facebook

Confira os 20 lugares de praia para viajar e renovar as suas energias

11 minutos para ler

Sumário

Nós, brasileiros, podemos nos considerar bastante sortudos quando a questão é destinos turísticos. Em nosso país, há opções para todos os gostos: praias paradisíacas, serras e cenários montanhosos, metrópoles com centenas de atrações, florestas, rios e campos para explorar. É fácil encontrar algo que se encaixe no seu gosto e no seu tipo de viagem, não é mesmo?

No post de hoje, te contaremos sobre lugares de praia para viajar sozinho ou acompanhado, dos amigos ou da família. Há centenas de opções para você explorar dentro e fora do país, e reunimos apenas algumas das infinitas possibilidades de curtir a areia, o mar e os cenários relaxantes do litoral. Separe o protetor solar, a roupa de banho e a toalha e continue a leitura com a gente!

Dentro do Brasil

Com mais de 7.000 quilômetros de costa marítima, não é difícil encontrar opções mais badaladas ou mais tranquilas ao longo do litoral brasileiro. Há pelo menos 12 estados onde você vai, certamente, gostar de muitas das possibilidades de lugares de praia para viajar: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e até o Rio Grande do Sul, mais conhecido pelos seus cenários serranos. Confira!

Maranhão

Apesar de contar com diversas praias, o ponto turístico mais famoso desse estado são os Lençóis Maranhenses. Nesse parque nacional, cenário de diversos filmes brasileiros e internacionais, as dunas de areias fofas e as diversas piscinas naturais com águas claras e esverdeadas são o local perfeito para assistir a um belo pôr-do-sol. Os turistas costumam realizar passeios em caminhonetes 4×4 e, apesar de ser um destino predominantemente de lagoas de águas doces, é possível realizar vários roteiros turísticos na região, aproveitando as praias de águas salgadas também.

Ceará

Canoa Quebrada, Jericoacoara e a Praia do Futuro são apenas alguns dos lugares de praia para viajar mais incríveis da região próxima de Fortaleza. Águas cristalinas, falésias, mirantes, esportes radicais, passeios de buggy, gente bonita…. São diversas as opções de entretenimento – em algumas praias com mais infraestrutura, como a Praia do Futuro, outras com menos, como as duas primeiras.

Rio Grande do Norte

Berço do blog e do Parrachos Praia Clube, nosso estado é repleto de opções para quem quer desfrutar de bons momentos à beira da praia ou explorar as diversas piscinas naturais da região. Nossas principais sugestões são a Praia de Pipa, Genipabu e Maracajaú, onde você encontrará os parrachos, tão famosos recifes de corais onde pode mergulhar e conhecer mais profundamente a biodiversidade marinha.

Paraíba

Pitimbu, Coqueirinho, Cabo Branco, Tambaú, Bessa… Praias movimentadas, faixas de areia generosas e fofinhas, águas calmas e morninhas, recifes de corais, esportes aquáticos… Tem de tudo um pouco nesse estado litorâneo! Te convidamos a conferir nosso post de 5 das melhores piscinas naturais da Paraíba para conhecer alguns dos pontos mais especiais dessa região.

Pernambuco

A mais famosa praia de Pernambuco é a praia de Boa Viagem, cercada de prédios luxuosos, próxima de bares e quiosques, bem-equipada no quesito infraestrutura. Mas não podemos deixar de mencionar a também famosa Porto de Galinhas, contornadas por coqueiros e águas azuis, lembrando muito o Caribe, sendo um destino ideal para adultos, crianças, turistas baladeiros e até pra quem procura sossego. Falando em Caribe, não podemos esquecer de Fernando de Noronha, não é mesmo?

Alagoas

Maragogi, na divisa com o estado acima, também lembra muito a região do caribe, contando com piscinas naturais e uma Costa dos Corais, principalmente na Praia do Antunes. Por esse motivo, costuma estar bastante cheia, principalmente na alta temporada. São Miguel dos Milagres, a 1h40 de Maceió, é uma ótima alternativa para quem quer fugir do movimento de Maragogi, sendo bem mais tranquila que a vizinhança. A Praia do Gunga, com seus coqueiros, mirantes e passeios de buggy também é uma excelente sugestão.

Sergipe

Oferecendo areias finas, águas rasas e mornas, muitas dunas e coqueiros, esse estado tem praias como a do Atalaia, onde você vai encontrar a Passarela do Caranguejo, bastante movimento, espaço apropriado para a prática de esportes e atrações culturais; a praia das Dunas, que, como o nome já diz, conta com grandes bancos de areia em um cenário paradisíaco; e a praia de Pirambu, com cachoeiras, dunas, rios, lagoas, mato e muito contato com a natureza, perfeito para quem tem o perfil mais aventureiro.

Bahia

Apesar de ser um destino conhecido pelo badalo de sua vida noturna – e diurna também – , na Bahia você vai encontrar belos lugares de praia para viajar e explorar para além do Centro Histórico. Dentre elas, vale a pena mencionar Itacaré, com faixas litorâneas praticamente intocadas; Arraial d’Ajuda, com belas falésias coloridas e a famosa Lagoa Azul, na praia de Taípe; e Caraíva, uma vila rústica com acesso limitado à energia elétrica, com pouca infraestrutura turística mas rica em natureza e beleza.

Espírito Santo

No Espírito Santo também é possível encontrar a Praia das Falésias, também conhecida como Praia da Boa Vista. O mar não é muito calmo, tornando o banho de mar desaconselhável, mas o visual cinematográfico vale o esforço. Guarapari, provavelmente um dos destinos capixabas mais conhecidos, tem 52 praias que se tornam muito concorridas no verão. Uma delas é a Praia dos Padres, onde é possível relaxar à sombra das castanheiras, em frente a um mar mais tranquilo.

Rio de Janeiro

Apesar desse cartão postal brasileiro ser autoexplicativo, há outros lugares de praia para viajar e conhecer no estado carioca. Além da clássica praia do Arpoador, um dos lugares mais importantes na história brasileira do surfe, e da praia de Ipanema, eternizada nas mentes e corações do mundo todo através da música de Tom Jobim e Vinícius de Morais, há uma praia de nudismo, sabia? Na praia de Abricó o naturismo é permitido!

Não podemos deixar de mencionar as praias de Búzios, Cabo Frio, Paraty, Angra dos Reis e Arraial do Cabo, destinos imperdíveis para quem quer garantir boas fotos e cenários de tirar o fôlego.

Santa Catarina

Se você quer curtir a vibe de uma metrópole, não deixe de visitar Balneário Camboriú. Com semelhanças com Miami, essa praia une esportes, vida noturna, gastronomia e, é claro, areia e mar. Agora, se você busca apreciar a paisagem, nossas sugestões são conhecer o Farol de Santa Marta, a Praia de Ibiraquera, a famosa Praia do Rosa – ponto de encontro de surfistas do país inteiro e, logo em seguida, a praia da Ferrugem.

Não menos importante são a praia do Siriú, a Guarda do Embaú, a Ilha do Campeche… Não faltam opções de se aproximar da natureza, praticar esportes na praia e curtir o clima típico que Santa Catarina proporciona.

Rio Grande do Sul

Apesar de não ser famoso por seus lugares de praia para viajar, esse estado possui algumas opções interessantes para o veraneio, como a Praia de Torres, com área de dunas, extensa faixa de areia, penhascos e falésias; a praia de Capão da Canoa, ao lado de Atlântida e Xangri-lá, que costumam ser o ponto de encontro dos jovens e que oferecem várias atrações para curtir de dia e à noite; e a praia de Tramandaí, uma das mais importantes do estado do Rio Grande do Sul, que conta com uma grande plataforma de pesca e um parque eólico em suas redondezas.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a praia do Cassino, considerada a maior praia do mundo com seus 200km de extensão, sendo também o balneário mais antigo do Brasil.

No exterior

Se já era difícil escolher lugares de praia para viajar dentro do Brasil, fora fica ainda mais complicado, não é mesmo? Reunimos, aqui, alguns dos principais destinos turísticos mundiais para que você tenha ainda mais opções para aproveitar suas férias:

Bora Bora

Sabe aqueles planos de fundo paradisíacos do seu computador? Há grandes chances de alguma daquelas belas praias ser uma imagem de Bora Bora, uma pequena ilha na Polinésia Francesa, próxima ao Taiti. Com águas azul-turquesa e recifes de corais, é um excelente destino para mergulho e também para relaxar em palafitas mais simples e em resorts de luxo.

Austrália

Paraíso dos surfistas, esse país oferece incontáveis praias cristalinas e bancos de areia, bem como diversos parques e opções para a prática de esportes. Com um clima relativamente parecido com o brasileiro, é difícil não se apaixonar pelo país dos cangurus!

México

Mais pertinho para nós, esse país oferece lugares de praia para viajar incríveis como Tulum, Cancun e Acapulco. A primeira praia, por exemplo, possui ruínas e penhascos que levam a águas turquesa e areias finas, sendo bastante conhecida pelos seus famosos cenotes, onde é possível mergulhar e tirar fotos incríveis.

Tailândia

Esse tesouro do sudeste asiático abriga a ilha de Koh Phi Phi, com águas calmas, penhascos, muita natureza e paisagens impressionantes, além de ilhas verticais de granito. Se decidir visitar a região, vale a pena estender a viagem para outros países próximos igualmente surpreendentes, como Indonésia, Camboja, Vietnã…

Maldivas

Formado por mais de mil ilhas, o arquipélago das Maldivas fica no Oceano Índico, oferecendo alguns dos melhores lugares de praia para viajar do mundo para mergulhar e também relaxar em bangalôs de luxo, que se localizam, na maior parte das vezes, dentro da água. Não é à toa que se torna um destino popular em luas-de-mel – o cenário é realmente apaixonante!

Estados Unidos

As famosas praias da Califórnia, da Flórida e principalmente do Havaí são boas opções para quem quer aproveitar as férias, pois também incluem várias atividades, atrações culturais e regiões próximas para explorar. No Havaí, mais especificamente, podemos encontrar arquipélagos, vulcões, paisagens dignas de cartão postal e um mar adequado para surfistas, experientes ou iniciantes. Já as duas primeiras opções costumam ser destinos ideais para jovens, dada a variada oferta de bares, restaurantes, festas, etc.

Cuba

Localizado na região do Caribe, o litoral cubano é deslumbrante, com clima agradável, cultura rica, bons drinks e algumas das melhores praias do mundo, com diferentes tons de azul. Em algumas delas, as areias são tão brancas que parecem açúcar! Além disso, você pode encontrar flamingos à beira do mar, o que favorecem fotos dignas de Instagram.

Colômbia

Aqui pertinho do nosso Brasil, esse país latino, além de possuir um povo hospitaleiro, abriga as cidades de Cartagena e San Andrés, que são o lar de algumas praias mais bonitas da América do Sul – isso sem falar no fato de que são uma opção mais em conta quando comparadas com aos demais lugares de praia para viajar na região caribenha. Não menos importante, se quiser curtir a cidade, não faltarão opções gastronômicas e de entretenimento, dada a riqueza cultural desse país.

De malas prontas?

Indonésia, Costa Rica, França, Nova Zelândia… Poderíamos passar horas listando destinos turísticos incríveis que valem a pena ser visitados quando falamos de lugares de praia para viajar! Esperamos que esse post tenha oferecido algumas sugestões e informações relevantes para você escolher a sua próxima viagem. Não se esqueça: se tiver dúvidas ou precisar de suporte para organizar sua viagem ao Rio Grande do Norte, a equipe da Parrachos está à disposição!

Posts relacionados

Deixe um comentário