facebook

Auto do Potengi é a nova sensação do Turismo Potiguar

4 minutos para ler

Sumário

Quando o assunto é turismo, sem dúvidas o estado do Rio Grande do Norte é um dos maiores do país. O estado que já tem vários atrativos naturais devido a grande quantidade de praias e dunas na região. Conta agora com o Auto do Potengi, um atrativo dentro de Natal.

Agora os amantes de viagens e cultura contam com um teatro musical dentro de um Catamarã de dois andares, com serviços de bar a bordo e que promove uma grande contemplação do Rio Potengi.

Além disso, o passeio conta com uma apresentação de forma lúdica da história da capital potiguar, relembrando artistas locais com grandes sucessos como Avenida 10 de Babal, Linda Baby de Pedro Mendes e Redinha de Tico da Costa. Outra curiosidade é que o barco passa por monumentos históricos como o Forte dos Reis Magos, o Museu da Rampa, e a pedra do Rosário.

Um grande atrativo é a contemplação de um belíssimo pôr do sol, um entardecer que deixa o passeio ainda mais belo.

O passeio tem como ponto de partida a praia da Redinha, localizada na zona norte de Natal. O catamarã fica posicionado próximo a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Com saídas às quintas e sábados, às 16h da tarde.

Para realizar o passeio é necessário fazer uma reserva antecipada pelo site ou através da Central de atendimento pelo WhatsApp.

Conhecendo os personagens do Auto do Potengi

Maria Tapioca

Nascida no encontro do rio com o mar, embalada pela marola que surge deste encontro, Maria Tapioca é a representação da mulher forte que cata caranguejo no mangue e pesca a ginga para fritar e comer com tapioca. Sua origem remonta à formação de um povo pré colonial, povo originário que narra toda a saga de ocupação da nossa terra.

 Traz na bagagem a sabedoria das nossas mães e avós, repreende seus filhos quando necessário, com a disciplina e afeto que só as mães conhecem. Tem a poesia na veia, sabe ler os sinais da natureza e reconhece que a força de sua gente vem da riqueza natural que margeia o grande Potengi. 

Maria Tapioca é o espírito ancestral registrado no DNA da cada um que nasce sob o signo solar desta esquina de continente. Mulher destemida e alegre que nos conduz a uma viagem pelas histórias da nossa cidade Natal.

Maria Tapioca
Jhay Figueiredo interpretando Maria Tapioca no Auto do Potengi.

Zé da Ginga 

O homem simples, ribeirinho, que celebra a vida com alegria e entusiasmo, este é Zé da Ginga, personagem inspirado nos pescadores da praia da Redinha que tem no rio Potengi e na boca da barra o seu sustento. 

Um ser mítico e atemporal, banhado nos costumes e tradições da vida do homem potiguar, ele representa a força de um povo que acorda cedo todos os dias com coragem e resiliência diante dos obstáculos, não perde a esperança de uma vida melhor e cheia de fartura. Acredita na capacidade do trabalho coletivo, sabe que o povo unido se fortalece e fortalecido se orgulha das suas origens. 

Zé da Ginga é aquela figura que, um dia, todo mundo conhece, aquele senhor que vive nas ruas, o conhecido do bairro contador de histórias, o animador das reuniões familiares, enfim, um ser carismático que alegra nossos dias e nos deixa com vontade de tomar uma xícara de café com tapioca.

Ze da Ginga
Denis Nascimento interpretando Zé da Ginga.

Chico Pitú

Criado no bairro do Alecrim, Chico Pitú é um sujeito esperto que acompanha os dois seres míticos do nosso barco. Amigo fiel, companheiro de todas as horas, representa a identidade do natalense e suas características mais marcantes, a hospitalidade e sinceridade. 

Chico é o Sancho Pança dessa aventura fluvial que nos faz mergulhar nas muitas histórias que o rio nos conta, ele é o que faz a ligação entre o público e os outros personagens, faz os comentários e alinhava o enredo com descontração e alegria, é o seresteiro que nos embala com música toda a narrativa do nosso Auto do Potengi.

Chico Pitu
Igor Traço interpretando Chico Pitú.

Agora que você já conhece o Auto do Potengi compartilha esse conteúdo com os seus amigos para que eles também saibam qual passeio fazer quando estiverem organizando uma viagem para Natal.

Jhonatan Silva Editor

Por: Jhonatan Silva
Jornalista e Editor do Blog Parrachos Turismo
Especialista em uma boa gargalhada

rn
Posts relacionados

Deixe um comentário