facebook

Mergulho de Snorkel: saiba como funciona e como melhorar a sua experiência de viagem!

5 minutos para ler

Não faltam lugares no Brasil, especialmente no Nordeste, para praticar um mergulho de snorkel e explorar a biodiversidade marinha. Indicado em diversos posts aqui do blog, essa experiência não exige técnica ou conhecimento prévio, apenas um pequeno valor para alugar os materiais, caso não os possua, e vontade de conhecer o que existe debaixo d’água. No texto de hoje, te contamos como funciona um mergulho de snorkel e alguns lugares onde você pode realizá-lo. Vamos lá?

O que é o mergulho de snorkel?

Também conhecido pelo termo em inglês snorkeling, nada mais é do que uma alternativa de mergulho livre, onde é utilizado um acessório que consiste num tubo ligado a uma máscara de mergulho. Com ele, se torna possível enxergar abaixo d’água e respirar através do tubo, desde que ficando próximo da superfície. Mas não se empolgue, você não vai atingir grandes profundidades com esse equipamento, já que sua intenção é apenas permitir que o rosto fique submerso.

Dessa forma, além de contar com uma máscara feita de bom material, com boa visibilidade, você só precisa manter o snorkel na boca para respirar normalmente, cuidando para não deixar a água entrar no tubo. Se isso acontecer, no entanto, sem problemas! É só soprar o líquido para fora. Por esse motivo, você pode optar por um snorkel com válvula, contando com um sistema de drenagem da água que elimina líquidos no interior da peça.

Para ter uma experiência completa, as nadadeiras são um elemento extra altamente recomendado, já que elas auxiliam a nadar mais rápido, a cansar menos as pernas e também evitam que os peixes e outros animais marinhos se afastem com o movimento e o barulho dos pés descalços batendo na água.

Onde praticar o mergulho de snorkel?

A resposta mais simples seria em qualquer lugar, até mesmo em piscinas dentro de casa. Mas como o propósito principal é explorar a vida marinha, tudo o que você precisa são as águas rasas – já que, como vimos, você não pode ficar profundamente submerso por não conseguir respirar.

Dessa forma, uma ótima sugestão é mergulhar em alto-mar, ainda mais quando há várias espécies e cardumes coloridos para explorar ao redor. No entanto, fique atento às correntezas, aos barcos e jet skis e permaneça próximo de alguma embarcação. Você pode, também, usar colete salva-vidas ou também o seabob, uma espécie de jet ski que desliza na água e facilita o deslocamento, sem exigir esforço do piloto, que também não precisa saber nadar para manobrar o aparelho.

Se houverem piscinas naturais na região, onde as águas são tranquilas e normalmente rasas, aproveite para explorar os recifes de corais, cardumes de peixinhos e outros animais que possa encontrar pelo caminho. Todavia, respeite a natureza e evite tocar nas plantas e animais, evitando acidentes, machucados e até mesmo reações alérgicas ou mordidas.

É perigoso mergulhar de snorkel?

É indicado que, apesar de ser uma prática relativamente segura, o mergulho de snorkel seja realizado com conhecimento técnico, ou seja, se possível, realize-o acompanhado de um instrutor. Além disso, é fundamental ficar atento ao tempo e à maré, observando a possibilidade de realizar o mergulho de forma cuidadosa.

O mergulho de snorkel é uma atividade barata e segura para ser realizada nas praias ou também rios e lagoas. Ela acaba ajudando a controlar a respiração, já que é preciso respirar e inspirar de forma específica, e permite que você interaja com a natureza que dificilmente é vista em sua rotina.

Por outro lado, o mergulho de snorkel não é a melhor alternativa quando se quer realmente conhecer de perto a vida marinha, já que você fica restrito à superfície d’água devido ao curto comprimento do tubo de respiração. Além disso, as ondas das praias podem atrapalhar o momento de relaxamento, fazendo com que a água do mar entre no tubo ou até mesmo movimentando seu corpo em uma direção que você não deseja ir.

Nesse caso, é indicado que você pratique o mergulho autônomo, através do qual é possível ficar completamente submerso com o uso do equipamento Scuba. Assim, torna-se possível conhecer o fundo do mar de forma mais prática, direta e, literalmente, aprofundada.

Gostei! Onde posso contratar esse serviço?

É muito comum que você encontre instrutores nas areias da praia ou material disponível para aluguel em hotéis, pousadas e resorts. Se costuma viajar pelo litoral e gosta de explorar as praias que visita, talvez seja até interessante ter o seu próprio equipamento!

Se estiver visitando o Rio Grande do Norte ou a Paraíba, saiba que a Parrachos Turismo terá o maior prazer em te dar todo o suporte para que você realize seu mergulho de snorkel com tranquilidade. Entre em contato com nossa equipe para que possamos te ajudar a tornar suas férias ainda mais inesquecíveis!

Posts relacionados

Deixe um comentário