facebook

O que você precisa saber para praticar o mergulho com cilindro

6 minutos para ler

Sumário

O mergulho com cilindro é uma atividade muito procurada por quem busca contemplar a vida subaquática e observar de perto espécies marinhas. E o melhor de tudo é que é possível passar por essa experiência, mesmo não sendo um mergulhador profissional.

Se você já viajou para um local litorâneo, como as belíssimas praias do Nordeste, certamente já deve ter se deparado com algum vendedor ou estabelecimento oferecendo esse tipo de serviço. Existem várias companhias de mergulho em cidades litorâneas que oferecem essa prática, fornecendo o treinamento inicial básico e alugando os equipamentos necessários.

Apesar de parecer difícil permanecer dentro da água por muito tempo, com o tempo você vai ganhando mais intimidade e começa a curtir o momento.

Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre como é o mergulho com cilindro. Está curioso para saber mais sobre essa prática? Então, acompanhe a leitura!

Como é o mergulho com cilindro?

O mergulho com cilindro pressupõe que o mergulhador use um aparelho chamado de cilindro contendo todo o estoque de gás oxigênio, de modo a oferecer ar suficiente para ficar embaixo d’água por um bom tempo. O cilindro geralmente contém uma reserva de cerca de 2.400 litros de ar comprimido e que vem com um regulador, por meio do qual o mergulhador consegue controlar a quantidade de ar que foi consumida e o volume que ainda resta no equipamento.

O mergulho requer a formação em um curso básico de mergulho, no qual são ensinadas técnicas de como respirar debaixo da água, os sinais de comunicação, como manusear os aparelhos, como se deslocar de um ponto a outro e normas de segurança. No entanto, muitas escolas oferecem o mergulho de batismo, também conhecido como mergulho guiado, que é quando um profissional acompanha o aluno durante a prática.

É necessário saber nadar?

Os praticantes não precisam saber nadar. Antes de começar a atividade, o praticante tem uma pequena aula introdutória em uma piscina, onde o instrutor vai trazer as principais informações sobre o que ele deve fazer e como ele deve se portar debaixo d’água. Inclusive, ele acompanha o praticante durante todo o mergulho para passar segurança e garantir que tudo está saindo conforme o planejado.

Quais são os cuidados necessários?

Atente para o fato de que, no mergulho com cilindro, a respiração é feita pela boca, uma vez que o tubo de respiração que está ligado ao aparelho é introduzido na boca. Além disso, é importante estar preparado para a diferença de pressão atmosférica, que poderá ocasionar uma leve dor ou incômodo nos ouvidos.

Que pessoas podem mergulhar?

As crianças a partir de 8 anos de idade têm permissão para começar a prática, podendo frequentar o curso básico infantil de mergulho. É uma maneira de fazer com que elas percam o medo de água, passem a ter consciência ambiental e entendam a importância da preservação de todos os biomas.

mergulho com cilindro
Antes do mergulho é feito um treinamento com um instrutor credenciado.

Não há um limite de idade para o mergulho, ou seja, os idosos também podem praticar a atividade, desde que tenham boa mobilidade e condições de saúde satisfatórias, devidamente comprovadas por atestado médico.

Existe alguma restrição?

O mergulho com cilindro em alto-mar não costuma ser indicado para pessoas que apresentam alguma condição especial de saúde, como epilepsia, claustrofobia, enfisema, asma e doenças agudas cardiovasculares, em decorrência da variação de pressão. Além disso, mulheres grávidas também devem evitar a submersão.

O recomendado é que, antes da prática, a pessoa reconheça a sua condição de saúde e as capacidades pulmonar e cardíaca. Geralmente, quem pratica exercícios, tem um bom condicionamento físico e alta resistência aeróbica e muscular tem mais facilidade em mergulhar com cilindro.

Quais são os equipamentos utilizados?

O mergulho requer alguns equipamentos específicos, como o cilindro de ar, roupas isolantes de neoprene para proteger de corais e temperatura, colete equilibrador, máscara, regulador, cinto de lastros e nadadeiras nos pés. Todo esse material traz a segurança necessária e garante a mobilidade do mergulhador.

É necessário ter o próprio equipamento?

Caso você esteja em uma viagem, você pode alugar o equipamento de mergulho com a agência. No entanto, se desejar se tornar um profissional na prática, será necessário investir em um material próprio e personalizado. Com o tempo, você vai se adaptando ao equipamento e notará que o seu desempenho vai ser até melhor.

Por isso, você deve avaliar quantas vezes vai mergulhar e se o investimento vai valer a pena. Afinal, você poderá não utilizar os itens com frequência, e os equipamentos parados também podem se desgastar.

Por que é importante relaxar?

Depois de ter observado o treinamento com o instrutor, respire fundo e tente se manter o mais calmo possível. Saiba que está realizando uma atividade segura e que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos. Ao ficar relaxado, você consegue respirar com mais calma e não corre o risco de soltar o bocal regulador de mergulho, o que poderia ocasionar um afogamento.

No caso de mergulhos mais elaborados, como em naufrágio ou para explorar uma caverna, o segredo é observar os movimentos dos guias e obedecer aos comandos que eles estão passando.

Quanto tempo é possível ficar debaixo d’água?

O cilindro de oxigênio (geralmente de alumínio ou aço), que fica preso a um colete equilibrador, permite saber a quantidade de ar que está sendo consumido com o passar do tempo. Para isso, basta verificar o manômetro.

De uma maneira geral, o tempo de duração do ar no cilindro varia conforme o controle respiratório do mergulhador e a profundidade das águas. Quando a pessoa está nervosa e ansiosa, por exemplo, ela fica mais ofegante e o fluxo de respiração aumenta. Sendo assim, o consumo de oxigênio é maior e mais rápido.

O mergulho com cilindro é uma maneira de se conectar com a natureza e explorar com riqueza de detalhes o fundo do mar. Você passa a ter uma consciência ecológica e vai se lembrar para sempre da experiência.

Ficou interessado em experimentar essa atividade? O Parracho Praia Clube oferece o mergulho de cilindro! Entre em contato e venha viver essa experiência inesquecível!

Posts relacionados

3 thoughts on “O que você precisa saber para praticar o mergulho com cilindro

  1. Boa tarde. Faco snorkeling , mas nunca fiz mergulho com cilindro. Gostaria de saber os dias mais propicios para Julho proximo?
    Provavelmente ficarei em Ponta Negra. Qual o valor do passeio?
    Grato,
    Roberto.

Deixe um comentário