facebook

Saiba como identificar os melhores destinos para aproveitar as férias

8 minutos para ler

As férias é o momento mais esperado para muitos brasileiros. E nada melhor que poder aproveitar esse período de descanso em uma viagem nos melhores destinos que nosso país tem a oferecer. 

O Brasil está cheio de lugares fantásticos para se conhecer, e nessa ampla cartela de opções não existe um único destino perfeito. Cada pessoa irá apresentar suas próprias preferências, expectativas e necessidades quando o assunto é viagem. 

E você, ainda decidindo onde será sua próxima viagem? Para te ajudar nesta escolha, continue em nosso artigo que explicaremos como identificar os melhores destinos para suas férias. 

Está na hora de você escolher o destino das suas férias 

Viajar é muito bom. Esse é o momento de deixar de lado a vida rotineira e vivenciar novas experiências, seja para visitar a família, amigos ou conhecer novos lugares, histórias, cultura e pessoas. 

Viajar também requer compromisso e dedicação. Muitas pessoas ainda não se sentem seguras em procurar por destinos mais elaborados com o receio dos custos, da burocracia ou, ainda, por não saber se aquele local é realmente a melhor opção. 

Planejar uma viagem de  férias é uma tarefa trabalhosa mas recompensante. E o primeiro passo para uma viagem dos sonhos é se preparar com bastante antecedência. Desta forma, você terá mais tempo para escolher os melhores destinos de acordo com o período de suas férias, organizar o seu roteiro, acompanhar preços e promoções de viagem.

Pensando em te ajudar na escolha dos melhores destinos para suas férias, preparamos uma lista com os principais fatores que devem ser levados em consideração para te auxiliar nesta decisão:

  1. Objetivos e expectativas 

A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: Qual o objetivo e expectativas que espero desta viagem? 

Como mencionamos anteriormente, cada pessoa tem suas preferências em como quer passar as férias. Seu objetivo pode ser buscar novas aventuras, ou buscar por lugares para relaxar; visitar centros históricos e culturais, ou uma viagem romântica; vivenciar o luxo ou ainda uma viagem mais econômica,

Independente do seu objetivo, primeiramente é preciso elencar tudo o que você quer em uma viagem, classificando seus desejos como essenciais ou complementares. Dessa forma, será mais fácil escolher aquele destino que mais se adequa a sua realidade. 

Atualmente é muito fácil encontrar informações e opiniões de turistas sobre praticamente todos os destinos que existem. Essa pesquisa é fundamental para alinhar a sua expectativa com experiências reais e, também, pegar várias dicas de roteiros.

  1. Férias no período de alta temporada 

O período do ano é um dos fatores mais importantes a ser levado em consideração na escolha da sua viagem, assim podemos separar os melhores destinos de acordo com cada época.

A alta temporada acontece principalmente durante o verão e coincide com as festas de fim de ano e férias escolares. Em algumas situações também pode haver uma alta procura em outros momentos específicos como as férias escolares em Junho/Julho, durante o inverno, e eventos típicos de uma determinada região.

O verão aumenta a procura por cidades litorâneas, piscinas e cachoeiras. Durante esse período as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Natal estão sempre cheias de turistas aproveitando o calor com grande estilo. O Nordeste também apresenta uma alta estação durante as festas juninas, com o famoso São João de Campina Grande na Paraíba, o São João de Caruaru em Pernambuco ou o Bumba Meu Boi Maranhense atraindo turistas de todos os lugares.

A alta temporada também pode ocorrer durante os meses de inverno, como em Campos do Jordão em São Paulo. Campos do Jordão é um dos melhores destinos para quem quer ter um gostinho da Europa no Brasil já que a cidade apresenta temperaturas abaixo de zero graus, arquitetura com fortes traços europeus, gastronomia diversificada e fábricas de chocolate e cerveja. 

Outro destino bem procurado no inverno é a Serra Gaúcha, sendo uma opção perfeita para viagens românticas. Em muitas das cidades serranas ocorrem festivais de inverno, gastronômico e outras atrações que tornam uma viagem mais aconchegante. 

A alta procura também impulsiona a elevação dos preços, dessa forma, quem quer viajar na alta estação precisa estar de olho na variação no valor dos hotéis e passagens, e aproveitar promoções de pacotes de viagens.

  1. Férias em período de baixa temporada

A baixa temporada ocorre durante os meses de Março-Junho e Agosto-Novembro. De maneira geral, este período apresenta os melhores preços do ano.  

Essa temporada, geralmente, coincide com os períodos mais frios e chuvosos em algumas partes do país. Então, é interessante que você pesquise o clima na época da sua viagem. A época de chuva no Nordeste ocorre de Junho a Julho, o que pode tirar um pouco a magia do litoral. 

Viajar na baixa estação significa menor lotação e melhores descontos. Assim, esta pode ser a sua chance para conhecer praias famosas como Copacabana no Rio de Janeiro,Porto de Galinhas em Pernambuco, ou até mesmo Fernando de Noronha sem gastar muito. 

Se você está se programando para tirar férias durante os períodos da baixa estação saiba que você possui maior poder de negociação, assim, será possível encontrar melhores descontos em roteiros completos e passeios especiais. 

Mas isso também não significa comprar o primeiro pacote de viagem que aparecer. Aqui você também deve pesquisar a flutuação dos preços e os eventos locais da região. Certas festividades, shows e atrações culturais e esportivas tendem a aumentar o valor das viagens. 

  1. Viagens com crianças 

Muitas pessoas acreditam que planejar uma viagem com criança é praticamente impossível quando, na verdade, o segredo está na organização e na pesquisa de destinos seguros e divertidos para os pequenos e toda a família. 

Viajar para o litoral é, com certeza, um dos melhores destinos para alegrar a criançada. Mas quem vai levar crianças à praia deve estar atento a algumas questões. 

A primeira coisa que se deve prestar atenção é no tipo de praia a ser visitada.  Praias de mar aberto costumam apresentar ondas altas e correntes fortes. Então, confira antecipadamente se a praia é calma.

Preferencialmente, busque praias com recifes que quebram as fortes ondas e ainda formam “piscinas” rasas, tranquilas e seguras para as crianças.  Algumas praias boas para o banho e de bela paisagem são a Praia dos Carneiros em Pernambuco e a Praia de Maracajaú no Rio Grande do Norte.

Verifique se seu destino também oferece uma boa estrutura, como restaurantes/quiosques com alimentação confiável, lazer sem risco e hotéis em regiões seguras. Se você for viajar em períodos de alta procura não é incomum que as crianças se percam dos seus responsáveis em locais lotados, para evitar esse transtorno, invista em pulserinhas infantis com a identificação da criança e contato em caso de emergência. 

  1. Viagem de Aventura 

Se você é do tipo que quer tirar férias para se aventurar e desbravar as belezas do Brasil, o centro do país guarda os melhores destinos para quem ama adrenalina. O ecoturismo vem se tornando cada vez mais forte, o que é de se esperar com o tamanho da diversidade que temos em nossa terra. 

Dos melhores destinos, a Chapada Diamantina na Bahia encanta com suas cachoeiras, montanhas, cavernas e poços com água cristalina. E claro, não podemos deixar de falar da região Norte e da floresta amazônica, seus parques ecológicos, os passeios em rios e cachoeiras grandiosas. Para quem gosta de extremo, a expedição ao Monte Roraima é um exercício de resistência e resiliência. 

Aqui a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Então é essencial contratar serviços de viagem ou passeios em empresas especializadas que estão aptas a oferecer todo o suporte necessário. E se você nunca participou de viagens deste tipo não se preocupe, há destinos tanto para os mais experientes e preparados turistas, quanto para os iniciantes e, até mesmo, crianças. 

Conclusão 

Viajar para conhecer os melhores destinos do país pode ser a aventura das suas próximas férias. E para que você possa realizar esse sonho, nós trouxemos algumas dicas de como identificar os destinos ideais para você.

O próximo passo agora é botar a mão na massa e começar a criar o seu cronograma. Pesquise por destinos de acordo com o período de suas férias, viagens durante a alta estação podem ser econômicas quando planejadas com antecedência. Se você quer aproveitar as férias escolares há diversos destinos seguros e divertidos para as crianças.

Por fim, esperamos ter te ajudado na escolha das suas próximas férias. E se você também procura por melhores destinos para uma viagem de fim de semana, não deixe de conferir nosso assunto. 

Posts relacionados

Deixe um comentário