facebook

Estuários de Pitimbu: entenda a nova aposta de turismo na região!

3 minutos para ler

É verdade que a Paraíba é um local incrível para quem quer fazer as malas e pegar a estrada. O estado é um dos mais promissores do Nordeste do Brasil e encanta viajantes de todo o mundo devido a inúmeras atrações, como praias, parrachos (barreiras de corais com piscinas naturais), passeios de barco e, claro, os belíssimos estuários de Pitimbu.

Pitimbu é um espetáculo à parte no litoral paraibano. A cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes, está na Região Metropolitana de João Pessoa e guarda um tesouro da fauna e da flora tropical, com diversos estuários que chamam a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros.

Este texto explica o que são e mostra os principais estuários dessa área. Confira!

O que é estuário?

Estuário é o nome que se dá ao espaço geográfico de transição entre o rio (como o Mucatu, o Abiaí e o Graú, na cidade paraibana de Pitimbu) e o mar.

O ambiente geralmente conta com água doce nas proximidades da cabeceira e água-marinha na desembocadura, sofrendo, também, a influência semanal das marés, que alteram a correnteza e o volume do estuário.

Quais são os principais estuários de Pitimbu?

Agora você já sabe o que é um estuário, mas a dúvida que fica é sobre os ambientes de transição fluvial e marinha em Pitimbu, certo? Listamos os principais deles a seguir!

Estuário do Rio Mucatu

A lista não poderia começar de outra maneira, uma vez que o estuário do Rio Mucatu, palco de batalhas históricas no período da Colonização do Brasil, é perfeito para os visitantes relaxarem nas águas calmas da Praia Bela.

Ao longo da desembocadura do rio, o visitante se depara, também, com restaurantes diversos, que reúnem o melhor da gastronomia e da coquetelaria do litoral sul da Paraíba.

Estuário do Rio Abiaí

O estuário do Rio Abiaí é outro ponto imperdível para quem conhece o litoral de Pitimbu. Próximo à desembocadura, o turista consegue desfrutar das águas calmas e da areia fininha do Nordeste brasileiro.

Além disso, a estuário passou por recente requalificação e oferece, atualmente, passeios de catamarã para a comunidade.

Durante a aventura, o turista contempla a beleza das margens do rio e tem uma experiência intensa no mangue, em meio a árvores retorcidas e espécies típicas de caranguejos e aves.

Estuário do Graú

O estuário do Graú é uma maravilha natural que divide Pitimbu da cidade do Conde, também no litoral sul da Paraíba.

O local, que tem longa extensão costeira, é conhecido pela areia repleta de conchinhas e pelo grandioso mangue, onde diversas espécies de animais se reproduzem em meio à natureza selvagem.

Ao caminhar pela praia próxima ao Rio Graú, é preciso ter cuidado, devido ao mar de tombo, que deixa a areia mais fofinha, com o acúmulo de resíduos trazidos até a costa pela força das marés.

Neste conteúdo, você viu quais são os principais estuários de Pitimbu, uma maravilha natural responsável pela diversidade da flora e da fauna locais.

É preciso lembrar, também, que a cidade do litoral sul da Paraíba oferece outros pontos turísticos para os visitantes, com passeios radicais e agitada vida noturna.

Gostou do texto? Então, continue aprendendo sobre pontos turísticos no Nordeste do Brasil. Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros materiais sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário