facebook

Saiba 5 melhores comidas típicas da Paraíba para você se deliciar

3 minutos para ler

É verdade que o Nordeste do Brasil é conhecido pela beleza natural, com paisagens costeiras de tirar o fôlego dos visitantes. No entanto, ao visitar a região, é preciso se aventurar, também, pela gastronomia local. Pensando nisso, este conteúdo mostra quais são as principais comidas típicas da Paraíba.

A seguir, você inicia uma viagem por cores, sabores e aromas que vão desde peixes e crustáceos, característicos da cozinha litorânea da Paraíba, até o rubacão e o cuscuz, bastante ligados à alimentação no interior do estado. Comece a leitura já!

Por que conhecer a gastronomia da Paraíba?

A Paraíba é um dos principais estados do Nordeste, com uma população de aproximadamente 4 milhões de habitantes. A região, muito associada a praias e piscinas naturais, também guarda tesouros quando o assunto é culinária. O motivo é que a cozinha paraibana é repleta de diversidade, com pratos e sabores únicos, que devem conquistar o paladar dos visitantes.

Quais são as principais comidas típicas da Paraíba?

De pratos salgados, como o arrumadinho e o cuscuz, passando por opções doces, como o munguzá, veja quais são as principais comidas paraibanas!

1. Cuscuz

O cuscuz é um prato típico da Paraíba, onde faz parte da rotina alimentar das pessoas. Preparado com milho, a iguaria tem origem africana e, na região, costuma ser servido com ovo, salsicha e carne cozida, sendo normalmente hidratado com leite.

2. Arrumadinho

Arrumadinho também é um prato bastante consumido na Paraíba, servido com porções, separadas lado a lado, de mandioca — conhecida nessa região como macaxeira —, charque, feijão-verde, farofa e vinagrete, com um toque de manteiga de garrafa para finalizar.

3. Rubacão

Prato típico da Paraíba, o rubacão é uma variação do baião-de-dois, preparado com feijão-verde, feijão-branco ou feijão-mulatinho. A diferença dessa iguaria é o toque cremoso, produzido pela base de leite, pedaços de carne e verdura, introduzidos à mistura com os grãos.

4. Peixada ao leite de coco

Representando a culinária do litoral paraibano, a peixada ao leite de coco é uma opção para se deliciar com espécies nativas de peixes (como postas de robalo, cação, garoupa, badejo, dourado e namorado) e, em alguns casos, crustáceos, os quais são cozidos em um delicioso molho à base de leite de coco, tomate e pimenta. Uma experiência única!

5. Munguzá

Para finalizar a refeição, nada como se deliciar com uma sobremesa típica da Paraíba, concorda? Por isso, a sugestão é conhecer o munguzá: um doce preparado com milho-branco ou amarelo, fervido lentamente com leite e leite de coco e finalizado com canela em pó.

Neste artigo, você conheceu as principais comidas típicas da Paraíba, um estado incrível para quem gosta de experimentar o melhor da culinária nordestina, com opções salgadas, ricas em nutrientes, e sobremesas, finalizando o menu em grande estilo. Mas, para elevar o seu paladar, vale a pena buscar os melhores restaurantes da região, começando pela capital João Pessoa e, depois, seguir até o interior.

Deu água na boca só de conhecer essas iguarias? Então, siga o roteiro gastronômico e descubra, agora, as principais comidas típicas do Rio Grande do Norte!

Posts relacionados

Deixe um comentário