facebook

Centro histórico de João Pessoa: conheça as principais atrações!

4 minutos para ler

Sumário

O Nordeste é uma região com tantos lugares lindos e paradisíaco que fica difícil escolher um destino para viajar. A Paraíba, por exemplo, é um estado que costuma estar na rota dos visitantes e que oferece inúmeras atrações incríveis.

É claro que as primeiras atrações que vêm à mente são as praias, mas saiba que o Centro Histórico de João Pessoa é um passeio imperdível. As ruas, as construções e tudo o mais na região são repletos de histórias. Há muito o que conhecer e admirar!

Dito isso, aproveite a leitura para conhecer algumas atrações no Centro Histórico de João Pessoa!

Centro Cultural São Francisco

Esse é um centro cultural que remete ao ano de 1588, em que o Frei Melchior de Santa Catarina chegou na região para instalar uma missão franciscana. A partir disso, foi fundado o convento em 1589 e, aos poucos, outras edificações foram sendo construídas.

Com a passagem dos séculos, algumas modificações eram feitas por meio de reformas e recuperações nos prédios. Ao chegar ao Conjunto Franciscano, você conhecerá:

  • a Igreja de São Francisco;
  • o Convento de Santo Antônio,
  • a Capela da Ordem Terceira de São Francisco;
  • a Capela de São Benedito;
  • a Casa de Oração dos Terceiros (chamada de Capela Dourada);
  • o Claustro da Ordem Terceira;
  • a Galeria-museu de arte popular;
  • o Museu de Arte Sacra;
  • a Galeria de Pedra.

Praça João Pessoa

Ainda no centro histórico, é possível encontrar a Praça Presidente João Pessoa, ou Praça dos Três Poderes, como é popularmente conhecida. Nela, estão as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A Praça João Pessoa é um ótimo lugar para dar um passeio. Ela é bem arborizada, bonita e muito agradável para caminhar e admirar a arquitetura dos prédios.

Pátio de São Pedro

Um importante reduto do Centro Cultural de João Pessoa, o Pátio de São Pedro ainda é o único largo da cidade. Por lá, você encontra casas coloniais e a Catedral de São Pedro dos Clérigos, além do Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga, Museu de Arte Popular e outras atrações interessantes.

No largo, também está localizado o tradicional Hotel Globo, uma construção de 1928, conhecida por ter hospedado pessoas ilustres, como o Presidente Suassuna. O prédio também tem uma vista do Rio Sanhauá, o que acaba virando mais uma atração.

Parque Solon de Lucena

Também conhecido como Parque da Lagoa, esse é um espaço público que conta com uma grande variedade de atrações. O Parque Solon de Lucena tem playground para os pequenos, pistas de skate, uma bela lagoa, jardins e muitos outros espaços para passear.

Se você quer dar um tempo do movimento da cidade, sentar na grama ou debaixo de uma árvore para relaxar, esse é o local certo. O parque também abriga prédios ao redor que têm uma grande relevância cultural e histórica na cidade.

O Centro Histórico de João Pessoa é uma alternativa para conhecer mais sobre a Paraíba. As belezas naturais chamam atenção para o estado, mas existem muitas atrações interessantes que contam um pouco sobre a história do lugar. Não deixe de conhecer esses locais!

Você já sabia algo sobre essas atrações em João Pessoa? Compartilhe este post nas redes sociais e mostre como a Paraíba é cheia de atrações imperdíveis!

Posts relacionados

Um comentário em “Centro histórico de João Pessoa: conheça as principais atrações!

Deixe um comentário