facebook

Saiba o que existem em comum nas 5 praias mais bonitas do Brasil

7 minutos para ler

Poucas coisas combinam mais com o verão do que uma viagem para o litoral. E poder aproveitar o verão nas praias mais bonitas do Brasil é uma experiência que ficará marcada para a vida. 

Sabemos que cada um possui expectativas e preferências em relação ao que desejam numa praia. Os surfistas preferem praias de ondas altas e fortes, quem viaja com crianças optam por praias tranquilas e seguras, e para os amantes da natureza, nada melhor que uma praia longe das grandes cidades e cheia de diversidade natural. 

Mas independente do seu objetivo, a beleza de uma praia é algo que ninguém abre mão. E o que faz essas praias mais bonitas do Brasil levarem esse título? Se você quer saber mais, acompanhe nosso artigo até o fim.

As belezas de uma praia 

Para que uma praia seja considerada bonita ela precisa possuir pelo menos alguns fatores importantes como: 

  • Possuir uma estética agradável: não é apenas o esplendor da natureza que  importa. Estruturas que atrapalhem a integridade do cenário como construções sujas e destruídas, ou provocarem extensas sombras, tem capacidade de destruir qualquer paisagem.
  • Serem limpas: as praias devem possuir o mínimo de lixo e outros tipos de poluição,  e precisam ser ecologicamente saudáveis.
  • Praias com clima perfeito: no Brasil podemos nos gabar de um clima tropical que permite frequentar as praias praticamente o ano todo. Ainda assim, há algumas características indispensáveis para uma praia bonita, como: areia fina, água de temperatura agradável e sem ventos fortes.
  • Praias seguras: as praias seguras são aquelas que não possuem correntezas fortes, animais perigosos como tubarões e águas vivas.  
  • Personalidade: para uma praia ser bela também precisa de uma pitada de personalidade. Seja pela presença de uma característica natural exótica como algumas pedras famosas, lugares instagramáveis, ou por pontos turísticos que proporcionam uma vista de cartão postal. 

E essas características encontramos nestas 5 praias mais bonitas do Brasil:

  1. Praia da Baía do Sancho — Fernando de Noronha 

Não é à toa que a praia da Baía do Sancho está na lista das praias mais bonitas do Brasil e do mundo. Fernando de Noronha é um patrimônio natural da humanidade, com isso, a sua beleza praticamente intocável é de encher os olhos. 

A Praia da Baía do Sancho está cercada por rochas de origem vulcânica e cobertas de muita mata tropical. As águas cristalinas de cor turquesa completam o cenário paradisíaco da praia. 

Para chegar na praia da Baía de Sancho é preciso pegar um barco ou fazer um percurso de trilhas. A trilha envolve uma escadaria vertical que pode gerar algum desconforto, mas para poder visitar essa beleza excepcional, o esforço é recompensado. 

  1. Praia de Porto de Galinhas – Pernambuco 

Porto de Galinhas é um dos destinos mais buscados no Nordeste, e não é difícil entender o porquê. Em Porto de Galinhas você irá encontrar praias para todos os públicos. A praia de Maracaípe é perfeita para surfistas, quem viaja com a família costuma ficar na tranquila Praia do Muro Alto, e aqueles que querem reclusão total encontram a paz na Praia de Camboa. 

Mas o cartão postal de Porto de Galinhas é, com certeza, as piscinas naturais formadas  pelos arrecifes durante a maré baixa. E esta é uma das principais características da Praia da Vila, presente diversas vezes no ranking das praias mais bonitas do Brasil. 

A Praia da Vila oferece tudo, águas cristalinas, coqueiros e areia branquinha. O passeio pelas suas piscinas naturais revela a incrível vida marinha que habita nas águas azuis e calmas da praia.

  1. Arraial do Cabo — Rio de Janeiro

É difícil escolher a praia mais bela do Arraial do Cabo, todas apresentam um mar azul transparente e cenários dignos de muitas fotos. As características do Arraial do Cabo faz com que essa praia seja frequentada por animais marinhos como orcas, baleias e golfinhos. A diversidade marinha é tanta que este é considerado um dos melhores pontos de mergulho do país. 

Mas é a Praia do Farol que leva a honra nesta lista. Essa praia possui dunas de areias branquinhas e águas frias de um azul profundo, sendo inclusive eleita como uma das praias mais perfeitas do país. 

Essa praia faz parte de um território de posse da Marinha, logo seu acesso é bastante restrito, com limite de número de visitantes e tempo de permanência. Mas apesar de tudo isso, visitar a Praia do Farol vale a pena. 

O passeio para a Praia do Farol também inclui outras belíssimas praias da região, como a Prainhas do Pontal do Atalaia e a Gruta Azul

  1. Praia do Madeiro — Rio Grande do Norte 

A Praia do Madeiro localizada no Rio Grande do Norte é a combinação perfeita de uma beleza natural formidável e uma badalada cidade turística.

Dentre todas as praias da região, a Praia do Madeiro com certeza se destaca pelas suas falésias imponentes e avermelhadas. No topo do chapadão, como é popularmente chamado, é possível observar como as altas falésias que cercam a costa contrastam com a vista do mar. E para a alegria dos turistas, a Praia do Madeiro também recebe visitas ocasionais dos golfinhos que surgem no horizonte nadando nas águas azul esverdeadas da praia.

Para chegar à Praia do Madeiro é possível ir caminhando a partir das praias vizinhas durante a maré baixa, ou descer uma escadaria na encosta. Assim como outras as praias de acesso mais trabalhoso que já falamos aqui, sua beleza recompensa todo trabalho. 

  1. Jericoacoara — Ceará 

Jericoacoara é uma praia de clima rústico, mas que irá conquistar seu coração. Por estar em uma zona de proteção ambiental grandes construções são proibidas, o que faz com que esta praia tenha um ecossistema natural preservado. 

Mas não espere por praias pacatas. Jeri, como é carinhosamente chamada, possui grande influência da cultura dos turistas estrangeiros que decidiram fazer desta praia seu novo lar.  Ou seja, costumes e gastronomias internacionais com uma pitada do nordeste. Além do mais, este é um famoso point para esportes como o kitesurf e o windsurf. 

Jericoacoara já foi eleita uma das praias mais bonitas do Brasil e não é por menos. Cercado por um mar calmo encantador, com ampla extensão de areia e dunas branquinhas que tornam o pôr do sol um espetáculo à parte. Jericoacoara também conta com várias lagoas de águas transparentes próximas às praias, oferecendo um prazeroso banho de água doce. 

Conclusão

Todos nós temos nossas preferências do que procuramos em uma praia, mas não podemos negar o impacto de uma praia com belezas preservadas. A diversidade natural, mar azulado com águas transparentes e muita personalidade proveniente das dunas, falésias e rochas tornam a experiência da nossa viagem ainda melhor.

E tudo isso é o que você encontra nestas 5 praias mais bonitas do Brasil. O nosso litoral tem encantos em cada pedaço, não há como negar que nosso país foi abençoado com tamanha beleza.  

Em especial, a região Nordeste se destaca com seu clima tropical o ano inteiro. Além das belas praias, o litoral do nordeste também guarda muita diversão, como exploramos em nosso outro artigo.

Então, está na hora de você preparar a mala e se decidir qual dessas praias mais bonitas do Brasil será o destino das suas próximas férias. 

rn
Posts relacionados

Deixe um comentário