facebook

Comidas típicas da Paraíba: conheça algumas receitas incríveis!

3 minutos para ler

Nada melhor do que conhecer uma cultura a partir da culinária local. E não seria diferente com o Nordeste, região muito conhecida devido às belezas naturais, mas que guarda um verdadeiro tesouro dos aromas e combinações de produtos brasileiros. Pensando nisso, este conteúdo explica quais são as principais comidas típicas da Paraíba.

Adiante, você começa uma viagem gastronômica de dar água na boca, com opções que vão desde a tapioca até o arrumadinho, passando pelo bolo de macaxeira (mandioca) e, claro, o cuscuz nordestino. Leia agora mesmo e descubra mais sobre esse assunto!

Cuscuz nordestino

O cuscuz é um alimento à base de flocos de milho, fibras e cereal, que faz parte da cozinha nordestina e, especialmente, integra as delícias da culinária paraibana. O prato, em geral, é servido com alguma guarnição, como ovo, queijo coalho (produzido nessa região do Brasil com fermentação e coagulação), salsicha e charque (carne seca).

Tapioca

Tapioca, também chamada beiju, é um prato amplamente consumido no Nordeste e, na Paraíba, a receita à base de fécula de mandioca (goma) pode ser servida apenas com manteiga ou recheada com inúmeros insumos, desde charque até ovo, passando por coco, frango e cartola (queijo com banana caramelada).

Arrumadinho

Arrumadinho é outra iguaria imperdível para quem visita à Paraíba. A receita, com feijão-verde, macaxeira frita, farofa, vinagrete, carne e, claro, manteiga de garrafa, leva esse curioso nome devido à apresentação dos ingredientes, servidos lado a lado no prato.

Baião de dois

Para conhecer a fundo a culinária da Paraíba, é preciso degustar esta maravilha chamada baião de dois, um prato que mistura arroz e feijão-verde, dois elementos fundamentais na alimentação do nordestino. A receita leva também queijo coalho e charque. Deu água na boca, né?

Bode guisado

É verdade que guisado é uma técnica muito presente na gastronomia nordestina e consiste na fervura de carne em temperatura lenta adiciona de um caldo de legumes. Mas o prato ganha uma “carinha” paraibana quando é feito com bode, uma iguaria muito consumida no estado.

Bolo de macaxeira

Nada como finalizar o menu paraibano com uma sobremesa, certo? E a nossa primeira dica é o bolo de macaxeira, à base da farinha desse tubérculo consumido amplamente no Brasil e, em especial, na Paraíba. A iguaria é conhecida por levar também macaxeira ralada, formando uma casquinha incrível na parte de cima do doce.

Mungunzá doce

Por fim, este doce tem tudo a ver com a cozinha paraibana, em um preparo que lembra a influência dos povos indígenas e dos colonizadores portugueses. O munguzá doce, então, é servido com uma base de milho (amarelo ou branco) cozido no leite de coco e finalizado com canela em pó. Irresistível, né?

Neste conteúdo, você conheceu quais são as comidas típicas da Paraíba, um estado que tem muito a oferecer quando o assunto é gastronomia. Além disso, a região desponta entre as mais visitadas do Nordeste, devido às belezas naturais do litoral — destaque para as piscinas naturais e as praias de areia branquinha — ao sertão.

Gostou do texto? Se sim, ajude a sua comunidade a conhecer as gostosuras da cozinha paraibana. Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário