempo e liste lugares importantes para visitar naquele local, descobrindo se possuem horário específico para visitação, dias em que não funcionam, necessidade de reserva antecipada, etc. 

Dependendo do destino escolhido, pode ser que fique mais lotado aos finais de semana, que as estradas fiquem congestionadas ou fechadas, ou que simplesmente não ofereça as atrações que você gostaria de conhecer. Dessa forma, pense bem em tudo o que gostaria de fazer e verifique a disponibilidade e o tempo necessários para isso.

  1. Desconecte-se da rotina, do trabalho e das redes sociais. Sim, é ótimo fazer registros, postar fotos e vídeos da sua viagem de final de semana nas redes sociais e compartilhar esse momento com outras pessoas. Mas para ter uma experiência verdadeiramente profunda e completa, você deve se entregar à sua viagem e, nesses casos, o celular pode ser um inimigo. 

Problemas de trabalho, questões familiares, assuntos desnecessários e preocupações que podem ser deixadas para outro momento só vão atrapalhar essa experiência que o destino escolhido te oferece. Se for impossível se desconectar totalmente, ao menos escolha um horário para ler suas mensagens, retornar as ligações e atualizar suas redes sociais, mas dê prioridade ao aqui e agora, vivendo no mundo real ao invés do virtual. 

É claro que não só podemos como devemos tirar fotos e fazer vídeos para recordar essas experiências, mas não fique dependente do seu celular para não perder o que acontece ao seu redor!

  1. Viaje com pessoas parecidas com você. Se estiver na companhia de familiares ou amigos com quem possua uma relação próxima e tranquila, maiores as chances de ter uma experiência mais satisfatória. Você definitivamente não quer ter lembranças ruins desse final de semana, não é mesmo? 

Dessa forma, escolher pessoas que curtam as mesmas atividades ou tenham a mesma disposição que você torna mais provável que concordem nos passeios e destinos escolhidos e tenham experiências mais agradáveis juntos. Aquele amigo aventureiro ou aquela amiga que topa qualquer convite podem ser ótimas companhias, afinal, se acontecer qualquer perrengue, pelo menos vocês poderão dar risadas juntos.

  1. Esteja aberto a novas possibilidades. Evite restringir seu planejamento para atividades que você está acostumado e aproveite essa oportunidade para sair da sua zona de conforto. Se você mora na cidade e gosta de se sentir confortável dentro de casa, experimente fazer uma trilha em meio à natureza. Se você só costuma viajar de carro, contrate um passeio de barco. Se você não curte muito arte, dê uma chance àquele museu que todo mundo fala bem, mas você acha que não vai gostar.

Não é sempre que temos a possibilidade de fazer algo diferente em um lugar novo, então aproveite para seguir a recomendação de alguém que já conhece o local, ainda mais se forem moradores da região. Permita-se e lembre-se, também, de não perder a paciência com imprevistos: pneu furado, vôo atrasado e comida ruim fazem parte da experiência e certamente renderão histórias para contar depois.

  1. Confira se está levando tudo o que precisa. Por mais que uma viagem de final de semana seja curta, se você for para o aeroporto sem documentos ou para o meio do mato e esquecer de levar água potável, isso pode ser um problema. Por isso, não custa nada fazer uma lista de itens necessários para que sua viagem seja o mais tranquila possível, considerando todas as temperaturas que você poderá enfrentar, levando remédios para pequenas emergências, carregadores, lanches, itens de higiene e demais coisas que você utiliza de forma cotidiana ou que podem ser convenientes durante a sua viagem de final de semana. Por outro lado, não precisa encher a mala também, né? Lembre-se de que você só ficará por dois ou três dias, por isso, leve apenas o necessário.

  2. Explore lugares próximos à sua cidade, que normalmente passariam batidos. Além de poderem se tornar uma grata surpresa, incentivar o turismo local é uma das principais formas de contribuir para a economia da região, além da grande probabilidade de ser uma viagem de final de semana mais barata, diferente e potencialmente mais interessante do que escolher lugares considerados convencionais. 

Muitas vezes, as cidades próximas da região metropolitana conservam culturas e tradições de interior, e em um curto período de dois dias é possível conhecer quase todas as atrações locais sem gastar muito dinheiro. Serra, praia, interior, mato… temos certeza de que opções não vão faltar!

Esperamos ter despertado ainda mais a vontade de viajar que existe em você e que aproveite os pequenos intervalos entre os dias úteis para renovar as energias para a semana que se inicia. Com nossas dicas, temos certeza de que você se sentirá ainda mais preparado e empolgado para explorar novos destinos turísticos e aproveitar sua viagem de final de semana. Não se esqueça de se inscrever na newsletter da Parrachos; dessa forma, você ficará por dentro de todas as novidades relativas a passeios e roteiros turísticos.

rn
Posts relacionados

Deixe um comentário